BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE

Use o storytelling na construção de sua marca pessoal

REDAÇÃO por REDAÇÃO
09/10/2024
em Colunistas
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Tatiany Carvalho*

Tatiany CarvalhoAs histórias podem compor sua estratégia de construção de marca pessoal. Dizem muito sobre sua trajetória, crenças e valores. E, acredite, o seu público vai gerar uma conexão emocional forte com você.

O uso do storytelling na construção da marca pessoal tem resultados tão significativos que foi capaz de reeleger, nas eleições municipais deste ano, com mais de 30 mil votos, um vereador de Fortaleza, o Gabriel Lima de Aguiar. Ele fez toda sua campanha política sem usar o papel – geralmente, o meio mais recorrente para a impressão do santinho eleitoral. Gabriel é biólogo de formação e uma das suas principais pautas é a defesa do meio ambiente.

Ele substituiu o santinho pela folha seca caída das árvores. A estratégia foi simples, mas eficaz: escreveu seu nome e seu número de postulante ao cargo em folhas naturais distribuídas entre seu eleitorado. Não poderia haver um alinhamento melhor entre discurso e prática. Afinal, Gabriel Biologia, o candidato, tem uma pauta ativa em defesa do meio ambiente, o que reforçou seu posicionamento alinhado ao seu discurso político.

Não adianta ter o melhor design, a melhor verba publicitária, se você não se mostrar relevante para seu público

A autenticidade e a narrativa pessoal se tornaram fundamentais para destacar o conceito de uma marca pessoal. E o storytelling é a técnica poderosa que vai transmitir os valores, diferenciais e experiências que compõem sua marca.

Se você ainda não sabe bem como explorar o potencial do storytelling, que nada mais é do que a técnica de contação de histórias, recorra ao chamado “Mapa da Empatia”, uma ferramenta muito utilizada para desenvolver narrativas mais eficazes. Ela é baseada em quatro áreas: o que a pessoa ouve, vê, sente/pensa e faz. Aplique a técnica com base em sua própria experiência de vida e profissional. Aqui pode estar uma base de referência para a criação de seu marketing de conteúdo.

As histórias mais humanas, autênticas e conectadas às emoções da audiência são fundamentais para construção da identidade da marca. Não adianta ter o melhor design, a melhor verba publicitária, se você não se mostrar relevante para seu público.

Por acaso você notou a quantidade de “famosos” que não conseguiu se eleger nestas eleições? Fama sem um bom discurso não garante resultado. O mesmo vale para apresentações técnicas, sem emoção. Avalie: quantas vezes você não conseguiu reter a atenção de seu potencial cliente em uma reunião de prospecção? Saiba que a raiz do problema pode ser sua dificuldade com o storytelling.

Aprenda a contar sua história de forma impactante e vire o jogo.

Planner da Semana

  • No mês quem que celebramos o Dia do Empreendedor e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5 de outubro), a Prefeitura de Salvador e o Sebrae anunciam consultorias gratuitas para o fortalecimento do empreendedorismo, incluindo cursos nas áreas de inovação, presença digital e gestão financeira. Para saber como se inscrever, acesse este link.
  • Sentimento de pertencimento, gratidão, aspectos culturais e comportamentais deram o tom das diversas mensagens que invadiram as redes sociais, ontem, Dia do Nordestino. Para reforçar a identidade e cultura, muitas marcas comunicaram o “orgulho de ser nordestino”, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb),o Guaraná Jesus, artistas e personalidades. Como não podemos citar todas, finalizo com a emblemática frase de Ariano Suassuna: “Não troco meu oxente pelo ok de ninguém”.

(*) Jornalista e consultora de comunicação. Fala sobre #branding #inovacao #comunicacaodigital #marcas.

E-mail: tatiany@frenteeverso.com

Instagram: @eutatianycarvalho

Tags: Sebrae
Artigo Anterior

Felinário será reaberto em programação especial

Próximo Artigo

Feirão de empregos e estágios movimenta o bairro de Plataforma

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas
Colunistas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes
Colunistas

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde
Colunistas

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Próximo Artigo
Grau Técnico

Feirão de empregos e estágios movimenta o bairro de Plataforma

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Certidão de nascimento

Cartórios em 224 cidades baianas podem fechar após projeto de lei; entenda detalhes

Indústria química

Fortal Química paralisa atividade por causa da concorrência chinesa

Ilustração mascote da COP30

Curupira será o mascote oficial da COP 30 em Belém

Trem em ferrovia

Acordo entre Brasil e China prevê ferrovia ligando Bahia ao Peru

Grupo Ri Happy inaugura nova sede em São Paulo

Murilo Gitel

Murilo Gitel será o mediador da 3ª edição do ESG COM DENDÊ, promovendo um olhar qualificado sobre sustentabilidade na Bahia

Missão Banco Mundial

Banco Mundial encerra missão técnica em Salvador para financiar aquisição de ônibus 100% elétricos

Costado de navio

Braskem amplia frota própria com navio Brave Future para rota entre EUA, México e Brasil

Células fotovoltaicas

Fábrica de placas fotovoltaicas deve impulsionar setor de energia limpa em Mata de São João

Peça publcitária do evento

Acontece hoje a 3ª edição do “ESG com Dendê”, com foco em sustentabilidade e inovação na Bahia

Homem tocando em lâmpada acesa

Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%

Reunião da Apex

Bahia ganha escritório da ApexBrasil e mira exportações com mais valor agregado

Missão Banco Mundial

Banco Mundial encerra missão técnica em Salvador para financiar aquisição de ônibus 100% elétricos

Costado de navio

Braskem amplia frota própria com navio Brave Future para rota entre EUA, México e Brasil

Células fotovoltaicas

Fábrica de placas fotovoltaicas deve impulsionar setor de energia limpa em Mata de São João

Peça publcitária do evento

Acontece hoje a 3ª edição do “ESG com Dendê”, com foco em sustentabilidade e inovação na Bahia

Homem tocando em lâmpada acesa

Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%

Reunião da Apex

Bahia ganha escritório da ApexBrasil e mira exportações com mais valor agregado

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.