Salvador recebe no dia 23 de março a Feira de Intercâmbio 7 a 17 anos, no hotel Mercure Pituba. O evento, realizado pela CI – Intercâmbio e Viagem, é o único do país especializado para essa faixa etária. Ele contará com a a presença de representantes de escolas internacionais, de destinos como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que devem ajudar a encontrar respostas sobre todas as questões que envolvem o tema dos pais e estudantes. Além disso, influenciadores digitais da região como as youtubers Bibi Tatto, do Canal Bibi e Ju Fahel, do canal Menina Baiana, também participarão do evento falando sobre a experiência com estudo no exterior.
O interesse por programas de educação internacional vem aumentando entre os jovens brasileiros nos últimos anos, que cada vez mais cedo buscam se aventurar no sistema educacional de outros países, ou mesmo aprender outro idioma no exterior durante as férias. Na CI – Intercâmbio e Viagem, a procura pelo Intercâmbio Teen – curso de idioma durante as férias escolares – e High School – cursar parte do Ensino Médio no exterior – cresceu aproximadamente 35%, em 2016, programas esses destinados a idades entre 7 e 17 anos.
No evento, os especialistas da área explicam as possibilidades de intercâmbio e turismo para os adolescentes. “Além do Intercâmbio Teen e do High School, temos opções de Intercâmbio Esportivo, preparação de estudantes para serem aceitos em universidades estrangeiras, e viagens de formatura para estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, explica a diretora educacional da CI, Tereza Fulfaro.
Quando o assunto é estudar em outro país algumas dicas são de grande importância para ter uma viagem agradável, inesquecível e sem contratempos. A diretora educacional da CI lista alguns pontos que merecem atenção na hora de planejar seu intercâmbio.
Comece por um bom planejamento antecipado
Se preparar com antecedência para o intercâmbio poupará muita dor de cabeça, tanto para economizar como para aproveitar o melhor do local escolhido. “Uma vantagem muito grande de quem se planeja muito antes, é conseguir preços mais acessíveis, como o da passagem aérea”, aconselha Tereza.
Faça uma poupança para ajudar nos custos
Separar uma parte do dinheiro e depositar em uma poupança pode parecer uma decisão difícil para os jovens, mas que no futuro trará ótimos benefícios para quem pretende estudar no em outro país. “A poupança é uma das melhores formas de conseguir um dinheiro certo para destinar em um intercâmbio. Mesmo que seja um investimento a longo prazo, a disciplina pode trazer bons frutos e aliviar possíveis dívidas”, recomenda.
Pesquise sobre o destino e mantenha a mente aberta
Alguns destinos de intercâmbio podem apresentar um alto custo de vida, o que no final pode acabar pesando mais no bolso do viajante. “Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o país escolhido e comparar com outros, que também atendam às expectativas do intercambista, pode ajudar a encontrar uma saída para gastos excessivos” comenta a diretora.
Busque orientação com profissionais
O acompanhamento de alguém experiente no processo pode evitar futuras dores de cabeça para o intercambista e sua família. Visitar eventos especializados no assunto também servem bem ao propósito de consultoria. Nas palestras oferecidas pela Feira de Intercâmbio 07 a 17 anos da CI – Intercâmbio e Viagem, o foco é deixar claro para o estudante a importância que o intercâmbio terá na vida dele, além de mostrar para os pais como essa formação ajudará no desenvolvimento pessoal e profissional de seu filho. Por esse motivo são abordados assuntos como as melhores opções de programas no exterior, planejamento para entrar em uma universidade em outros países, como se preparar para o intercâmbio e uma gama enorme de outros temas. “Um especialista vai ajudar a manter o foco, e cooperar para manter a empolgação, mostrando que é possível sim fazer o intercâmbio, se administrar bem as finanças”, completa Tereza.
Confira a programação completa da feira no site https://feira.ci.com.br/.