O ator baiano Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator no 61º Festival Internacional de Cinema de Chicago por sua atuação em “O Agente Secreto”, novo longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho. O anúncio foi feito na última sexta-feira (24).
Em comunicado oficial, o júri destacou a intensidade e a sutileza da performance do ator brasileiro. “Ao longo de sua performance, Wagner atua como um veículo, permitindo-nos viajar em seu lugar como espectadores. Sua presença é fresca, empática, frequentemente hipnótica e nunca exagerada. Ele domina a capacidade de personificar um personagem em todas as suas nuances e ao longo de todo o arco narrativo”, afirmou o texto.
O festival reuniu 43 filmes em competição. O principal prêmio de Melhor Filme foi concedido ao drama espanhol “Sirât”, dirigido por Oliver Laxe, que tem sido apontado como um dos possíveis concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Além de Wagner Moura, outros destaques da edição incluíram Mascha Schilinski, premiada como Melhor Direção por “O som da queda”, e Eszter Tompa, reconhecida como Melhor Atriz por “Kontinental’25”. O roteiro de “La Grazia”, de Paolo Sorrentino, também foi lembrado entre os vencedores.

























