BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas no comércio da Bahia voltam a cair, mostra IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
13/12/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia continuaram recuando em outubro (1%) em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais, após terem caído 0,6% de agosto para setembro. O resultado foi pior do que a média nacional (-0,4%). De setembro para outubro, as vendas do comércio varejista recuaram em 16 das 27 unidades da Federação. Os piores resultados foram os de Rondônia (-4,0%) e Distrito Federal (-3,4%). Dentre os estados com crescimento, destacaram-se Roraima (2,8%) e Minas Gerais (1,5%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE.

Na comparação outubro/18 com outubro/17, as vendas na Bahia cresceram (0,9%), embora menos que a média nacional (1,9%). Nesse confronto, o desempenho do varejo foi negativo apenas em três estados: Distrito Federal (-6,7%), Piauí (-4,1%) e Rio de Janeiro (-0,2%). Os destaques positivos ficaram por conta de Santa Catarina (9,4%) e Acre (9,2%).

O acumulado no ano de 2018 (-0,5%), na Bahia, segue negativo desde janeiro de 2015, há mais de três anos e meio, portanto. No acumulado de janeiro a outubro, as vendas no Brasil como um todo acumulam alta de 2,2%, com desempenhos negativos em apenas 5 das 27 unidades da Federação.

Já nos 12 meses encerrados em outubro, o comércio varejista na Bahia ainda mantém variação positiva (0,5%), embora bem abaixo da média nacional (2,7%).

Vendas de produtos alimentícios e de artigos farmacêuticos 

Em outubro, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis e material de construção) tiveram alta nas vendas, frente ao mesmo mês de 2017.

Acompanhando o que ocorreu no país como um todo, o crescimento das vendas do segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,3%) foram a mais forte influência positiva no varejo baiano, no mês. O segmento é o que mais pesa na estrutura do comércio do estado e teve seu terceiro resultado positivo consecutivo.

O desempenho do setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com a maior taxa positiva em outubro (14,7%), também foi importante para a alta no varejo baiano no mês, nesta comparação. É um segmento cujas vendas crescem seguidamente desde outubro de 2017 e acumulam no ano de 2018 o maior crescimento (+12,5%).

Por outro lado, os maiores recuos ocorreram nos segmentos de Livros, jornais, revistas e papelaria (-43,8%), que vem caindo desde julho deste ano, e de Combustíveis e lubrificantes (-14,3%). As vendas no setor vêm recuando sucessivamente desde setembro de 2017 e já acumulam uma queda de 14,2% em 2018, maior do que todo o acumulado em 2017 (-0,3%).

Vendas do varejo ampliado também recuam na Bahia

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado também recuaram em outubro (-1,3%), frente ao mês anterior, após terem registrado variação positiva de 0,1% na passagem de agosto para setembro. O resultado foi pior que o do país como um todo (-0,2%).

Na comparação com outubro de 2017, porém, o varejo ampliado baiano teve aumento de 2,1% nas vendas, ainda assim, bem abaixo da média do país (6,2%).

Com esse resultado, o acumulado no ano das vendas do comércio varejista ampliado na Bahia voltou a acelerar levemente (1,8%), após registrar crescimento de 1,7% em setembro. No acumulado em 12 meses, o ritmo de crescimento se manteve em 2,4%.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Frente a outubro de 2017, houve aumento tanto nas vendas de veículos (4,9%) quanto nas de material de construção (2,6%), após ambos terem apresentado queda nas vendas em setembro, -7,6% e -2,9%, respectivamente.

Tags: comércioIBGEvarejo
Artigo Anterior

Ibope: Para 75% dos brasileiros, Bolsonaro está no caminho certo

Próximo Artigo

Toyota lança tecnologia para produzir 1º carro híbrido flex

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empreendedora negra
Economia Baiana

A nova gramática da economia preta: coletividade, reparação e regeneração redesenham valor e prosperidade no Brasil

Vista aérea de Feira de Santana
Atualidade

Feira de Santana registra 2,3 mil novas empresas e reforça liderança econômica no interior da Bahia

Funcionárias do porto
Economia

XII Seminário de Logística discute o papel das pessoas na transformação do setor

Próximo Artigo

Toyota lança tecnologia para produzir 1º carro híbrido flex

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
App Planserv

Governo da Bahia sanciona novas regras de contribuição do Planserv

Loja Vivara Shopping Mueller

Vivara anuncia novo CEO e COO para liderar próximo ciclo de expansão

Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Complexo Eólico Novo Horizonte

MPF investiga possíveis danos socioambientais de complexo eólico na Chapada Diamantina

Lucas Reis

Educahub nasce com foco em capacitar empresariado e executivos baianos nos temas da economia digital

membros da ABAPA

Presidente da Abapa representa a cotonicultura na inauguração da nova sede da ApexBrasil, em Brasília

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Margareth Menezes

Salvador celebra 40 anos como Patrimônio Mundial da Unesco com novas diretrizes de preservação

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Margareth Menezes

Salvador celebra 40 anos como Patrimônio Mundial da Unesco com novas diretrizes de preservação

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.