A Comissão Eleitoral da União dos Municípios da Bahia (UPB), deve homologar hoje (18/02), as chapas inscritas para a eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade no biênio 2025-2026, em sessão marcada para ás 10h, na sede da UPB. Um dos nomes cotados à presidir a entidade é de Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí, filiado ao PSB.
O calendário eleitoral determina que a eleição será realizada em 13 de março, exceto no caso de inscrição única. Se apenas uma chapa for homologada, a votação será dispensada, e a Comissão Eleitoral anunciará os dados da aclamação e da posse.
Wilson Cardoso, membro da diretoria atual da UPB, confirmou sua candidatura ao conquistar a maioria dos apoios dentro da entidade. Até novembro do ano passado, oito prefeitos eram pré-candidatos à presidência, mas, ao longo das negociações, a maioria retirou suas candidaturas, deixando apenas Wilson e Phellipe Brito (PSD), prefeito de Ituaçu. No entanto, ambos chegaram a um acordo, com Phellipe abrindo mão da disputa para compor uma chapa única ao lado de Wilson.
O regulamento da eleição define critérios específicos para a candidatura, como a regularidade fiscal dos municípios representada e o cumprimento dos prazos estatutários. A Comissão Eleitoral é responsável por analisar a documentação, garantindo a transparência
A Diretoria Executiva da UPB é composta por um presidente e seis diretores. Já o Conselho Fiscal conta com cinco membros titulares e cinco suplentes. A formação das chapas deve respeitar as diretrizes estabelecidas no edital publicado em 28 de janeiro.