Está entregue a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após a resolução do Contran, que barateou e facilitou o acesso do documento à população. O primeiro baiano a receber o documento – para as categorias A e B – foi André Ricardo, que atualmente vive na Espanha, e veio para o Brasil emitir o documento para ampliar o leque de oportunidades no mercado de trabalho. A entrega ocorreu na sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), nessa segunda-feira (02) e foi realizada pelo diretor- geral do órgão, Max Passos, e pelo secretário nacional da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Adrualdo Catão.
Após a resolução do Contran 1020, o processo além de mais barato se tornou muito mais rápido e seguro. André Ricardo disse que começou o processo no inicio de janeiro e que não acreditava que seria tão rápido.
“Vim de férias para a Bahia e como estava precisando ampliar minhas oportunidades de emprego no país onde resido, iniciei o processo de forma online. Realizei todos os procedimentos, cumpri as exigências, passei pelos testes teórico e prático e, para minha grata surpresa, estou aqui recebendo minha habilitação. Inclusive antecipei o meu retorno para a Espanha, pois esperava que o processo fosse demorar bem mais. Consegui economizar para aproveitar um pouco mais das minhas férias aqui no estado e, agora, sou um condutor”, disse André no momento da entrega da CNH.
Segundo o diretor-geral do Detran, Max Passos, a Bahia desponta como um dos estados mais avançados nos processos administrativos e tecnológicos da nova CNH do Brasil. “Estamos com 100% dos processos sistêmico e administrativo prontos. Reduzimos todos os valores possíveis para o cidadão. Hoje já trabalhamos com o laudo custando R$180 e acabamos de assinar o teto dos exames médicos também para o mesmo valor. Além disso, já estamos realizando o cadastro para quem deseja ser um instrutor autônomo. Essas são as nossas políticas públicas em consonância com os projetos do Governo Federal”, enfatizou Passos.
Realizar aulas online e cumprir a exigência de duas horas/aula antes do exame prático encurtou distâncias e reduziu a menos da metade o desembolso dos candidatos. “O processo está cada vez mais rápido em todo o Brasil. Além disso, aqui na Bahia, o Detran assinou decreto que estipula o teto máximo para os exames médicos que é de R$ 180,00 (cento e oitenta reais). Todos os estados estão se adaptando ao processo. A nossa proposta é proporcionar um trânsito cada vez mais seguro e acessível para todos”, reiterou, Adrualdo Catão.
CNH do Brasil
O novo modelo pode reduzir o custo da CNH em até 80% para as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio). Essa economia é possível porque o Ministério dos Transportes passou a oferecer o curso teórico gratuitamente em formato digital, acessível pela CNH do Brasil. Com a nova plataforma, é possível estudar todo o conteúdo teórico sem custo adicional, se preferir. Além disso, a retirada da carga horária mínima obrigatória de 20 horas-aula práticas e a possibilidade de contratar instrutores autônomos credenciados ampliam as opções e aumentam a concorrência, o que torna o processo mais acessível.
Leia mais:






















