A Bem Brasil, líder no mercado de batatas pré-fritas congeladas no país, vai investir R$2 bilhões na construção de uma fábrica no município de Jaborandi, no Oeste da Bahia. A unidade, que deve entrar em operação em 2027, terá capacidade para beneficiar 400 mil toneladas de batatas por ano. Em entrevista ao site AgFeed, o presidente da companhia, Dênio Oliveira, disse que a unidade baiana vai permitir à Bem Brasil praticamente dobrar a produção atual, que é de 500 mil toneladas anuais.
A unidade vai gerar cerca de mil empregos diretos quando estiver em operação e, na agricultura, a expectativa é de criação de mais duas mil vagas no oeste da Bahia.
Durante a entrevista, o executivo disse ainda que a fábrica de Jaborandi será direcionada para as exportações. “Hoje [as exportações] representam 4% do nosso faturamento. Nós temos o objetivo de que as vendas para o exterior cheguem a 15% das receitas entre 2030 e 2032. Acreditamos que há um grande potencial de crescimento no México”, disse o executivo durante entrevista ao AgFeed.
Na entrevista, Dênio contou que seu irmão João Emílio, presidente do conselho de administração da Bem Brasil, adquiriu uma área de 2,7 mil hectares na região de Jaborandi onde ficará a nova fábrica.
“Ele já está produzindo lá, inclusive compramos batata dessa propriedade para as unidades de Minas”, contou Oliveira. A produtividade está acima da média vista nas lavouras mineiras, com 45 toneladas por hectare, contra uma média em torno de 43 toneladas por hectare em Minas.
A ideia, relata a reportagem, é fomentar a produção do tubérculo nas regiões próximoas à futura unidade. “Nós adquirimos as batatas de produtores que ficam em um raio de 250 quilômetros da fábrica e a ideia é sempre incentivar a produção enquanto montamos a unidade”, afirmou ao site AgFeed.
Sobre a Bem Brasil
A Bem Brasil é uma indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atuando no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional.
A história da empresa teve início em 1940, quando a família Rocheto deu início a uma atividade pioneira no Brasil: o cultivo de batatas selecionadas. Com o espírito empreendedor, a família não parou e, no final de 1990 começaram a estudar a viabilidade de ter uma fábrica de batatas pré-fritas 100% nacional.
Depois de investimentos contínuos em pesquisa e produção, nasceu a Bem Brasil. No ano de 2006, a primeira indústria de batatas genuinamente brasileira era inaugurada, na cidade de Araxá. Em 2017, a empresa inaugurou sua segunda unidade fabril, em Perdizes (MG).
Leia também: Alban: ‘Decisão do BC é incompatível com o atual cenário de inflação’