A inadimplência do crediário no varejo de moda na Bahia registrou um avanço de 19,36% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento aponta que 9,59% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias na primeira parte do ano, enquanto o indicador era de 8,03% em 2021. Os dados em questão são do Meu Crediário, fintech líder em sistema de crediário próprio para o varejo brasileiro.
Vale ressaltar ainda que para que um consumidor seja considerado inadimplente, é preciso que as compras estejam atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o consumidor já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.
O estudo também mostra que a inadimplência de junho recuou 9,70% em relação ao mês anterior. O levantamento aponta que 8,61% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento de junho, enquanto o indicador era de 9,53% em maio.
“A inadimplência alta ainda é reflexo da crise econômica, do fim do auxílio emergencial. No entanto, gradativamente, observamos que a inadimplência vem diminuindo. Essa tendência deve seguir nos próximos meses, o que auxilia o lojista a ter mais confiança e mais segurança para voltar a vender a prazo, algo que é extremamente necessário para o consumidor que perdeu a capacidade de compra por conta da inflação”, explica Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário.
Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.
Sobre o Meu Crediário
Líder em sistema de crediário próprio para o varejo brasileiro, o Meu Crediário oferece uma solução completa para a concessão de crédito em lojas de diversos segmentos como moda, calçados, óticas, materiais de construção, entre outros. Para facilitar a gestão, reduzir o risco de inadimplência e aumentar a rentabilidade dos lojistas, a fintech dispõe ainda de um sistema eficiente de análise de crédito, com automatização de cobranças e negativação de devedores, além de permitir variados métodos de pagamentos aos clientes, inclusive o Pix.
O Meu Crediário atende atualmente 1.000 lojas em todo o Brasil, com presença em mais de 500 cidades de todos os estados do País. Mensalmente também realiza o Índice Meu Crediário, levantamento que traz um panorama sobre a modalidade no varejo de moda nacional.