Tatiany Carvalho*
As histórias podem compor sua estratégia de construção de marca pessoal. Dizem muito sobre sua trajetória, crenças e valores. E, acredite, o seu público vai gerar uma conexão emocional forte com você.
O uso do storytelling na construção da marca pessoal tem resultados tão significativos que foi capaz de reeleger, nas eleições municipais deste ano, com mais de 30 mil votos, um vereador de Fortaleza, o Gabriel Lima de Aguiar. Ele fez toda sua campanha política sem usar o papel – geralmente, o meio mais recorrente para a impressão do santinho eleitoral. Gabriel é biólogo de formação e uma das suas principais pautas é a defesa do meio ambiente.
Ele substituiu o santinho pela folha seca caída das árvores. A estratégia foi simples, mas eficaz: escreveu seu nome e seu número de postulante ao cargo em folhas naturais distribuídas entre seu eleitorado. Não poderia haver um alinhamento melhor entre discurso e prática. Afinal, Gabriel Biologia, o candidato, tem uma pauta ativa em defesa do meio ambiente, o que reforçou seu posicionamento alinhado ao seu discurso político.
Não adianta ter o melhor design, a melhor verba publicitária, se você não se mostrar relevante para seu público
A autenticidade e a narrativa pessoal se tornaram fundamentais para destacar o conceito de uma marca pessoal. E o storytelling é a técnica poderosa que vai transmitir os valores, diferenciais e experiências que compõem sua marca.
Se você ainda não sabe bem como explorar o potencial do storytelling, que nada mais é do que a técnica de contação de histórias, recorra ao chamado “Mapa da Empatia”, uma ferramenta muito utilizada para desenvolver narrativas mais eficazes. Ela é baseada em quatro áreas: o que a pessoa ouve, vê, sente/pensa e faz. Aplique a técnica com base em sua própria experiência de vida e profissional. Aqui pode estar uma base de referência para a criação de seu marketing de conteúdo.
As histórias mais humanas, autênticas e conectadas às emoções da audiência são fundamentais para construção da identidade da marca. Não adianta ter o melhor design, a melhor verba publicitária, se você não se mostrar relevante para seu público.
Por acaso você notou a quantidade de “famosos” que não conseguiu se eleger nestas eleições? Fama sem um bom discurso não garante resultado. O mesmo vale para apresentações técnicas, sem emoção. Avalie: quantas vezes você não conseguiu reter a atenção de seu potencial cliente em uma reunião de prospecção? Saiba que a raiz do problema pode ser sua dificuldade com o storytelling.
Aprenda a contar sua história de forma impactante e vire o jogo.
Planner da Semana
- No mês quem que celebramos o Dia do Empreendedor e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), a Prefeitura de Salvador e o Sebrae anunciam consultorias gratuitas para o fortalecimento do empreendedorismo, incluindo cursos nas áreas de inovação, presença digital e gestão financeira. Para saber como se inscrever, acesse este link.
- Sentimento de pertencimento, gratidão, aspectos culturais e comportamentais deram o tom das diversas mensagens que invadiram as redes sociais, ontem, Dia do Nordestino. Para reforçar a identidade e cultura, muitas marcas comunicaram o “orgulho de ser nordestino”, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb),o Guaraná Jesus, artistas e personalidades. Como não podemos citar todas, finalizo com a emblemática frase de Ariano Suassuna: “Não troco meu oxente pelo ok de ninguém”.
(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.
E-mail: tatiany@frenteeverso.com
Instagram: @eutatianycarvalho