BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vipal Borrachas completa 10 anos em Feira de Santana

REDAÇÃO por REDAÇÃO
22/10/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 7 minutos
A A
0

Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia

Share on FacebookShare on Twitter

“A Vipal mudou a minha vida”. Este depoimento de gratidão é do Adriano Barbosa, Supervisor de Recebimento da Vipal de Feira de Santana, mas poderia ser do Aloisio, da Elane ou do Paulo. Eles são alguns dos cerca de 1 mil funcionários da Vipal Borrachas que veem, na empresa, uma segunda casa. Instalada em 2008 na cidade baiana de Feira de Santana, localizada a 116 km da capital, Salvador, a moderna planta fabril da empresa completa dez anos de sua inauguração. Uma década em que foi possível impulsionar a economia da cidade, gerar melhorias para a comunidade local e profissionalizar ainda mais o setor industrial feirense. Além de, claro, transformar vidas.

Quando a Vipal, empresa líder no mercado brasileiro e na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, resolveu implantar uma nova fábrica fora do seu estado de origem, o Rio Grande do Sul – onde já mantinha outras duas plantas fabris –, a comunidade de Feira de Santana não suspeitava que passaria a contar com uma das mais modernas instalações do Brasil no que se refere ao segmento de borrachas e pneus. A escolha por parte da empresa foi, antes de mais nada, estratégica: segundo maior município da Bahia, com 609 mil habitantes, Feira de Santana localiza-se no maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste brasileiro, situando-se próxima ao porto de Salvador e do polo petroquímico de Camaçari.

Transcorridos dez anos, a contribuição da Vipal para a comunidade feirense é visível. Além de gerar empregos e trazer divisas para a cidade, a Vipal levou capacitação e cidadania às pessoas, tanto a funcionários quanto a seus familiares e a comunidade como um todo. André Régis, presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), declara que a chegada da Vipal em Feira de Santana trouxe mais do que uma grande indústria que emprega e gera renda, mas também impulsionou o profissionalismo, o planejamento e a organização social. “A Vipal é uma empresa diferenciada, que investe na cidade e tem grande participação nas ações que desenvolvemos, sempre com disponibilidade e parceria”, ressalta. Régis aponta ainda que a Vipal veio fortalecer o polo de industrial de borrachas de Feira de Santana, que já contava com outras duas fábricas de pneus novos.

Institucionalmente, a Vipal tem um conceito muito parecido com o manifestado pelo CIFS junto a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). “Quando a gente fala aqui em Feira de Santana em Vipal, a imagem que se tem é de uma excelente empresa para se trabalhar. É isto que a comunidade feirense fala”, comenta João Baptista Ferreira, vice-presidente da FIEB. Ferreira ressalta o quanto é fácil a comunicação com a empresa, sempre disposta a resolver questões e de se envolver com as demandas locais. “A Federação das Indústrias e a cidade de Feira de Santana têm muito orgulho de ter a Vipal entre nós, pois não se trata apenas de ser uma empresa grande que gera empregos, contribui com a arrecadação de impostos e produz renda para a população, mas, sim, por ser uma empresa que se mostra realmente feirense quando dialoga com a gente”. E conclui repetindo o termo que muitos também usam quando se referem à líder em reforma de pneus: “A Vipal é uma empresa diferenciada”.

Modernidade e renovação

Localizada em uma área de 608 mil m², sendo 62 mil m² de área construída, a planta fabril de Feira de Santana carrega o DNA Sustentável da Vipal. Contando com cerca de mil colaboradores, a fábrica é certificada com o ISO 9001 e mantém, em sua estrutura, práticas de respeito ao meio ambiente, como aproveitamento de água da chuva e sistema de tratamento de efluentes, além de conforto térmico dos pavilhões industriais (isolamento térmico e ventilação), iluminação natural, cinturão verde, entre outros.

Em termos de produção, a fábrica também impressiona. Com capacidade de mistura de compostos de borracha de 4.650 toneladas/mês, nela é desenvolvido o que há de mais moderno em produtos para reforma de todos os tipos de pneus. Dentre os principais produtos estão as bandas pré-moldadas, compostos de borracha e pneus de moto da marca Vipal, operação iniciada com exclusividade na fábrica de Feira de Santana em 2012.

Mesmo com toda a modernidade já existente, a empresa continua investindo na fábrica. Um dos passos para isso é o acordo firmado com o Desenvolve – Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica do Estado da Bahia, do Governo do Estado da Bahia, que prevê investimento na fábrica nos próximos três anos.

Olhando para a natureza e para as pessoas

A sustentabilidade não é mais novidade no meio corporativo há bastante tempo. No entanto, é sabido que nem todas as empresas prezam tanto pelo tema além do que lhes é exigido pelos órgãos competentes. Não é o caso da Vipal, que tanto em suas fábricas gaúchas quanto a baiana desde seu planejamento estrutural inclui o fator sustentabilidade como prioridade. Afinal, pensar no Planeta é pensar, igualmente, nas pessoas.

Sintonizada com esta questão e ciente do seu papel no desenvolvimento e preservação das regiões em que atua, a Vipal Borrachas mantém em Feira de Santana uma fábrica que respeita o meio ambiente em vários aspectos. O uso da água é um exemplo dos modernos padrões de tecnologia e sustentabilidade. O sistema de captação de água da chuva abastece toda a unidade fabril por meio de cinco cisternas distribuídas ao longo do parque, com volume de armazenamento total de 1,5 milhão de litros. Igualmente, todo o efluente gerado, sanitário e industrial, é tratado na Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica, de onde retorna à natureza dentro dos rígidos padrões da legislação ambiental.

Na planta fabril, também, a matéria-prima para a geração de vapor é o gás natural, atóxico e originário de uma fonte de energia limpa. A compostagem, método natural de transformação de alimentos em composto orgânico, utiliza os restos do refeitório como adubo nas áreas verdes da empresa, além de contar com uma central de armazenamento provisório de resíduos, que, por meio de Coleta Seletiva, os encaminha para reciclagem.

A iluminação e a ventilação foram elaboradas de forma a garantir o conforto visual e térmico sem agredir a natureza. O sistema de iluminação natural é feito com telhas prismáticas, que proporcionam uma luz difusa, além de bloqueio do calor e dos raios infravermelhos do sol. Igualmente, os telhados e as paredes de todos os pavilhões contam com isolamento térmico e um sistema de ventilação que gera cinco renovações de ar por hora. Além disso, a fábrica conta com um projeto paisagístico que respeita e dialoga harmoniosamente com a vasta área verde de seu entorno, um cinturão verde de 90 mil m², que contempla espécies como seringueiras, pau-brasil, jabuticaba, pitanga, acerola, goiaba, palmeira-imperial, entre diversas outras.

Todas estas qualidades estruturais não são mera figuração. O mesmo respeito que se tem à natureza se tem com as pessoas. Elane Pires de Jesus, do setor de Recursos Humanos da Vipal em Feira de Santana, é funcionária de longa data que vê na empresa tudo aquilo que sonhava em obter profissionalmente. “A Vipal me mudou em tudo, como pessoa e, principalmente, como profissional”, revela. “A Vipal trouxe à Feira de Santana grandes benefícios às pessoas na forma como elas são tratadas. É possível se organizar e se planejar em sua vida por conta dos turnos fixos. Essa cultura de profissionalismo e respeito aos indivíduos é um grande diferencial da Vipal desde que ela chegou aqui”, conta Elane.

O entendimento de que sempre é possível se aperfeiçoar é uma postura da Vipal capaz de contagiar seus funcionários. Todos são unânimes de que, havendo dedicação e uma busca em se superar, a valorização por parte da empresa vem. “Tem que buscar se aperfeiçoar sempre, e eu dou como exemplo a mim mesmo para minha equipe”, conta Adriano, colaborador desde o início das atividades da fábrica. Integrante da equipe que viajou a Nova Prata para uma imersão de três meses, Adriano tornou-se um dos multiplicadores da cultura da Vipal a seus colegas do Nordeste. O emprego lhe deu condições de formar-se na faculdade de Logística e a construir casa e família. “Sou muito grato a tudo que a Vipal me deu. A Vipal dá oportunidade àqueles que querem crescer, por isso me mostro como exemplo aos outros colegas”, finaliza.

Paulo Henrique dos Santos Oliveira, funcionário da Vipal praticamente desde que a fábrica começou a funcionar, sentiu essa transformação na própria vida. Ele, aos 19 anos, participou, em 2008, da equipe terceirizada que ajudou a montar as modernas máquinas que operam até hoje na fábrica. Meses depois de concluída esta etapa, Paulo Henrique foi, então, contratado e passou a integrar, oficialmente, o time da Vipal. Hoje, o Mantenedor Eletricista, após ter passado por outras funções da área de Manutenção ao longo dos anos, diz que deve tudo à Vipal. “Quem moldou o profissional que eu sou hoje foi a Vipal”, confessa. “A Vipal representa tudo o que eu tenho hoje: minha formação técnica, carro, casa, tudo foi conquistado aqui dentro”, diz Paulo Henrique, Técnico Eletricista e Técnico em Automação Industrial e que agora cursa graduação em Administração.

Para Aloisio Paulo Santos Junior, do setor de Produção, o crescimento que ele teve na vida desde que iniciou na Vipal, também há dez anos, foi “nítido”. Também integrante do grupo que imergiu em Nova Prata, em 2008, para se tornar um multiplicador em Feira de Santana, Aloisio destaca que “a Vipal respeita os direitos de quem trabalha nela”, e que isso o fez conquistar aquilo que era o sonho de muitos feirenses: emprego com carteira assinada, casa própria, curso superior e, acima de tudo, cidadania.

Paulo Henrique e Aloisio, assim como os colegas Elane e Adriano, são apenas alguns entre muitos que se sentem gratos pelo o que a Vipal Borrachas levou, há dez anos, à comunidade de Feira de Santana. E, assim como outros colaboradores, eles também sabem que a estrada lhes ensinou a vencer, pois a empresa os enxerga e retribui. E continuará sendo assim por muitos anos.

Tags: Feira de SantanaFiebVipal Borrachas
Artigo Anterior

PIB cresce 1,6% no trimestre encerrado em agosto

Próximo Artigo

Crediamigo amplia limite para investimento até R$ 15 mil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Movimentação de conteiners
Economia

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Interior do SAC
Economia

Salvador registra crescimento recorde de 18% no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2025

Forte de São Marcelo
Economia

Comitiva baiana realiza missão técnica na China com foco na Ponte Salvador–Itaparica

Próximo Artigo
Banco do Nordeste (BNB)

Crediamigo amplia limite para investimento até R$ 15 mil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Isabela Suarez

Isabela Suarez assume presidência da Associação Comercial da Bahia

Sidônio Palmeira

Evento com Sidônio Palmeira reúne lideranças do setor publicitário e marca o início da nova gestão da ABAP-BA

Veículo de coleta seletiva

Salvador lança projeto pioneiro de coleta seletiva porta a porta com agendamento on-line

Barco movido a hidrogênio verde será destaque brasileiro na COP30

Barco movido a hidrogênio verde será destaque brasileiro na COP30

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Ala Mar

O renascimento de Costa do Sauípe

Apresentação de projetos

CBPM, FIEB e IEL apresentam novos projetos da Galvani na Bahia; investimentos chegam a R$ 1,4 bilhão

Homem digitando em notebook em plata industrial

Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda

Cédulas de 100 dolares

Dólar fecha acima de R$ 5,60 por primeira vez em quase dois meses

Indústria de suco de laranja

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

peça promocional

Sandra Teschner conduz imersão sobre propósito e bem-estar no Hub Lighthouse, em Salvador

Movimentação de conteiners

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Apresentação de projetos

CBPM, FIEB e IEL apresentam novos projetos da Galvani na Bahia; investimentos chegam a R$ 1,4 bilhão

Homem digitando em notebook em plata industrial

Produção industrial sobe 0,1% em junho, depois de dois meses de queda

Cédulas de 100 dolares

Dólar fecha acima de R$ 5,60 por primeira vez em quase dois meses

Indústria de suco de laranja

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

peça promocional

Sandra Teschner conduz imersão sobre propósito e bem-estar no Hub Lighthouse, em Salvador

Movimentação de conteiners

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.