O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Pais 2016 teve o pior desempenho desde o início da série, em 2005. Durante a semana da data, de 08 a 14 de agosto, as vendas caíram 8,8% em relação ao mesmo período do ano anterior (03 a 09 de agosto de 2015). No final de semana do Dia dos Pais (12 a 14 de agosto), houve queda de 8,7% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (07 a 09 de agosto).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Dia dos Pais caíram 8,1% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 7,5% em relação ao período equivalente ao ano anterior.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista no Dia dos Pais deste ano. Também o crédito mais caro e escasso contribuiu para o desempenho negativo desta que é primeira dada comemorativa do varejo nacional do segundo semestre.
Evolução histórica das vendas na semana do Dia dos Pais no Brasil: