Reportagem de Tatiany Carvalho
Especial para o Bahia de Valor
Uma casinha de madeira, toda iluminada, e cercada de elementos que nos lembram o campo, esconde em seu interior a magia do Natal. Na entrada, o visitante poderá ver, no jardim, renas, árvores e bonecos que não são brancos como a neve – ao invés disso, o elemento central é a madeira que dá vida a esse cenário que faz adultos virarem crianças e até mesmo chorar ao abraçar o Papai Noel – que usa gorro, macacão vermelho e camisa quadriculada. Isso mesmo! Na Casinha do Papai Noel na Fazenda montada na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), a força do meio rural se faz presente seja na decoração, seja na mesa, seja na simplicidade da vida rural.
“As crianças dos centros urbanos não enxergam o campo na vida delas. A ideia é mostrar que, mesmo no Natal, o campo se faz presente naquela ceia maravilhosa. Como é feito o queijo, a rabanada, o vinho e o pão?”, diz a coordenadora do espaço, Irma do Amor. Este é o segundo ano que o Bom Velhinho tem uma casa montada na Fenagro. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).

Como não poderia deixar de ser, Papai Noel é o personagem principal e continua com aquele sorriso largo no rosto à espera de quem por lá quiser passar. “Já me pediram até um trator”, diz ele com ar de riso. Mas, o pedido de maior emoção foi mesmo o de uma criança: “Ele me disse que queria ganhar um livro. Então eu fui na minha estante e peguei um pra ele”, lembra o Bom Velhinho com brilho nos olhos.

Mas, tem também aqueles que pedem algo ainda mais simples – um abraço do Papai Noel. “Uma senhora chorou emocionada porque nunca tinha visto um Papai Noel”, lembra Fernando Garcia, 58 anos, o produtor artístico que há cinco anos dá vida a este personagem que não pode faltar no Natal.
“O Natal traz felicidade, paz e união”, disse a visitante Laura Souza, 7 anos, que posou ao lado de Papai Noel. A mãe dela, Andresa Souza, comentou que a visitação ao espaço é parada obrigatória na Fenagro. Este é o segundo ano que o Bom Velhinho dá uma passadinha pela Feira. Em 2018, cerca de 15 mil pessoas foram visitá-lo. Neste ano, mais de 25 mil devem passar por lá.
No último dia da Fenagro, na próximo domingo (1º/12), o Papai Noel vai desfilar em carro aberto, ou melhor, num carro de boi – um meio de transporte que ainda é utilizado no meio rural. Ele vai saudar o público, numa apresentação que terá ainda fanfarras e bois adestrados. O desfile está programado para as 16h e vai percorrer as ruas da Feira.

Agrovila Natalina
Além de matar o desejo de conhecer e poder tirar fotos com o Bom Velhinho, o público que quiser antecipar a compra dos presentes de Natal pode visitar, ao lado da Casa do Papai Noel na Fazenda, a Agrovila Natalina, com 12 estandes – sendo dois de produtos alimentícios e os demais de presentes.
S E R V I Ç O
32ª fenagro
Data: Até 1º de dezembro
Local: Parque de Exposições de Salvador
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Ingresso: R$ 10
*Entrada franca para crianças até 10 anos e idosos (mais de 60 anos)
Casa do Papai Noel na Fazenda
Horário de Visitação: 8h às 12h e das 14h às 17h
Ingresso: Gratuito
Agendamento Escolas: consultoria@bahiaagrotec.com/71 99198-8045