A data mais importante para o varejo baiano, no primeiro semestre, o Dia das Mães deve alavancar as vendas em torno de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa é a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL). O tíquete médio esperado para a data é de 140 reais.
Segundo o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, o setor está mais otimista com o arrefecimento da pandemia de covid-19, o pagamento do FGTS pelo governo federal, além do apelo natural e afetivo da data para os consumidores. “Diferentemente do ano passado, estamos em outro momento da economia, com aspectos que interferem positivamente na decisão do consumidor, gerando maior confiança e um ambiente favorável para as compras”, explica.
Mas para a Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), essa expectativa de crescimento é esperançosa demais. De acordo com a entidade, as mãe não terão muito o que esperar, pois o setor prevê uma queda de 15% nas vendas, no mês de maio.
Conforme dados da Federação, no mesmo mês do ano passado houve um faturamento de R$ 8,9 bilhões, mas este ano não deve nem alcançar este patamar. Em 2021, o comércio reagiu e cresceu 57,3%. E comparando com período anterior à pandemia, maio de 2019, o saldo ainda é negativo de 8,5%. “Infelizmente, a pandemia trouxe uma desorganização na série histórica, o que dificulta um entendimento mais claro e real da situação do setor”, esclarece o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Dos oito setores analisados, seis devem ter retração nas vendas. Os destaques são dos setores que registraram forte crescimento no ano passado. Eletroeletrônicos deve registrar queda de 41%, móveis e decoração devem retrair 33% e materiais de construção, -21%. Outras quedas, segundo as projeções, devem ser dos seguintes segmentos: veículos e motos (-11%), farmácias e perfumarias (-9%) e outras atividades (-4%).
Pelo campo positivo, os supermercados devem apontar aumento de 6% e vestuário 1%. O primeiro setor, por exemplo, segue na lógica inversa dos demais, de possuir uma base fraca de comparação, com que vista em maio de 2021 e 7,7%. O faturamento de R$ 1,55 bilhão estimado deve se aproximar do recorde histórico que foi em maio de 2020. “Embora não seja um dado específico de vendas para o Dia das Mães, a variação negativa indica a tendência para o mês. De fato, a inflação alta e as famílias altamente endividadas e o crédito muito mais caro, trazem limitações para o consumo”, pontua o economista.
As famílias estão com dificuldades de manter os compromissos do dia a dia e, desta forma, é razoável pensar que não possuem folga para gastar com presentes. No entanto, Dietze destaca que o Dia das Mães é muito relevante para as famílias brasileiras. “Por mais que não seja gasto um valor muito alto neste ano, diante das dificuldades, é natural sempre pensar nas lembrancinhas para não passar a data em branco”, salienta o consultor econômico da Federação.
Importância
No cenário nacional, entretanto, a expectativa vai de encontro à regional. Para a CEO do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria empresarial, a data ganha ainda mais importância em 2022, principalmente por se tratar do primeiro ano pós restrições impostas pela Covid-19. Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a expectativa é de que a movimentação para a data chegue a uma cifra aproximada de R$ 28 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
“Durante a pandemia, a distância física fez com que a busca por conexão ficasse mais latente nas pessoas e isso fica ainda mais forte quando se trata das mães. Então produtos mais pessoais e voltados ao bem-estar devem estar em alta. Até mesmo porque as pessoas têm buscado algo para se sentirem mais conectadas emocionalmente. De qualquer forma, como a gama de tipos de presentes é bem ampla, pensando nos gostos e desejos de cada presenteada, há oportunidades para os mais diversos segmentos do mercado”, avalia a especialista.
Mas é preciso ter cautela. Bittencourt diz que mesmo com um bom número de expectativa de venda, as famílias continuam cautelosas na hora de gastar, principalmente com a alta da inflação. “Então é importante que o empreendedor fique atento às estratégias digitais e para a oferta de produtos, colocando à venda de kits mais baratos, que podem conceder volume com maior desconto para o consumidor. Opções de parcelamento e diferentes meios de pagamento também são fundamentais para o período”.
Segundo ela, a prestação de serviços no ponto de venda também pode ser um dos fatores determinantes de fidelização de clientes. “Por exemplo, o Dia das Mães é uma celebração que leva muitas famílias para restaurantes, então uma boa dica é preparar o ambiente para receber esse público e ter a disposição lembrancinhas para as mamães”.
Ações dos shoppings em Salvador
Shopping Bela Vista
A campanha especial do Dia das Mães Inspirado no seu Amor. O shopping vai presentear os clientes com uma promoção especial, que vai enaltecer a beleza de todas as mamães. A cada R$ 200 em notas fiscais de compras realizadas de 15 de abril a 15 de maio, mais R$ 10, o cliente troca por um conjunto de brincos e colar em semijoia em parceria com a loja Comparatto. São quatro opções de cores de pedras. A ação vai até o dia 15 de maio ou enquanto durarem os estoques.
Shopping Paralela
Até o dia 15 de maio a campanha do Dia das Mães do Shopping Paralela vai levar mamães para curtir finais de semana no Resort Costa do Sauipe, com tudo incluso (all inclusive). A Campanha Viva Mães Paralela vai sortear 12 finais de semana no resort do Litoral Norte da Bahia sendo que outro adulto, além da mãe, e duas crianças de até 11 anos, poderão aproveitar a estada no complexo hoteleiro.
Juntando R$ 300 em notas fiscais de compras realizadas nas lojas físicas, quiosques e no Paralela Online www.shoppingparalela.com.br, o cliente terá direito a um cupom para participar dos sorteios, que serão realizados de quinta a domingo até o fim da campanha. Ganha cupons em dobro quem fizer R$ 300 em compras no Shopping Paralela e doar 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Hospital Martagão Gesteira. O balcão de trocas das notas fiscais está localizado no Piso L2, próximo à loja N’black.
Salvador Norte
Clientes que realizarem R$ 300 em compras terão direito a um par de brincos da Swarovski, marca austríaca. “Mais brilho para quem te ama”, a campanha acontece até o dia 08 de maio. São válidas notas fiscais a partir de R$ 10, contemplando uma troca por CPF. O cadastramento das notas poderá ser feito no balcão de trocas, no piso L2, próximo à Renner. O regulamento completo da promoção está disponível no posto de troca e no site www.salvadornorteshopping.com.br.
Shopping Itaigara
O Shopping Itaigara realizará, até o dia 07 de maio, uma mostra com ambientes decorados que simulam os aposentos de uma casa, cada um destinado a um estilo de mãe, com opções de presentes para cada perfil. Quem assina o projeto, montagem e execução é a arquiteta Sandra Sampaio, que atua há mais de duas décadas no segmento, no mercado baiano.
Serão cinco espaços decorados: três no térreo, um no L1 (em frente à Restore) e outro no L2 (em frente à Cheville). No térreo, os produtos fazem alusão à “mãe esportiva”, em uma sala de jantar, que fica na entrada principal do shopping; outro espaço é destinado à “mãe elegante”, na sala de jantar com living, e fica na Praça Central; além da “mãe executiva”, no quarto, também localizado na Praça Central. No 1º piso, a varanda traz referência à “mãe dramática urbana”; enquanto no 2º piso as opções vão para a “mãe acolhedora”, em uma sala de almoço.
Shopping Paseo
O Paseo disponibilizará mesas postas decoradas, que poderão inspirar a montagem especial para uma ceia em família nesta data tão importante. Quem assina as produções, que poderão ser conferidas entre os dias 2 e 8 de maio, são as lojas Belfort Gift e Ares de Mesa.
Shopping Barra
O prêmio é de R$ 200 mil na campanha de Dia das Mães. Clientes do Barra na sua campanha publicitária de Dia das Mães, em vez de modelos, o empreendimento irá presentear seus clientes com 20 vales-compras de R$ 10 mil cada, somando uma premiação total no valor de R$ 200 mil. Para concorrer, basta cadastrar as notas fiscais no canal online da promoção, e receber um cupom a cada R$ 400 em compras. Aos domingos, as compras realizadas valem o dobro de cupons. A promoção será válida até 15 de maio, e o sorteio dos vales-compras acontecerá no Barra no dia 16 de maio, às 16h.