O volume das atividades turísticas na Bahia, no acumulado do ano de 2022, expandiu 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, após avançar 47% em 2021, na mesma base de comparação. Esse resultado é a segunda maior variação já registrada em toda série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação, e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 29%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e compõem o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, divulgado trimestralmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da secretaria do Planejamento, em parceria com Secretaria do Turismo, a partir de diversas fontes de dados.
Entre as informações de destaque no boletim, o consumo ativo faturado (kWh) de energia elétrica nas Atividades Características do Turismo (ACTs) na Bahia cresceu 1,6% no ano de 2022 contra 2021, puxado, principalmente, pelo excelente desempenho em outros alojamentos não especificados anteriormente (83%).
Seguindo a mesma análise, mais de 8,7 milhões de passageiros (de voos doméstico e internacional) passaram nos principais aeroportos da Bahia (Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista) no ano de 2022. O fluxo expandiu 21,7% contra 2021, o que representa um aumento de mais de 1,6 milhão de passageiros. Esse comportamento foi resultado da aceleração observada tanto nos embarques (22%) quanto nos desembarques (21%). É importante destacar que todos os aeroportos mancaram expansão.
Veículos
Em 2022, aproximadamente 71 milhões de veículos passaram nos pedágios das rodovias da Bahia. Em relação a 2021, cerca de 1,1 milhão de veículos a mais passaram nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia, o que representa uma ampliação de 1,5%, impulsionado pela ampliação observada em duas das três concessionárias.
A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aproximadamente R$ 3,2 bilhões nas ACTs no ano de 2022, com queda nominal de 49% em relação ao ano de 2021, puxado principalmente, pelas reduções nas atividades de Transporte por navegação de travessia intermunicipal, interestadual e internacional (-99%).
A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 59% no ano de 2022, resultado superior àquele observado no ano anterior (48%). Esse resultado é superior 10,5 p.p em relação ao ano de 2021, um reflexo da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana.
Perto de 64 mil veículos passaram a mais pelo Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, no ano de 2022, isso representa uma expansão de 8% em relação ao ano de 2021. Pelo mesmo sistema, passaram quase 727 mil passageiros a mais, com expansão de 17%, na mesma análise.
O setor de Turismo incorporou 9.736 novos postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2022, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, Hotéis e similares e Locação de automóveis sem condutor, que geraram mais 4.353, 1.427 e 1.315 novos vínculos formais, respectivamente
No âmbito das zonas turísticas do estado, houve saldo de 8.408 postos no ano e todas as 13 regiões exibiram resultados positivos. Os maiores saldos foram observados nas zonas Baía de Todos-os-Santos (+4.129 postos), Costa do Descobrimento (+1.133 empregos) e Costa do Cacau (+730 postos).
Nesse contexto, é importante ressaltar que o setor do turismo na Bahia no ano de 2022 foi motivado, principalmente, pela ampliação das rotas de voos, pela atração dos grandes congressos, pelo fomento ao empreendedorismo e pela redução da informalidade. O aumento da competitividade dos destinos turísticos contribuiu positivamente para o resultado significativo do setor.
A expectativa é de manutenção do crescimento no 1º trimestre de 2023, com taxa ainda expressiva, com a realização das festas populares, religiosas e o carnaval. Os cruzeiros marítimos para a temporada de 2023 estão a pleno vapor. E, o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria do Turismo da Bahia, vem reunindo esforços na promoção do estado baiano nos eventos em todo o território brasileiro.