BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas do varejo baiano crescem 2% de agosto para setembro

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/11/2019
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

As vendas do varejo baiano se mantêm em alta tanto no acumulado no ano de 2019 (1%) quanto em 12 meses (1,1%)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia, em setembro, cresceram 2% em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após o recuo (-0,9%) que havia sido registrado na passagem de julho para agosto. Foi o melhor resultado para um mês de setembro no estado, nessa comparação, desde o início da nova série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (em 2000) do IBGE. Ficou também acima da média nacional (0,7%) e acompanhou o avanço registrado em 22 das 27 unidades da Federação.

Na comparação com o mesmo mês de 2018, as vendas do comércio varejista baiano também avançaram em setembro (1,5%), após terem registrado estabilidade (0,0%) em agosto. Foi o melhor setembro do varejo no estado desde 2014 (2,9%).

Apesar de positivo, o desempenho ficou aquém da média nacional (2,1%). Frente a setembro do ano passado, as vendas do varejo cresceram em 16 dos 27 estados. Amapá (21,3%), Amazonas (12,5%) e Tocantins (9,7%) tiveram as maiores altas, enquanto Rondônia (-3,7%), Rio Grande do Sul (-3,8%) e Sergipe (-4,8%) registraram as maiores quedas.

Com os resultados de setembro, as vendas do varejo baiano se mantêm em alta tanto no acumulado no ano de 2019 (1%) quanto em 12 meses (1,1%). Em ambos os casos, entretanto, os indicadores estão abaixo da média nacional (1,3% e 1,5%, respectivamente).

Combustíveis e móveis e eletrodomésticos

Em setembro, na Bahia, o volume de vendas aumentou em 6 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui os segmentos de automóveis e materiais de construção), na comparação com o mesmo mês de 2018.

O maior crescimento, em termos de magnitude da taxa, veio das vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (14,3%). O segmento apresentou seu primeiro resultado positivo após uma sucessão de dez recuos (caía seguidamente desde novembro de 2018).

Porém, em razão do seu peso na estrutura do varejo no estado, os desempenhos de combustíveis e lubrificantes (9,6%, segundo maior aumento) e móveis e eletrodomésticos (6,3%, terceiro maior aumento) foram os que mais contribuíram para o resultado positivo do setor como um todo, em setembro.

As vendas de combustíveis vêm crescendo seguidamente na Bahia desde maio (há cinco meses), depois de terem apresentado quedas praticamente ininterruptas por 20 meses.

Já o segmento de móveis e eletrodomésticos teve a primeira alta depois de três meses em queda, com um avanço mais expressivo nas vendas de eletrodomésticos (8,0%) do que móveis (2,0%).

Os dois segmentos com queda nas vendas de setembro, na Bahia, foram os de livros, jornais, revistas e papelaria (-34,3%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,9%).

O segmento de livrarias manteve seu ritmo acelerado de queda nas vendas, que recuam sem parar há mais de um ano, desde julho de 2018. A principal influência negativa para o varejo baiano em setembro veio, porém, dos supermercados, segmento que de maior importância no setor e que mostrou seu quarto resultado negativo consecutivo.

Varejo ampliado avança 3,5%

Em setembro, na Bahia, o comércio varejista ampliado também teve altas nas vendas tanto frente a agosto (2,2%), na série com ajuste sazonal, quanto na comparação com setembro de 2018 (3,5%).

Na passagem de agosto para setembro, o resultado baiano (2,2%) ficou acima da média nacional (0,9%), enquanto na comparação com o mesmo mês do ano passado (3,5%) o resultado no estado foi pior que a média (4,4%). Na Bahia, o desempenho do varejo ampliado foi melhor que o do varejo restrito em ambos os confrontos.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Na comparação com setembro de 2018, os dois segmentos tiveram resultados positivos, sendo que as vendas de veículos (7,8%) cresceram mais que as de material de construção (6,2%).

O bom desempenho do varejo ampliado baiano em setembro levou as vendas do setor para o positivo tanto no acumulado no ano de 2019 (0,4%) quanto em 12 meses (0,5%). No país como um todo, o varejo ampliado cresce 3,6% no acumulado entre janeiro e setembro e avança 3,8% em 12 meses.

Tags: BahiacomércioIBGEvarejo
Artigo Anterior

Líder no setor, Bahia amplia produção de energia eólica em 56,2%

Próximo Artigo

Prefeitura entrega 2ª etapa da orla do Farol de Itapuã nesta quinta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem com cédulas de real nas mãos
Economia

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

Gráfico ilustrano crescimento
Economia

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

Minaredora
Economia

Bahia registra alta de 24% na produção mineral comercializada nos primeiros cinco meses de 2025

Próximo Artigo

Prefeitura entrega 2ª etapa da orla do Farol de Itapuã nesta quinta

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Ilustração de visão do fundo do mar

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Moto g24 power

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Detran-BA é destaque com plataforma de inteligência artificial

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Homem com cédulas de real nas mãos

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Homem com cédulas de real nas mãos

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

IV Encontro Women in Cotton Brazil será realizado em São Paulo com lideranças da moda, consumo e sustentabilidade

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.