A Enel, através da sua subsidiária renovável Enel Green Power Brasil Participações, fechou hoje a venda de 100% das três usinas renováveis plenamente operacionais, totalizando 540 MW. para a empresa chinesa CGN Energia International Holdings Co. Limited . Com o negócio, a Enel irá R$ 2,9 bilhões.
Os três ativos renováveis que acabaram de ser vendidos são as usinas solares Nova Olinda (292 MW), localizadas no Piauí, e Lapa (158 MW), na a Bahia, bem como o parque eólico, de 90 MW, também na Bahia. A contraprestação paga à Enel pela venda desses três ativos está sujeita a ajustes de acordo com a prática padrão de mercado para esse tipo de transação.
Em nota, a Enel diz que “em linha com o Plano Estratégico 2019-2021 do Grupo, esta transação visa maximizar e acelerar a criação de valor através da rotação de ativos para liberar recursos que podem ser investidos em novos projetos, enquanto a Enel continuará as atividades de gerenciamento da planta nos ativos vendidos. O mercado brasileiro de renováveis é rico em oportunidades para o Grupo, que quer continuar crescendo no país, inclusive financiando seus novos investimentos através do modelo Build, Sell and Operate (BSO)”.
Todas as três usinas possuem contratos de compra de energia (PPAs) de longo prazo. A Lapa e a Nova Olinda são apoiadas por contratos de suprimento de 20 anos que prevêem a venda de volumes específicos de energia gerada pelas usinas para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Cristalândia é apoiada por PPAs de 20 anos com um pool de empresas brasileiras de distribuição de eletricidade.
Localização
Nova Olinda está localizada no município de Ribeira do Piauí. A instalação, composta por cerca de 930.000 painéis solares em uma área de 690 hectares, pode gerar mais de 600 GWh por ano. A Lapa, localizada em Bom Jesus da Lapa, é composta por duas instalações, Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW). O parque, composto por cerca de 500.000 painéis solares, é capaz de gerar cerca de 340 GWh por ano. O parque eólico de Cristalândia está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio. O parque eólico é capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano.