A partir de hoje (11), a capital baiana vai sediar a maior feira da agricultura familiar do país: a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que traz para o Parque Costa Azul mais de quatro mil produtos, do que há de melhor da produção rural da Bahia. Uma grande celebração, que segue até domingo (15), e reúne a qualidade, inovação, tradição e diversidade deste segmento tão importante do nosso estado.
É uma grande celebração inclusiva, que acolhe todos os públicos, incluindo aqueles que possuem restrições alimentares, mas também famílias, amantes da boa música, da gastronomia, de Pets, de cervejas artesanais, chocolates e arte, moda, tudo em um só lugar, além de espaço infantil. É um encontro que une agricultores e agricultoras familiares, povos originários, comunidades quilombolas, artesãos e artesãs e todo o público que irá visitar o evento.
Para as pessoas veganas, intolerantes à lactose e à glúten, ou que optam por uma alimentação mais saudável, por exemplo, a Kantina Jaqueira, da Associação Agroecológica Jaqueira, que é do povoado do Córrego, de Amargosa, traz à Feira um cardápio formado por alimentos produzidos de forma agroecológica na própria comunidade. Tem Yakissoba, Rubacão, Feijoada, Moqueca de Jaca, além de diversos lanches e sobremesas.
“Estamos levando para a Feira alimentos de alta qualidade, produzidos com muito amor, na nossa comunidade e cada pessoa vai poder experimentar e se encantar com cada sabor”, afirma Fabrícia Santos da Silva, agricultora e coordenadora geral da Associação Jaqueira.
Diretamente do município de Miguel Calmon, vem outra novidade, o macarrão de aipim, sem glúten, da Cooperativa de Produção Agropecuária (Coopal) de Miguel Calmon, que surgiu da necessidade de ter um aproveitamento total dos alimentos, evitando desperdício na unidade de processamento de vegetais.
“Além do Macarrão ao Vivo, teremos os vegetais minimamente processados, higienizados e prontos para o consumo como cenoura, abóbora, beterraba e aipim descascado e a cooperativa lança também uma nova linha de massas, como o macarrão de beterraba e o de massa tradicional”, adianta Daniel Jordão, gerente administrativo da Coopal.
O Nordeste se encontra aqui
Nesta edição, o evento conta com a realização da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – Sabores e Tradições do Nordeste, que traz para a capital baiana representantes de 136 empreendimentos dos estados do Piauí, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e da Paraíba. Junto com a Bahia, promoverá uma celebração da tradição e cultura do Nordeste brasileiro.
O público que visitar o evento terá a oportunidade de adquirir produtos saudáveis na 2ª Produtos Orgânicos Agroecológicos Certificados e se encantar e adquirir produtos das Tendas Quilombola, Indígena e do Artesanato. A Feira terá ainda outras novidades, a exemplo das duas praças gastronômicas, que trarão pratos típicos dos diversos territórios baianos e o restaurante do Empório da Agricultura Familiar. Tudo isso acompanhado de boa música, que irá embalar o público nos três palcos do evento.
Show musicais
Sobem ao Palco Arena grandes nomes como Jau, Adelmario Coelho, Filhos de Jorge, Jeane Lima, Lutte, Paulo Jequié, Vanessa Borges, Gereba e as Ganhadeiras de Itapuã, além do Tributo à Mãe Bernadete. Já no Palco Nordestino, a animação ficará por conta de Wilson Aragão, Cicinho e Virgílio. E, no Palco do Samba, as atrações serão Clara Castro, Grupo Representa, Pagode 75, Taian Paim e muito mais. Os horários dos shows estão disponíveis no site www.car.ba.gov.br ou na página do Instagram @carbahia_.
Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), a Feira conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Horário de funcionamento
- Quando: 11 a 15 de dezembro
- Hoje (11/12) – Abertura 18h
- Quinta-feira (12/12) – 12h às 22h
- Sexta-feira a domingo – 10h às 22h
Leia também: Audiência pública discute impactos do Parque Eólico Canudos II