BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas no varejo baiano crescem 2,3% de maio para junho

REDAÇÃO por REDAÇÃO
15/08/2017
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

O cliente conta com prazo de dois a seis meses para comprar tudo o que precisar nos lojistas conveniados

Share on FacebookShare on Twitter

As  vendas do varejo na Bahia cresceram 2,3% em junho frente ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Esse aumento foi quase o dobro da média nacional (1,2%) e o 5º crescimento de vendas mais intenso, dentre os 27 estados. Nessa comparação, os comércios de Roraima (4,9%) e Tocantins (3,3%) tiveram os melhores resultados, e foram verificadas quedas nas vendas em apenas três estados: Rondônia (-0,9%), Mato Grosso (-2,1%) e Paraíba (-2,4%).

Em relação a junho de 2016, o comércio varejista baiano registrou seu primeiro crescimento (1,5%) após quase dois anos e meio (29 meses) de recuos seguidos – desde janeiro de 2015 (-3,7%). Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE.

Nesse confronto, o varejo baiano ainda cresce metade da média nacional (3,0%) e registrou o segundo menor aumento, acima apenas de Mato Grosso do Sul (0,6%). Dos 27 estados, 9 tiveram quedas nas vendas do comércio em junho 17/ junho 16, sendo as mais intensas em Sergipe (-5,5%) e Goiás (-5,8%). Por outro lado, o varejo teve seus melhores resultados, nessa comparação, em Santa Catarina (12,7%) e Alagoas (11,3%).

Apesar dos resultados positivos de junho, as vendas do varejo baiano continuam em queda nos acumulados em 12 meses (-7,2%) e no primeiro semestre de 2017 (-2,6%). Ambos os recuos são bem mais intensos que a média nacional (-3,0% e -0,1% respectivamente), mas apontam para uma trajetória de desaceleração desde o início de 2017.

O acumulado no ano (-2,6%) é a menor queda nesse indicador desde que ele ficou negativo, em janeiro de 2015 (-3,7%); já a variação anualizada (-7,2%) é o menor recuo desde novembro de 2015 (-6,5%), quando a retração ainda se aprofundava.

Dos 27 estados, 23 ainda apresentam queda nas vendas do varejo no acumulado em 12 meses. Santa Catarina (5,5%), Alagoas (1,3%), Minas Gerais (0,7%) e Paraíba (0,4%) já conseguiram deixar os resultados negativos para trás nesse indicador.

Automóveis e material de construção

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado – que engloba o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – cresceram 2,5% na comparação junho 17/ junho 16, mais que o varejo restrito (1,5%), mas desacelerando em relação a maio, quando o aumento havia sido de 3,6%. Nessa comparação, o varejo ampliado na Bahia cresceu menos que a média nacional (4,4%) e acompanhou o movimento positivo verificado em 23 dos 27 estados, destacando-se os crescimentos em Santa Catarina (15,7%) e no Distrito Federal (12,5%).

Tanto as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (4,0%) quanto as de material de construção (4,0%) cresceram em junho, na Bahia.

Em 2017, entretanto, o varejo ampliado baiano ainda acumulado queda de 1,9% (frente a uma média nacional positiva em 0,3%); nos 12 meses encerrados em junho, as perdas na Bahia somam 6,2% (frente a uma média nacional de -4,1%). Na taxa anualizada (12 meses), dos 27 estados, apenas Santa Catarina (3,3%) e Roraima (1,2%) registram crescimentos nas vendas do varejo ampliado.

Móveis, eletrodomésticos, tecidos, vestuários e calçados

Em relação ao mesmo mês do ano passado, em junho, na Bahia, 8 das 10 atividades do varejo e varejo ampliado tiveram resultados positivos, com destaque, em termos de magnitude, para livros, jornais, revistas e papelaria (44,9%), móveis e eletrodomésticos (30,4%) e tecidos, vestuários e calçados (9,2%).

Pelo seu peso na estrutura do comércio baiano, móveis e eletrodomésticos e tecidos, vestuários e calçados foram as principais influências para o resultado positivo do setor, mas também deram contribuições importantes os aumentos nas vendas de veículos (4,0%), combustíveis (4,8%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,1%).

Por outro lado, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo (-12,3%) exerceram a principal pressão de baixa nas vendas, que também caíram entre os Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-4,5%).

Os hiper e supermercados são a atividade de maior peso no comércio baiano e seguem com quedas sucessivas nas vendas há mais de dois anos, desde maio de 2015 (-4,9%), sem mostrar ainda redução importante do ritmo de recuo.

Nos 12 meses encerrados em junho, apenas 1 das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE teve desempenho positivo na Bahia: Livros, jornais, revistas e papelaria (8,9%). É um setor que vem crescendo a dois dígitos desde fevereiro deste ano e já acumula aumento de 27,8% nas vendas em 2017.

Tags: comércioIBGEsupermercadosvarejoveículos
Artigo Anterior

FCDL divulga os sorteados da Liquida Bahia 2017

Próximo Artigo

Nova meta de déficit fiscal será anunciada nesta quarta-feira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Associação Comercial da Bahia
Atualidade

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Empreendedora negra
Economia Baiana

A nova gramática da economia preta: coletividade, reparação e regeneração redesenham valor e prosperidade no Brasil

Vista aérea de Feira de Santana
Atualidade

Feira de Santana registra 2,3 mil novas empresas e reforça liderança econômica no interior da Bahia

Próximo Artigo

Nova meta de déficit fiscal será anunciada nesta quarta-feira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

App Planserv

Governo da Bahia sanciona novas regras de contribuição do Planserv

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Loja Vivara Shopping Mueller

Vivara anuncia novo CEO e COO para liderar próximo ciclo de expansão

Complexo Eólico Novo Horizonte

MPF investiga possíveis danos socioambientais de complexo eólico na Chapada Diamantina

Crro de compras com presentes sobre bandeira do Brasil

Fim de ano na Bahia: veja como varejo está se preparando para alta sazonal de vendas

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Associação Comercial da Bahia

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Praça de pedágio

Rodovias baianas devem receber 1,4 milhão de veículos entre Natal e Ano Novo

Lula da Silva

Lula descarta privatização dos Correios e anuncia estudos para reestruturação da estatal

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Associação Comercial da Bahia

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Praça de pedágio

Rodovias baianas devem receber 1,4 milhão de veículos entre Natal e Ano Novo

Lula da Silva

Lula descarta privatização dos Correios e anuncia estudos para reestruturação da estatal

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Rikk dPater

Rikk dPater levou sua energia ao Carnaval de Salvador

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.