O nordeste do Brasil concentra 7,82% dos investimentos de pessoa física na bolsa de valores, a B3. Só no estado da Bahia, são mais de 210 mil investidores com quase R$13 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de janeiro. Para enfrentar a escassez de candidatos para a posição de assessores de investimentos, uma realidade comum ao mercado financeiro como um todo, a XP, líder no segmento de investimentos no Brasil, está com inscrições abertas para o programa XP Future. O programa capacita profissionais com perfil comercial para se tornarem assessores de investimentos e iniciarem uma jornada de crescimento na profissão.
As inscrições para o processo seletivo em Salvador estão abertas e os interessados devem se cadastrar no site até 20 de fevereiro. O XDay, processo seletivo com os candidatos, acontecerá no dia 24 de fevereiro. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato tenha as certificações CPA-20 ou CEA.
“O assessor de investimentos desempenha um papel fundamental no nosso negócio, que é apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e fazer prospecção. O assessor é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e particularidades e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, explica Júlio Mello, Head de Canais Diretos da XP Inc.
A atividade do Assessor de Investimentos (AI) se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Até o mês de dezembro, o nordeste do País registrava 1.851 AIs, 7,4% do total de assessores em todo o Brasil, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras (Ancord).
Depoimento
Atuando na XP como assessor na rede B2C, João Vitor de Almeida é um dos profissionais formados pelo programa Future em Salvador. Depois de cinco anos morando nos Estados Unidos para se formar em Administração de Empresas, voltou para o Brasil e iniciou a carreira em uma empresa de consultoria financeira. Até que apareceu a oportunidade de aplicar para trabalhar na XP e João ficou muito entusiasmado, já que era uma vontade antiga.
“A XP é um grande player do mercado, sempre tive vontade de trabalhar na empresa. Entrei em julho do ano passado e sabia pouco de mercado financeiro, agora já tenho expertise por conta de todo apoio do time de especialistas que nos ajudam a alavancar nossa carreira. Sem dúvida estou muito realizado profissionalmente, entrei pelo programa XP Future, mas existe um mar de oportunidades para crescer, só depende de fazer a coisa certa e mostrar resultado”, afirma João.
Leia também: Setur inicia promoção do São João da Bahia