BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE

Use o storytelling na construção de sua marca pessoal

REDAÇÃO por REDAÇÃO
09/10/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoAs histórias podem compor sua estratégia de construção de marca pessoal. Dizem muito sobre sua trajetória, crenças e valores. E, acredite, o seu público vai gerar uma conexão emocional forte com você.

O uso do storytelling na construção da marca pessoal tem resultados tão significativos que foi capaz de reeleger, nas eleições municipais deste ano, com mais de 30 mil votos, um vereador de Fortaleza, o Gabriel Lima de Aguiar. Ele fez toda sua campanha política sem usar o papel – geralmente, o meio mais recorrente para a impressão do santinho eleitoral. Gabriel é biólogo de formação e uma das suas principais pautas é a defesa do meio ambiente.

Ele substituiu o santinho pela folha seca caída das árvores. A estratégia foi simples, mas eficaz: escreveu seu nome e seu número de postulante ao cargo em folhas naturais distribuídas entre seu eleitorado. Não poderia haver um alinhamento melhor entre discurso e prática. Afinal, Gabriel Biologia, o candidato, tem uma pauta ativa em defesa do meio ambiente, o que reforçou seu posicionamento alinhado ao seu discurso político.

Não adianta ter o melhor design, a melhor verba publicitária, se você não se mostrar relevante para seu público

A autenticidade e a narrativa pessoal se tornaram fundamentais para destacar o conceito de uma marca pessoal. E o storytelling é a técnica poderosa que vai transmitir os valores, diferenciais e experiências que compõem sua marca.

Se você ainda não sabe bem como explorar o potencial do storytelling, que nada mais é do que a técnica de contação de histórias, recorra ao chamado “Mapa da Empatia”, uma ferramenta muito utilizada para desenvolver narrativas mais eficazes. Ela é baseada em quatro áreas: o que a pessoa ouve, vê, sente/pensa e faz. Aplique a técnica com base em sua própria experiência de vida e profissional. Aqui pode estar uma base de referência para a criação de seu marketing de conteúdo.

As histórias mais humanas, autênticas e conectadas às emoções da audiência são fundamentais para construção da identidade da marca. Não adianta ter o melhor design, a melhor verba publicitária, se você não se mostrar relevante para seu público.

Por acaso você notou a quantidade de “famosos” que não conseguiu se eleger nestas eleições? Fama sem um bom discurso não garante resultado. O mesmo vale para apresentações técnicas, sem emoção. Avalie: quantas vezes você não conseguiu reter a atenção de seu potencial cliente em uma reunião de prospecção? Saiba que a raiz do problema pode ser sua dificuldade com o storytelling.

Aprenda a contar sua história de forma impactante e vire o jogo.

Planner da Semana

  • No mês quem que celebramos o Dia do Empreendedor e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), a Prefeitura de Salvador e o Sebrae anunciam consultorias gratuitas para o fortalecimento do empreendedorismo, incluindo cursos nas áreas de inovação, presença digital e gestão financeira. Para saber como se inscrever, acesse este link.
  • Sentimento de pertencimento, gratidão, aspectos culturais e comportamentais deram o tom das diversas mensagens que invadiram as redes sociais, ontem, Dia do Nordestino. Para reforçar a identidade e cultura, muitas marcas comunicaram o “orgulho de ser nordestino”, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb),o Guaraná Jesus, artistas e personalidades. Como não podemos citar todas, finalizo com a emblemática frase de Ariano Suassuna: “Não troco meu oxente pelo ok de ninguém”.

(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram: @eutatianycarvalho

Tags: Sebrae
Artigo Anterior

Felinário será reaberto em programação especial

Próximo Artigo

Feirão de empregos e estágios movimenta o bairro de Plataforma

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Jorge Valente
Colunistas

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Próximo Artigo
Grau Técnico

Feirão de empregos e estágios movimenta o bairro de Plataforma

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Shoppings Salvador e Barra

Casas Bahia enfrenta ações de despejo em dois shoppings de Salvador por inadimplência

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Funcionários do ICMBio

ICMBio reforça quadro com novas nomeações e amplia capacidade de gestão ambiental

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Entrada COP30

Salvador será destaque na COP30 com coordenação de painéis oficiais e apresentação de ações pela mudança climática

Freitas Varejo abre unidade no Salvador Shopping

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Saville Alves e equipe

A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business

Placas solares

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Dra. Amanda Gurgel

Rio Concept inaugura primeira unidade em Salvador e apresenta estrutura voltada à medicina estética e transplante capilar

Lançamento Abaoa Conecta

Abapa Conecta consolida nova etapa de diálogo com o produtor associado

Dique do Tororó

Ato em memória às vítimas de trânsito acontece nesta sexta (14) no Dique do Tororó

Ivan Euler e Walter Pinto Jr.

Salvador segue na COP30 e apresenta avanços da agenda climática municipal

Saville Alves e equipe

A SOLOS foi reconhecida internacionalmente ao vencer o Climate Resilience Awards for Business

Placas solares

Rede D’Or consolida maior contrato de energia limpa da saúde e reduz em 90% o uso de gás anestésico poluente

Dra. Amanda Gurgel

Rio Concept inaugura primeira unidade em Salvador e apresenta estrutura voltada à medicina estética e transplante capilar

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.