O escoamento de frutas produzidas no Vale do São Francisco, através do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, apresentou crescimento. No acumulado do ano, houve um aumento de 17% para volume de contêineres com manga, e de 27% das unidades carregadas de uva. Os principais destino são os EUA e Europa. A movimentação contribuiu para elevar o índice geral das exportações realizadas pelo Porto no acumulado do ano, atingindo um incremento de 21%.
De acordo com o terminal baiano, a tendência é de continuar havendo crescimento, já que a maior demanda da região é atendida em outubro, devido ao pico da safra. Os demais segmentos de maior representatividade no período foram: polímeros diversos (+134%), minérios (+65%), pneus (+27%), além de siderúrgicos e metalúrgicos (+39%).
Também em agosto, a movimentação de contêineres de cabotagem aumentou 2% em relação a igual período de 2015. Já no acumulado do ano, o modal cresceu 7%, impulsionado pela descarga de arroz (+14%), embalagens (+83%) e produtos de varejo (+89%). No embarque, as maiores participações são: químicos e petroquímicos (+19%), pneus (+73%) e plásticos e derivados (+461%).