Após registrar mais um ano de crescimento recorde em 2023, a marca brasileira XBRI Pneus, um dos maiores players do setor na América Latina, revelou planos para investir acima de R$1,5 bilhão na construção de sua primeira fábrica em território nacional. Em fase de estudos para aquisição de terreno, a planta, uma vez concluída, fará da XBRI Pneus a primeira indústria genuinamente brasileira de pneus radiais de carga e passeio com produção em larga escala, visto que as demais companhias fabricantes instaladas no país possuem, todas, suas sedes no exterior.
O projeto da fábrica de pneus prevê o que existe de mais moderno no segmento e terá como foco a sustentabilidade, por meio da reciclagem de produtos e da geração da própria energia a partir de fontes limpas, incluindo a produção de hidrogênio branco. Além do objetivo principal de atender ao mercado brasileiro de reposição, em franca ascensão, e à indústria automotiva nacional, a planta também funcionará como plataforma de exportação para os EUA.
Com o mercado em expansão, o Brasil conta com grande potencial de crescimento, tendo, em média, uma frota de 250 carros para cada mil pessoas, metade do que se observa na Europa e um quarto da proporção quando comparado ao mercado norte-americano.
Até o momento, executivos da XBRI Pneus já se reuniram com representantes dos governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo para discutir condições e oportunidades para a definição do local mais estratégico para a construção das instalações. Há, também, conversas para a aquisição de área no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia.
Formação de mercado
“A XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e posicionou-se estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no exterior”, explica Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da marca. “Hoje, os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de modo que entendemos que chegou a hora de fazermos esse investimento.”
Sobre o timing para a conclusão do processo de escolha do site e início das obras, o executivo explica que, além da conclusão de todos os estudos e projetos executivos, é fundamental que o Governo Federal não ceda às pressões para a elevação do imposto de importação de pneus, atualmente em discussão na Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“A lógica é a seguinte: para que possamos nos instalar aqui, precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização; para isso, é fundamental que tenhamos produtos a preços competitivos para vender”, resume Nasser, que lembra que, além do imposto de importação, os pneus fabricados no exterior já sofrem com medidas antidumping contra fabricantes chineses.
“Sem contar que a elevação do imposto de importação de 16% para 35%, como está sendo pleiteado, pressionará a inflação como um todo, tendo em vista que os pneus são o segundo item na formação de custos do setor de transportes, do qual depende toda produção e comércio nacional”, complementa.
Faturamento e crescimento
Hoje, a XBRI Pneus já está entre os principais players nacionais. Seus produtos são homologados para serem usados por grandes montadoras, como Volkswagen e Stellantis, e em algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.
Para se ter uma ideia, em 2023, a XBRI Pneus comercializou mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil. Em valor de revenda de seus clientes, estima-se um faturamento na ordem de R$4,5 bilhões. A expectativa da empresa é que o faturamento de 2024 seja 20% maior.
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