A Cibra Fertilizantes, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, tem investido significativamente no setor educacional, especialmente na Bahia. Desde o início de seu Programa de Voluntariado em 2019, a empresa já beneficiou mais de 1.700 jovens em estados como Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2023, mais de 559 jovens de escolas públicas foram diretamente impactados em cidades como Candeias, Salvador, Camaçari e Luís Eduardo Magalhães, com o apoio de 60 voluntários da Cibra.
Alinhada ao propósito corporativo de “Fertilizar parcerias para alimentar e transformar vidas”, a Cibra vê a educação como uma das principais alavancas para o crescimento sustentável e a formação de futuros líderes. Em entrevista exclusiva ao BA DE VALOR, o gerente de ESG da empresa, Osvaldo Pessan, disse que esses investimentos fazem parte de uma estratégia de longo prazo da empresa, que visa tanto o desenvolvimento educacional quanto o fortalecimento da marca no setor agrícola.
Além disso, a Cibra reforça a sua reputação como uma empresa socialmente responsável ao se tornar uma das mantenedoras da Junior Achievement Bahia (JA Bahia), consolidando parcerias que promovem a educação empreendedora e inovação nas escolas públicas. “A educação é uma das principais forças para promover o crescimento sustentável, tanto para a sociedade quanto para nossa empresa, fortalecendo a visão empreendedora, inovadora e sustentável dos jovens”, destaca Pessan.
Impacto socioeconômico
Entre as principais iniciativas da Cibra na Bahia, o programa “Executivos na Escola” se destaca por levar executivos da empresa para compartilhar suas experiências com cerca de 300 jovens do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador. A expectativa é de que essas trocas de conhecimento ajudem os estudantes a planejar suas carreiras e buscarem desenvolvimento profissional de longo prazo. “Essa interação inspira os jovens a enxergarem possibilidades concretas de futuro, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Pessan.
Como estratégia, a Cibra promove ações sociais em diversas regiões onde opera, o que tem sido um diferencial no fortalecimento da imagem corporativa. Projetos como o “Frente de Jovens”, que integra o calendário anual de atividades de Responsabilidade Social da empresa, ocorrem em 11 municípios e seis estados. Além de seu impacto direto nas comunidades, essas iniciativas refletem positivamente nos negócios da Cibra.
A combinação de educação, responsabilidade social e apoio ao desenvolvimento do setor agrícola, segundo Pessan, é vista pela Cibra como uma forma de transformar a cadeia produtiva no Brasil. “Ao capacitar jovens e promover o empreendedorismo nas comunidades rurais, a empresa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a formação de novos profissionais no agronegócio. Acreditamos que o desenvolvimento das comunidades depende de conhecimento e inovação. E é pela educação que fortalecemos o setor agrícola e garantimos um futuro ético e eficiente”, conclui.
Leia também: ‘Conversa de Valor’: Semana Nacional de Trânsito em foco