BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Vendas do varejo baiano têm terceiro ano seguido de queda

REDAÇÃO por REDAÇÃO
09/02/2023
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Em novo revés, vendas no varejo caem 0,4%

O recuo das vendas na Bahia em 2022 foi concentrado em 3 dos 8 segmentos e puxado por uma queda recorde em móveis e eletrodomésticos (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia recuaram 1%  em dezembro passado, em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais (que desconsidera, por exemplo, os efeitos de eventos recorrentes como a Black Friday e o Natal). Foi o terceiro resultado negativo seguido nessa comparação com o mês imediatamente anterior. No país como um todo, de novembro para dezembro, o varejo também se retraiu (-2,6%), com quedas disseminadas por 19 das 27 unidades da Federação. A Bahia teve o 15º resultado entre os estados. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

Com o resultado de dezembro, o comércio varejista da Bahia encerrou o ano de 2022 com um volume de vendas ainda 9,2% abaixo do patamar verificado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19. Frente ao mesmo mês de 2021, em dezembro/22 as vendas na Bahia tiveram crescimento de 1,3%, mostrando um segundo resultado positivo, depois sete quedas seguidas nesse confronto com o mesmo mês do ano anterior.

Com a predominância de resultados negativos ao longo do ano passado (no confronto com 2021, foram registradas quedas das vendas em 9 dos 12 meses), o varejo da Bahia fechou 2022 com um recuo acumulado de 3,4%. Foi o terceiro resultado anual negativo consecutivo para o comércio baiano, que já havia se retraído em 2020 (-4,3%) e 2021 (-0,6%). Além disso, foi a terceira queda mais intensa entre os estados, acima apenas das verificadas em Pernambuco (-4,1%) e no Rio de Janeiro (-3,5%).

No Brasil como um todo, o volume de vendas do varejo cresceu 1,0% em 2022, frente a 2021, com altas em 20 das 27 unidades da Federação, lideradas por Paraíba (13,9%), Roraima (11,1%) e Mato Grosso (8,5%).

Segmentos 

O resultado negativo no acumulado no ano de 2022 (-3,4%), frente a 2021, foi concentrado em três dos oito segmentos do varejo restrito baiano – que desconsidera as vendas de automóveis e material de construção.

As vendas de móveis e eletrodomésticos apresentaram a maior queda dentre as oito atividades (-21,2%) e um recorde negativo nos 21 anos de série histórica da PMC, iniciada em 2001 para o indicador anual. Foram, assim, as que mais puxaram o resultado geral do varejo baiano para baixo, no ano passado.

A segunda retração anual mais intensa e também o segundo principal impacto negativo vieram das vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-8,0%). O segmento, que reúne lojas de departamento e os grandes varejistas do comércio on-line, havia crescido 11,0% em 2021.

O terceiro resultado negativo dentre os segmentos do varejo restrito baiano em 2022 ficou com hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,4%), cujas vendas caíram pelo terceiro ano consecutivo, ainda que num ritmo menor do que o verificado em 2021 (quando o recuo havia sido de 9,5%).

Por outro lado, entre as cinco atividades com altas na vendas em 2022, a principal contribuição no sentido de segurar a queda do varejo na Bahia veio de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,8%). O segmento, que cresce ano a ano desde 2018, registrou apenas o terceiro maior aumento entre as atividades, mas tem mais peso na estrutura do comércio no estado.

Em 2022, na Bahia, os maiores aumentos das vendas, frente a 2021, ocorreram nos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (9,6%).

Veículos  e material de construção 

Em 2022, as vendas do comércio varejista ampliado na Bahia também acumularam queda na comparação com 2021 (-6,7%). O resultado baiano foi o segundo pior entre os estados, acima apenas do verificado em Pernambuco (-10,1%), e ficou bem abaixo do nacional (-0,6%).

Dentre as 27 unidades da Federação, 18 tiveram crescimento no volume de vendas do varejo ampliado, em 2022, lideradas por Paraíba (8,4%), Roraima (6,8%) e Mato Grosso (6,1%).

O varejo ampliado engloba o varejo restrito mais as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

O resultado negativo no ano passado, na Bahia, refletiu quedas em ambos os segmentos. As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças caíram 15,0%, o segundo pior resultado anual da série histórica iniciada em 2001, superior apenas ao registrado em 2020, no auge da pandemia (-24,1%).

Já as vendas de material de construção caíram 5,7%, mostrando um segundo resultado anual negativo consecutivo, ainda que em menor intensidade do que em 2021 (quando o recuo havia sido de 11,1%).

De novembro para dezembro de 2022, o varejo ampliado da Bahia teve variação positiva nas vendas (0,3%), na série com ajuste sazonal. Já na comparação dezembro 22/ dezembro 21, a Bahia manteve a segunda maior queda (-7,1%), acima apenas de Pernambuco (-15,4%). No Brasil como um todo, os resultados do último mês do ano passado foram 0,4% e -0,6%, respectivamente.

Tags: BahiacomércioIBGEvarejoveículos
Artigo Anterior

Dumato inaugura espaço de autocuidado no Santo Antônio Além do Carmo

Próximo Artigo

Governo retoma consignado do Bolsa Família com novas regras

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Letreiro fachada BNDES
Economia

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador
Economia

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa
Economia

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Próximo Artigo
Homem com cédulas de real nas mãos

Governo retoma consignado do Bolsa Família com novas regras

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Barco F333 GT Fibrafort

Maior fabricante de barcos da América Latina confirma sua estreia no Salvador Boat Show

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

André Faro Almacen Pepe

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Letreiro fachada BNDES

BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Álvaro Costa, Arthur Mota, Artur Trindade, João Brito, Lavínia Neres, Ludmila Novaes e Edjane Costa

Jovens criam biofilme de romã e jatobá que combate apodrecimento de frutas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.