A Cristal Pigmentos do Brasil informou hoje, através de fato relevante, que sua controladora indireta, a Saudi Arabia’s National Industrialization (Tasnee), vendeu os negócios de dióxido de titânio (TiO2) da companhia para o grupo norte-americano Tronox. A Cristal conta com sete fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo uma na Bahia (antiga Tibrás), duas nos Estados Unidos e as demais na Inglaterra, França, Arábia Saudita e Austrália. A Saudi irá receber US$ 1,67 bilhão, além de 24% de participação acionária na união das duas companhias.
Após o fechamento da transação, que está sujeito à obtenção de autorizações governamentais e regulatórias, os atuais acionistas da Tronox passarão a deter 76% da nova sociedade, enquanto os atuais acionistas da Cristal ficarão com os outros 24%. O fechamento do acordo deverá ocorrer antes do primeiro trimestre de 2018. “Temos o prazer de anunciar a combinação altamente sinérgica das empresas Tronox e Cristal, que trará um valor significativo para nossos acionistas, nossos clientes e nossos funcionários “, disse Tom Casey, CEO do grupo americano.
O transação criará a maior companhia de TiO2 do mundo, com base nas vendas de produtos químicos de titânio e na capacidade nominal. A Tronox opera três plantas de pigmentos de TiO2, nos Estados Unidos, Holanda e Austrália, além de operar minas na África do Sul e na Austrália. Possui ainda um centro de pesquisa e desenvolvimento e opera uma divisão de eletrólitos e especialidades químicas nos Estados Unidos. O grupo conta com aproximadamente 3.400 funcionários em todo o mundo.
Bahia
A fábrica brasileira da Cristal está localizada no Km 20 da Estrada do Coco (BA 099), Camaçari, próximo à localidade de Arembepe. Ocupa uma área de 837 hectares e é a única fábrica com produção integral do pigmento em toda a América Latina. Produz pigmento de dióxido de Titânio pelo processo sulfato, no qual utiliza ácido sulfúrico para extrair o TiO2 do mineral de titânio (ilmenita). O pigmento bruto é então transformado em produto final com características de performance específicas para cada aplicação. Essa transformação é feita através de um processo que envolve tratamento de superfície com vários produtos químicos e combinações de moagem e micronização. O sistema de qualidade da fábrica é certificado pela ISO 9001.