Com o objetivo de tornar a arte e a cultura acessível a todos os jovens de Salvador, a TPC abraçou o desafio de levar sua Biblioteca Itinerante a comunidades e instituições de crianças e adolescentes com pouco acesso a literatura. Dessa forma, hoje, atendendo ao pedido de uma seguidora do Instagram da empresa, a Biblioteca visitou mais de 50 crianças da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), localizada no bairro da Liberdade.
E o investimento em cultura não parou por aí. O projeto TPC Cultural também levou, na véspera do dia das crianças, o Teatro Amador para apresentar a peça Sítio do Pica-Pau Amarelo a mais de 180 crianças carentes, do bairro de Valéria. Nesta ação, foi realizada a doação de brinquedos novos para cada criança do Centro Educacional Paulo VI.
O Teatro Amador TPC e a Biblioteca Itinerante surgiram em uma das operações do segmento automotivo de Salvador, já tendo participado da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) nas duas últimas edições, com duas apresentações teatrais e exposição dos livros para leitura dos visitantes. Na Flipelô de 2018, o Teatro lotou o auditório da Faculdade de Medicina, no Centro Histórico da cidade, onde mais de 200 pessoas assistiram à encenação.
As apresentações de teatro desta unidade da TPC iniciaram em 2016, como forma de expressão, que propunha aos colaboradores contar a biografia de autores brasileiros de forma criativa. Foi criado um comitê para a montagem das peças, pois ações como adaptação dos textos, ensaios, produção dos figurinos e cenários precisavam ser tomadas. Nesta trajetória, escritores como Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Monteiro Lobato já foram reverenciados. Ao todo, mais de 100 colaboradores da operação e de outras unidades da TPC já participaram da ação.
Sobre a Biblioteca Itinerante, ela é um legado de fomento a cultura, tendo início com um carrinho improvisado para compartilhar os livros da operação, com as demais unidades da TPC. Ela foi reformada em 2018, graças a doação de uma Fiat Ducato customizada, possuindo, atualmente, centenas de livros. Destaca-se, também, a biblioteca presente na operação, que conta com um arsenal com aproximadamente 2 mil livros doados e disponíveis para aluguel dos colaboradores.