BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas do varejo baiano em maio caíram 2,1%, informa o IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
12/07/2017
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

As vendas nos hipermercados e supermercados baianos aumentaram 3,3% em fevereiro

Share on FacebookShare on Twitter

As  vendas do varejo, na Bahia, em maio, caíram 2,1% na comparação com o mês anterior, anulando o crescimento de 1,8% verificado de março para abril, na série livre de influências sazonais. Segundo o IBGE, a retração das vendas na Bahia em maio foi bem mais acentuada do que a variação negativa do varejo nacional (-0,1%) e acompanhou o movimento negativo do comércio verificado em 15 dos 27 estados. O varejo do Distrito Federal teve o melhor resultado, com crescimento de 2,7% nas vendas, enquanto o Amapá registrou a maior queda em maio (-3,7%).

Em relação a maio de 2016, o comércio varejista baiano continua em queda (-0,6%), ainda que se mantenha em sucessivas reduções no ritmo de recuo desde fevereiro (-6,4%). Com o resultado negativo de maio, nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior, o varejo na Bahia acumula quase dois anos e meio (29 meses) de quedas consecutivas nas vendas, desde janeiro de 2015 (-3,7%). Entretanto, a perda de maio (-0,6%) foi a menor desde março de 2015 (-0,4%).

Ainda em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda no varejo baiano (-0,6%) vai em sentido oposto ao crescimento de 2,4% das vendas no país como um todo. A Bahia é um dos 6 estados em que as vendas do varejo ainda estão caindo frente a 2016, mas teve a menor variação negativa dentre eles. Sergipe (-9,6%) e Goiás (-6,2%) têm as maiores quedas nas vendas do varejo, enquanto Santa Catarina (11,6%) e Alagoas (9,3%) registraram os crescimentos mais intensos.

Com os resultados de maio, na Bahia, o acumulado em 12 meses mostra uma queda de 8,4% nas vendas do varejo, menor que os -9,7% acumulados nos 12 meses encerrados em abril, mas mais que o dobro do recuo nacional (-3,6%). Dos 27 estados, 23 ainda apresentam queda nas vendas do varejo no acumulado em 12 meses. Santa Catarina (4,0%), Minas Gerais (0,2%) e Paraíba (0,1%) já conseguiram deixar os resultados negativos para trás nesse indicador e Alagoas (0,0%) mostra estabilidade.

Nos primeiros cinco meses de 2017, o comércio baiano acumula perda de 3,5% no volume de vendas, bem mais acentuada que o –0,8% da média nacional. Dos 27 estados, 16 registram recuo das vendas neste ano.

Vendas de hiper e supermercados se mantêm em queda há dois anos

Em relação ao mesmo mês do ano passado, em maio, na Bahia, 7 das 10 atividades do varejo e varejo ampliado (que engloba também as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção) tiveram resultados positivos, com destaque, em termos de magnitude, para Livros, jornais, revistas e papelaria (38,3%), Móveis e eletrodomésticos (27,7%) e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (3,3%).

O crescimento de 13,5% nas vendas de veículos também foi importante para segurar a queda do varejo baiano em maio. Por outro lado, das 3 atividades com taxas negativas, os piores resultados continuaram vindo de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo (-12,9%) e Combustíveis (-3,0%).

Por ser a atividade de maior peso no volume de vendas do comércio baiano, os hiper e supermercados exerceram a principal influência no recuo do varejo em maio. Na Bahia, as vendas desse setor seguem em quedas sucessivas há dois anos, desde maio de 2015 (-4,9%) e ainda não mostraram redução importante do ritmo de recuo.

Nos 12 meses encerrados em abril, apenas 1 das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE teve desempenho positivo na Bahia: Livros, jornais, revistas e papelaria (5,4%).

Tags: combustíveiscomércioIBGEinformáticasupermercadosvarejo
Artigo Anterior

Comércio tem queda de 0,1% no volume de vendas em maio

Próximo Artigo

Cade recomenda aprovação da compra do Citibank pelo Itaú

NOTÍCIAS RELACIONADAS

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor
Economia

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Próximo Artigo

Cade recomenda aprovação da compra do Citibank pelo Itaú

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Bracell vence Prêmio Eco Amcham 2025 com iniciativa pioneira de conservação ambiental

Bracell vence Prêmio Eco Amcham 2025 com iniciativa pioneira de conservação ambiental

Clínica Rio Concept inaugura unidade em Salvador com proposta inovadora em transplante capilar, cirurgias estéticas e bem-estar

Clínica Rio Concept inaugura unidade em Salvador com proposta inovadora em transplante capilar, cirurgias estéticas e bem-estar

Bruno Reis e Ivan Euler

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade da Bloomberg e C40 com programa Recicla Capital

Carlinhos Brown

Prefeitura apresenta Plano do Pilar, que propõe reocupação de casarões e fortalecimento da economia no Centro Histórico

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Bracell vence Prêmio Eco Amcham 2025 com iniciativa pioneira de conservação ambiental

Bracell vence Prêmio Eco Amcham 2025 com iniciativa pioneira de conservação ambiental

Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano

Clínica Rio Concept inaugura unidade em Salvador com proposta inovadora em transplante capilar, cirurgias estéticas e bem-estar

Clínica Rio Concept inaugura unidade em Salvador com proposta inovadora em transplante capilar, cirurgias estéticas e bem-estar

Bruno Reis e Ivan Euler

Salvador vence prêmio internacional de sustentabilidade da Bloomberg e C40 com programa Recicla Capital

Carlinhos Brown

Prefeitura apresenta Plano do Pilar, que propõe reocupação de casarões e fortalecimento da economia no Centro Histórico

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.