BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Salvador debate ideias para impulsionar a economia criativa

REDAÇÃO por REDAÇÃO
23/11/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0

ACM Neto: "A economia criativa sempre foi objeto de discussão e de debate, mas agora começamos a materializar esse tema com um foco econômico" (Foto: Max Haack/Secom)

Share on FacebookShare on Twitter

Está dada a largada para a maior maratona do Nordeste de temas, ideias e discussões acerca de um assunto que vem ganhando destaque nos últimos anos: a economia criativa. É o Salvador Creativity and Media Festival (Scream), com abertura oficial realizada na manhã desta sexta-feira (23), no Fera Palace Hotel, e que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e da presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Ana Coelho, além de representantes do mercado publicitário, profissionais e estudantes da área de comunicação.

“Essa é uma das vocações de Salvador: a criatividade do povo. A economia criativa sempre foi objeto de discussão e de debate, mas agora começamos a materializar esse tema com um foco econômico, com objetivo de gerar emprego, de movimentar a economia e produzir negócios. E nada melhor do que discutir mídia, produção audiovisual, enfim, diversos meios de produção da economia criativa para que seja estimulada ainda mais essa vocação”, salientou o prefeito.

A presidente da ABMP salientou que o Scream é um movimento para valorizar o que a cidade tem de melhor. “Salvador possui uma indústria criativa fortíssima e tudo isso deve ser usado a nosso favor. A cidade mudou bastante nos últimos anos e precisamos dar alma à cidade, puxar essa criatividade, trazer essa provocação e inspirar as pessoas”, afirmou Ana Coelho.

Até este sábado (24), serão realizadas 150 ações em três locais diferentes da região que originou e inspira até hoje a capital baiana: o Centro Histórico. Além do Fera Palace, as atividades acontecem também no Espaço Cultural da Barroquinha e no Teatro Gregório de Mattos (TGM). “Nunca houve um evento com essa magnitude de apresentações na cidade. O propósito é melhorar o status das pessoas, dos negócios, das organizações e das cidades. A ideia é de que, ao final, consigamos gerar a maior quantidade de interações positivas em prol de Salvador”, salientou Isaac Edington.

Para a jornalista Márcia Ferreira, o Scream Salvador é de extrema importância, pois, além de tratar da comunicação criativa, aborda-se também diversos temas que estão na pauta do dia, a exemplo da inclusão de gênero, e reúne-se pessoas de áreas diversas como publicidade e moda. “É muito importante englobar esse público e discutir esses temas, ligando tudo isso à questão da comunicação. Por exemplo, hoje você tem um grande número de empreendimentos que refletem e utilizam muito a questão das mídias sociais. A criatividade neste ambiente, muitas vezes, é um grande diferencial para o negócio”, afirmou.

Avanços

Na ocasião, o prefeito também salientou os avanços promovidos pela administração municipal, nos últimos cinco anos, para impulsionar a cadeia criativa na cidade. Dentre as principais ações está a instituição do eixo Cidade Criativa dentro do Salvador 360 – programa de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda idealizado pela Prefeitura.

A iniciativa já vem rendendo frutos como o Casa Salvador – estrutura montada em parceria com o Youtube que vem fomentando a produção audiovisual para a internet. Além de movimentar a cadeia produtiva, a produção de conteúdos com foco em Salvador acabam contribuindo para a divulgação da capital baiana para o mundo. Um exemplo disso é a websérie Desafio Cozinha Raiz, que já possui mais de 1,7 milhão de visualizações oriundas de diversas partes do Brasil e do mundo.

Para o primeiro semestre de 2019, já está prevista mais uma novidade: o lançamento do Hub de Economia Criativa. O projeto está sendo finalizado e a Prefeitura vai buscar financiamento privado para estimular uma série de projetos que englobarão setores que vão desde o artesanato até a produção audiovisual. A intenção é de que os microempresários terão apoio ao financiamento, com intermediação municipal, e terão acesso ao ambiente de coworking para desenvolvimento das ideias de negócios.

Programação

A programação do evento envolve palestras, workshops, painéis e exposições, com temas que envolvem inovação, crise, desafios da comunicação, nova era da mídia, inteligência artificial, startups, assédio e diversidade, entre outros assuntos. A estimativa é reunir aproximadamente 5 mil pessoas durante o festival. Participantes com passaporte em mãos têm acesso a todos os espaços nos dois dias do evento. Ao final, todos recebem certificado de participação.

Uma parceria com o Coreto Hype – projeto inspirado em grandes movimentos de ocupação de espaços públicos do mundo – vai garantir atividades nas proximidades dos locais da programação. Estarão presentes expositores de música, moda, arte, design, gastronomia, decoração, artesanato, além de atividades socioculturais.

Participantes

Grandes nomes estão confirmados na grade do Scream Salvador, entre os quais o de Nizan Guanaes, sócio e co-fundador do Grupo ABC, embaixador da Boa Vontade da Unesco e nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times; e Candice Pascoal, fundadora e CEO da Kickante, plataforma de financiamento coletivo, única brasileira ganhadora do prêmio Cartier Women’s Iniative Awards 2017. Candice vai tratar do tema “Inovar em tempos de crise”.

Também foram convidados Bob Wollheim, co-fundador da Much More e sócio-fundador do YouPIX. Na sua apresentação, Wollheim falará sobre “O Copo Meio Cheio da Comunicação”. Outro nome é o de Mauricio Magalhães, presidente da Agência Tudo, sócio-conselheiro do grupo EVA e conselheiro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo. Ele fala no Scream sobre o tema “Criatividade gera valor? Por que não na Bahia?”.

A programação ainda reunirá outros grandes executivos, como Ken Fujioka (Ada Strategy), Ana Cortat (HybridColab), Pedro Tourinho (Soko), Antônio Mazzafera (Fera Investimentos), Diego Oliveira (Youpper), Patrícia Santos (Empregue afro), Jéssica Tauane (Gorda de Boa), Júlia Azevedo (FFIPP), Raul Santa helena (Petrobras), Fabrício Lemos (Restaurante Origem), Lucas Reis (Zygon), Tarcízio Silva (IBPAD), Fábio Duarte e Bruno Duarte (Fit Dance), Duda Magalhães (Dream Factory) e Carol Ayres (Humana).

Tags: ACM NetoAssociação Baiana do Mercado PublicitárioFera PalaceScream Salvador
Artigo Anterior

Sede da Petrobras na BA teve superfaturamento de quase R$ 1 bi

Próximo Artigo

Estado investe R$ 78 mi e entrega trecho da Avenida 29 de Março

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exposibram 2025 reforça protagonismo da Bahia no setor mineral
Economia

Exposibram 2025 reforça protagonismo da Bahia no setor mineral

Restauração da rodovia BA-120
Economia

Bahia é líder em investimentos no país em 2025, somando R$ 4,12 bilhões e superando São Paulo

Summit de negócios
Economia

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Próximo Artigo

Estado investe R$ 78 mi e entrega trecho da Avenida 29 de Março

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Centro de distribuição mercado livre

Mercado Livre amplia presença na Bahia com novo Centro de Distribuição em Simões Filho

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Simone Caetano

Circuito Estações dos Vinhos une enogastronomia, inclusão e empreendedorismo na Bahia

Alunos em sala de aula

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abre processo seletivo simplificado com 38 vagas

Summit de negócios

Programação do Summit de Negócios Made in Bahia traz debates sobre crédito, inovação e infraestrutura

Praveen Singhavi

Bracell reúne especialistas e autoridades para discutir a importância do Brasil na agenda climática global

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Mulher sendo vacinada

Centro Universitário promove mutirão de serviços gratuitos na orla de Salvador

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Carla Batista

II Seminário Integridade Bahia debate os impactos da COP 30 para além da pauta ambiental

Exposibram 2025 reforça protagonismo da Bahia no setor mineral

Exposibram 2025 reforça protagonismo da Bahia no setor mineral

Evento Afro Fashion Day

Bracell enaltece a força da diversidade ao participar do maior desfile de moda negra do Brasil

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Mulher sendo vacinada

Centro Universitário promove mutirão de serviços gratuitos na orla de Salvador

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

TCU abre concurso com 20 vagas e salário inicial de R$ 26 mil

Carla Batista

II Seminário Integridade Bahia debate os impactos da COP 30 para além da pauta ambiental

Exposibram 2025 reforça protagonismo da Bahia no setor mineral

Exposibram 2025 reforça protagonismo da Bahia no setor mineral

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.