Até o final de junho de 2021, a Bahia registrou 602 mil famílias endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (CNC). O levantamento ainda indica que 33,2% possuem contas em atraso. Diante desta situação, a fintech brasileira Parça juntou algumas soluções em um único totem de autoatendimento para ajudar a população da Bahia a ficar em dia com os boletos.
Ao utilizar um dos terminais Parça, é possível realizar pagamentos e parcelamentos de contas e boletos em até 12x no cartão de crédito em apenas alguns segundos. Segundo o diretor executivo da empresa, Antônio Brizoti Junior, o totem é uma inovação disruptiva que serve como alternativa às casas lotéricas e agências bancárias.
“Com o Parça, não existem filas. Por isso, o tempo que o usuário leva para resolver as contas é muito menor. E como os terminais são intuitivos, ele não depende de terceiros durante a utilização”, explica Brizoti Junior.
O Parça possui dois totens em Porto Seguro. “Durante o primeiro mês de operação, foram realizadas cerca de 1.800 transações nos terminais. Depois que investimos na divulgação via rede sociais, sentimos que a curiosidade da população fez com que alcançássemos mais adeptos ao totem e entendemos que a facilidade de utilização é responsável por isso”, explica Marivaldo Junior, franqueado responsável por trazer a novidade à cidade. O Parça está à disposição para ampliar a atuação nos demais municípios na Bahia.
No total, oParça conta com 180 totens espalhados e em instalação por 20 estados brasileiros e, além do parcelamento e pagamento de contas e boletos, também existem outras facilidades nos totens, como quitação de taxas e tributos, solicitação de crédito pessoal, recarga de celular, consulta veicular, de CPF e de CNPJ.
Modelo de Franquia
O Parça opera no formato de franquia e aposta em um mercado tecnológico em ascensão. Segundo estudo realizado pela empresa de consultoria e pesquisa de tecnologia Technavio, o mercado global de estações de autoatendimento deve movimentar U$20 bilhões até 2022.
O franqueado Parça é responsável por realizar o desenvolvimento comercial na cidade e região, prestar toda a assistência que o totem exige, como troca da bobina da impressora, higienização do terminal e atendimento ao cliente.
“O franqueado tem um papel vital na expansão de nossos serviços. Ele não precisa ter um perfil vendedor, ele precisa ter um bom relacionamento onde atua, entender qual a necessidade da cidade onde está e levar soluções. Essa é a essência do Parça: facilitar a vida das pessoas”, finaliza Brizoti.