Chegou ao fim nesta terça–feira (7) mais uma edição da Romaria do Bom Jesus, terceira maior do Brasil e uma das mais importantes do estado da Bahia. Em 10 dias, cerca de 600 mil pessoas passaram pelo município de Bom Jesus da Lapa e movimentaram o setor turístico da região. Para se ter ideia, os hotéis e pousadas do município registraram ocupação máxima, tendo reservas garantidas pelos turistas há mais de um mês antes da festa, principalmente pelos visitantes baianos, paulistas, mineiros, goianos e capixabas.
Além do setor hoteleiro, o festejo também movimentou o comércio da cidade. O mercado municipal, por exemplo, é um dos locais mais frequentados pelos turistas que procuram artigos religiosos, como terços, imagens e camisetas. O ponto turístico também fortalece o artesanato local e aquece o turismo gastronômico com opções variadas de restaurantes, além da oferta de temperos característicos da região. Para o ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, isso demonstra a importância que as atividades turísticas têm na movimentação dos diversos segmentos da economia local, gerando mais emprego e renda para os cidadãos.
“Esse tipo de turismo promove um movimento muito interessante de dar oportunidades às pequenas e médias cidades de se beneficiarem da atividade turística. Esse fluxo aquece a economia destes destinos e promove a geração de renda em regiões descoladas de grandes capitais. Aí está o grande valor do turismo: uma atividade com alta capacidade de geração de empregos, que distribui desenvolvimento para todas as regiões do país”, destacou Nepomuceno.
Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, a Romaria do Bom Jesus é uma das marcas do estado e pode aumentar ainda mais o número de turistas na região. “Com mais de 300 anos de tradição, a festa mostra a força do turismo religioso na Bahia, que ganhará ainda mais evidência com a canonização de Irmã Dulce”, disse Franco durante as comemorações. A estimativa é de que as romarias realizadas por todo o ano no estado atraiam 2,5 milhões de turistas em experiências de fé.
Pontos turísticos
Além do santuário de Bom Jesus da Lapa e suas grutas, Franco visitou o mercado municipal, segundo local mais frequentado pelos visitantes que vão à cidade, localizada às margens do Rio São Francisco. No local, que abriga restaurantes, também são vendidos desde temperos e carnes até artesanato.
Mercado dos romeiros e lojas espalhadas pela cidade mostram como a atividade turística movimenta diversos segmentos da economia, incluindo a produção associada ao turismo, traduzida em artigos como terços, imagens e camisetas, dentre outros.
Hotéis lotados
Hotéis e pousadas de Bom Jesus da Lapa registraram ocupação máxima. Na Pousada da Lapa, por exemplo, os 62 apartamentos estão ocupados por baianos, mineiros, brasilienses e goianos. Segundo o recepcionista Ivo Dalton, há um mês todas as vagas já estavam reservadas.
Já o hotel La Paz garantiu 100% de ocupação com excursões. “Recebemos grupos que estão nos nossos 60 apartamentos”, disse o recepcionista Denilson Pereira.
Potencial
Atualmente, o Calendário Nacional de Eventos, ferramenta do Ministério do Turismo, possui 513 festas religiosas cadastradas para 2019. No Brasil, o turismo religioso é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente. Dentro da lista de mais de 300 municípios que possuem atrativos diversos do segmento, o Ministério do Turismo identificou 96 destinos que possuem calendário de eventos exclusivos de turismo religioso no país.