BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

A estratégia que projeta a Sal e Brasa na Bahia

De acordo com o CEO da SB Franquias,, Fernando Ribeiro, o desafio agora é de continuar expandindo no estado, em cidades com mais de 200 mil habitantes

JOANA LOPO por JOANA LOPO
05/11/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter
 Fernando Ribeiro, que é baiano, compartilha detalhes sobre o crescimento da Sal e Brasa Grill Express no estado

Com mais de três décadas de experiência no setor de alimentos e bebidas e um profundo conhecimento do mercado baiano, Fernando Ribeiro é uma referência para aqueles que acompanham a expansão do segmento na Bahia e no Nordeste. Tendo fundado marcas como Cantina Volpi e Fina Croc Pizzas e coordenado projetos de destaque, como o Baby Beef Express, Ribeiro atualmente lidera a SB Franquias, franqueadora da Sal e Brasa Grill Express, com atuação em 40 unidades de fast food distribuídas nas regiões Nordeste e Norte do país. À frente da ABF Regional Nordeste, sua visão não apenas molda estratégias para o mercado de alimentação fora do lar, mas também contribui para a expansão da economia local.

Nesta entrevista exclusiva ao BA DE VALOR, Ribeiro, que é baiano, compartilha detalhes sobre o crescimento da Sal e Brasa Grill Express no estado, abordando investimentos estratégicos, desafios de operação e perspectivas para a marca. A importância desse crescimento é evidente: o setor de alimentação impulsiona empregos, fomenta negócios locais e se adapta constantemente às demandas culturais e logísticas de cada região. Além de explorar as particularidades do mercado baiano, ele nos revela os novos caminhos planejados para a marca e sua contribuição para o desenvolvimento do setor de franquias no estado.

JOANA LOPO – A Bahia é um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do país. Quais fatores estratégicos motivaram o investimento na região e como a marca planeja se diferenciar nesse mercado? Tem planos de novas aberturas em outras regiões da Bahia?

FERNANDO RIBEIRO – Apesar de a nossa marca Sal e Brasa ter nascido na região Sudeste, foi na Bahia que demos o pontapé inicial, há 23 anos, para nos transformarmos em líderes de mercado no seguimento de churrascarias e fast food de grelhados no Nordeste. Naquela época, havia poucas churrascarias rodízio no Nordeste e assim fomos conquistando as diversas capitais dessa região. Então, em 2010, demos a largada no seguimento fast food, levando a atmosfera das churrascarias para lojas compactas em praças de alimentação de shopping. A força das churrascarias de rua dava muita visibilidade para a marca para ingressarmos, assim, no mercado de fast food e franquias. Isto tem dado muito certo, principalmente, por que mantivemos nosso DNA da origem de “custo benefício” na ponta.

JL – Em termos de capital, qual o montante já investido pela marca para estabelecer e expandir as operações na Bahia? Qual o prazo projetado para que esses investimentos retornem como faturamento sustentável?

FR – Falando do negócio do qual eu sou o CEO, que é a franqueadora da marca, o investimento feito pelos diversos franqueados das nossas 42 operações atuais ultrapassa a marca dos R$25 milhões. Na Bahia, o valor investido até o momento representa em torno de 30% disso, justamente porque temos aqui 12 unidades. A Bahia é o Estado com mais lojas franqueadas da marca Sal e Brasa Grill Express.

O prazo de retorno do capital investido sempre vai depender muito do grau de compromisso do franqueado com o negócio. Já tivemos casos de que, em 11 meses, todo capital investido já tinha retornado. A média tem sido pouco mais de 18 meses.

JL – O que a marca identifica como os maiores desafios ao investir e operar no mercado baiano, considerando aspectos logísticos, regulatórios e culturais?

FR – Confesso que navegamos muito bem na Bahia. Temos um enorme reconhecimento em relação ao valor agregado da marca. Mas também somos reconhecidos por nossos produtos e serviços para o mercado de alimentação fora do lar no estado da Bahia. Estamos além de Salvador, em cidades como Camaçari, Itabuna e Feira de Santana e já muito bem ambientados com os fatores logísticos, culturais e regulatórios do estado.

JL – Desde a entrada no mercado da Bahia, como o faturamento tem se comportado?

FR – Poderia lhe dizer que crescemos muito rápido na Bahia e conseguimos estar presentes nos principais Shoppings de Salvador e das cidades que citei acima. Agora o desafio é continuar expandindo no estado em cidades com mais de 200 mil habitantes, que pode ser em open malls, postos de gasolina ou dentro de grandes atacadistas e home centers, como já temos uma unidade dentro de um equipamento desse em Salvador.

JL – Quais inovações e novos produtos ou serviços a marca está introduzindo especificamente para o público baiano? Como essas novidades estão alinhadas às preferências regionais?

FR – Estamos sempre muito atentos ao mercado e aos movimentos dos concorrentes, por isso somos muito ágeis em ações como festivais de proteínas, distribuição de brindes em datas especiais como dia das mães, pais, namorados e crianças. Estamos sempre criando alternativas de preços e novos produtos para serem ofertados aos nossos clientes, nos mais diversos horários de funcionamentos dos shoppings.

JL – Muitos setores enfrentam gargalos como escassez de mão de obra qualificada e limitações logísticas. Quais têm sido os principais gargalos para a marca, e quais estratégias estão sendo implementadas para superá-los?

FR – O apagão de mão de obra vale para todo o país e nos mais diversos seguimentos do varejo, indústria ou comércio. Aí são diversos fatores que influenciam nisso, mas o que temos praticado na nossa rede é sempre influenciar nossos franqueados no cuidado humanizado com os seus colaboradores, prática de meritocracia e premiações por metas alcançadas. Essas são algumas das ações que contribuem bastante para retenção de mão de obra, principalmente em um momento tão agudo de escassez.

JL – Pensando no impacto socioeconômico, quais são os principais resultados que a marca espera alcançar na Bahia, seja na geração de empregos, apoio a fornecedores locais, seja nas práticas de sustentabilidade?

FR – A cada unidade que inauguramos geramos de 14 a 16 empregos diretos, contribuindo assim com, no mínimo, mais de 60 pessoas indiretamente. Que são os familiares desses colaboradores, impactados positivamente pelos salários e benefícios pagos por nossos Franqueados Empresários. Vale salientar que atualmente o Grupo Sal e Brasa emprega em torno de 2.200 colaboradores em todos os negócios do Grupo, e atinge diretamente mais de nove mil pessoas, gerando renda e contribuição significativa em arrecadação de impostos para o país e os municípios onde estamos presentes.


Leia também: Sal e Brasa Express Grill abre mais duas unidades no estado da Bahia

Tags: BahiaCamaçariFeira de SantanaSal e Brasa Grill ExpressSalvador
Artigo Anterior

Mais de 1,45 milhão de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos

Próximo Artigo

Procon da Bahia faz mutirão de renegociação de dívidas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

André Faro Almacen Pepe
Atualidade

Pepe Week antecipa descontos e aquece vendas de fim de ano no Almacen Pepe

Leandro Mirra
Atualidade

Leandro Mirra assume a direção da filial de Brasília da NWADV

Guilherme Bellintani e parceiros
Economia

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Próximo Artigo
Procon

Procon da Bahia faz mutirão de renegociação de dívidas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Barco F333 GT Fibrafort

Maior fabricante de barcos da América Latina confirma sua estreia no Salvador Boat Show

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.