BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Vendas no varejo da Bahia aumentaram 1% em agosto, diz IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
11/10/2017
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

A retração geral nas vendas do comércio no estado é puxada há 14 meses pelos móveis e eletrodomésticos (Foto: AG. Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

As vendas do varejo na Bahia seguiram em queda (-0,6%) em agosto em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Em julho, já haviam recuado 0,7% nessa comparação. Nesse confronto, o varejo baiano teve desempenho próximo à média nacional (-0,5%) e acompanhou outros 15 estados em que as vendas recuaram. Os piores resultados registrados pelo comércio, nesse confronto, vieram de Sergipe (-1,4%), São Paulo (-1,7%) e Amazonas (-3,2%).

Apesar do resultado negativo frente a julho, quando a comparação é com o mesmo mês do ano de 2016, as vendas do comércio varejista baiano seguem em alta (1%) em agosto, acelerando em relação a julho, quando haviam crescido 0,6%. Foi o terceiro incremento consecutivo das vendas nesse tipo de confronto, depois de quase dois anos e meio de recuos seguidos. Ainda assim, em relação a agosto de 2016, o varejo baiano (1%) segue crescendo bem menos que a média nacional (3,6%) e mantém o segundo resultado positivo mais tímido, acima apenas do Ceará (0,2%).

Dos 27 estados, 6 tiveram quedas nas vendas do comércio em agosto17/agosto16, sendo as mais intensas em Goiás (-8,0%), Paraíba (-7,8%) e Distrito Federal (-4,0%). Por outro lado, o varejo teve seus melhores resultados, nessa comparação, em Santa Catarina (16,4%), Acre (12,9%) e Rondônia (12,8%).

As vendas do varejo baiano seguem em queda no acumulado no ano de 2017 (-1,8%) e nos 12 meses encerrados em agosto (-5%). Ambos os recuos são bem mais intensos que a média nacional (+0,7% e -1,6% respectivamente), mas seguem numa trajetória de desaceleração do ritmo de perdas desde o início de 2017.

Dos 27 estados, 14 ainda apresentam queda nas vendas do varejo no acumulado de 2017 e 19 seguem com resultados negativos para o acumulado em 12 meses.

Automóveis e material de construção 

Na Bahia, as vendas do comércio varejista ampliado – que engloba o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – cresceram 4,4% na comparação agosto 17/agosto 16. Foi o melhor resultado para o varejo ampliado baiano neste ano, acima do varejo restrito (1,0%), embora ainda abaixo da média nacional (7,6%).

Tanto as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (11,3%) quanto as de material de construção (11,0%) cresceram a dois dígitos em agosto, na Bahia. Os bons resultados do mês reduziram as perdas acumuladas pelo varejo ampliado tanto no ano (de -1,4% em julho para -0,7% em agosto) quanto em 12 meses (de -5,0% em julho para -3,8% em agosto).

Vendas de móveis e eletrodomésticos seguem em forte crescimento 

Em relação ao mesmo mês do ano passado, em agosto/17, na Bahia, apenas 2 das 10 atividades do varejo e varejo ampliado tiveram resultados negativos: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-13,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-10%).

Dentre as 8 atividades em que houve aumento das vendas, os destaques, em termos de magnitude do crescimento, foram para os setores de móveis e eletrodomésticos (40,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (20,1%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,5%).

Pelo seu peso na estrutura do comércio baiano, a atividade de móveis e eletrodomésticos foi, pelo terceiro mês consecutivo, a principal influência positiva no resultado do mês. Ela cresce seguidamente desde março deste ano e já tem uma expansão acumulada de 22,1% no ano de 2017.

Destaca-se também o aumento nas vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,5%). Essa atividade inclui as lojas de departamento e parte expressiva do comércio eletrônico (grandes sites de vendas) e vem crescendo seguidamente desde maio, acumulando expansão de 4,7% em 2017.

Por outro lado, as vendas dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo (-13,3%) continuam exercendo a principal pressão de baixa no varejo baiano, impedindo que as vendas tivessem um resultado ainda melhor em agosto, frente ao ano passado.

Os hiper e supermercados são a atividade de maior peso no varejo e seguem com quedas sucessivas nas vendas há mais de dois anos, desde maio de 2015 (-4,9%), sem mostrar ainda redução importante do ritmo de recuo. Em 2017, já acumulam perda de 13,0%.

Tags: automóveiscomércioeletrodomésticosIBGEmóveissupermercadosvarejo
Artigo Anterior

Operação Barreira Fiscal já verificou 517 caminhões

Próximo Artigo

Inflação para idosos sobe e acumula alta de 3,53%

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Praveen Singhavi
Atualidade

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática global

Bahia mantém dívida baixa em 2025, com queda expressiva nas últimas décadas
Economia

Bahia mantém dívida baixa em 2025, com queda expressiva nas últimas décadas

Centro de distribuição mercado livre
Economia

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Próximo Artigo

Inflação para idosos sobe e acumula alta de 3,53%

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Centro de distribuição mercado livre

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Flávio Marinho

Lighthouse, casa de investimentos com foco no Norte e Nordeste, anuncia novo sócio, Flavio Marinho, ex-Senai Cimatec

Braskem na COP30: indústria como parte da solução

Braskem na COP30: indústria como parte da solução

Composição do VLT

Governo da Bahia avalia levar o VLT de Salvador até Camaçari

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Desmonte

Governo do Estado realiza ação educativa da Operação Desmonte em Feira de Santana

Exposibram

EXPOSIBRAM chega a Salvador com as maiores empresas e tendências da mineração mundial

Aeronava vista de baixo

Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Reunião da APOINME

Às vésperas da COP 30, povos indígenas denunciam avanço da indústria do petróleo e gás sobre seus territórios

Desmonte

Governo do Estado realiza ação educativa da Operação Desmonte em Feira de Santana

Exposibram

EXPOSIBRAM chega a Salvador com as maiores empresas e tendências da mineração mundial

Aeronava vista de baixo

Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Quatro milhões de pessoas terão de fazer prova de vida no INSS

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

Reunião da APOINME

Às vésperas da COP 30, povos indígenas denunciam avanço da indústria do petróleo e gás sobre seus territórios

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.