O presidente da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Marconi Oliveira, acompanhado do diretor executivo, Paulo Villa estiveram na última quarta-feira (27), em Brasília, com o ministro Moreira Franco, secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, para apresentar o Projeto do Superporto de Salvador, com capacidade para receber os maiores navios porta-contêineres do mundo.
A proposta prevê a implantação de dois grandes terminais de contêiner concentradores – hub terminals -, modelo inédito no País, com recursos totais da iniciativa privada e de elevado interesse dos armadores. Segundo Paulo Villa o projeto é de abrangência nacional e aproveita todos os potenciais naturais do Porto de Salvador, que tem vantagens comparativas em relação aos demais portos do país. O Porto de Salvador é o único capaz de dar resposta rápida ao Brasil e de elevada atratividade.
“Essa é uma estratégia para sinalizar ao mundo o ingresso definitivo do Brasil na era do contêiner, que abre uma grande janela internacional e alavanca a cabotagem, condição imprescindível para aumentar a competitividade, eficiência e a confiança no País”, destaca. A expectativa de Villa é que o ministro Moreira Franco apresente a proposta para investidores chineses, atuais grandes interessados em investimentos no Brasil.