BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

A estratégia que projeta a Sal e Brasa na Bahia

De acordo com o CEO da SB Franquias,, Fernando Ribeiro, o desafio agora é de continuar expandindo no estado, em cidades com mais de 200 mil habitantes

JOANA LOPO por JOANA LOPO
05/11/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter
 Fernando Ribeiro, que é baiano, compartilha detalhes sobre o crescimento da Sal e Brasa Grill Express no estado

Com mais de três décadas de experiência no setor de alimentos e bebidas e um profundo conhecimento do mercado baiano, Fernando Ribeiro é uma referência para aqueles que acompanham a expansão do segmento na Bahia e no Nordeste. Tendo fundado marcas como Cantina Volpi e Fina Croc Pizzas e coordenado projetos de destaque, como o Baby Beef Express, Ribeiro atualmente lidera a SB Franquias, franqueadora da Sal e Brasa Grill Express, com atuação em 40 unidades de fast food distribuídas nas regiões Nordeste e Norte do país. À frente da ABF Regional Nordeste, sua visão não apenas molda estratégias para o mercado de alimentação fora do lar, mas também contribui para a expansão da economia local.

Nesta entrevista exclusiva ao BA DE VALOR, Ribeiro, que é baiano, compartilha detalhes sobre o crescimento da Sal e Brasa Grill Express no estado, abordando investimentos estratégicos, desafios de operação e perspectivas para a marca. A importância desse crescimento é evidente: o setor de alimentação impulsiona empregos, fomenta negócios locais e se adapta constantemente às demandas culturais e logísticas de cada região. Além de explorar as particularidades do mercado baiano, ele nos revela os novos caminhos planejados para a marca e sua contribuição para o desenvolvimento do setor de franquias no estado.

JOANA LOPO – A Bahia é um dos mercados mais dinâmicos e competitivos do país. Quais fatores estratégicos motivaram o investimento na região e como a marca planeja se diferenciar nesse mercado? Tem planos de novas aberturas em outras regiões da Bahia?

FERNANDO RIBEIRO – Apesar de a nossa marca Sal e Brasa ter nascido na região Sudeste, foi na Bahia que demos o pontapé inicial, há 23 anos, para nos transformarmos em líderes de mercado no seguimento de churrascarias e fast food de grelhados no Nordeste. Naquela época, havia poucas churrascarias rodízio no Nordeste e assim fomos conquistando as diversas capitais dessa região. Então, em 2010, demos a largada no seguimento fast food, levando a atmosfera das churrascarias para lojas compactas em praças de alimentação de shopping. A força das churrascarias de rua dava muita visibilidade para a marca para ingressarmos, assim, no mercado de fast food e franquias. Isto tem dado muito certo, principalmente, por que mantivemos nosso DNA da origem de “custo benefício” na ponta.

JL – Em termos de capital, qual o montante já investido pela marca para estabelecer e expandir as operações na Bahia? Qual o prazo projetado para que esses investimentos retornem como faturamento sustentável?

FR – Falando do negócio do qual eu sou o CEO, que é a franqueadora da marca, o investimento feito pelos diversos franqueados das nossas 42 operações atuais ultrapassa a marca dos R$25 milhões. Na Bahia, o valor investido até o momento representa em torno de 30% disso, justamente porque temos aqui 12 unidades. A Bahia é o Estado com mais lojas franqueadas da marca Sal e Brasa Grill Express.

O prazo de retorno do capital investido sempre vai depender muito do grau de compromisso do franqueado com o negócio. Já tivemos casos de que, em 11 meses, todo capital investido já tinha retornado. A média tem sido pouco mais de 18 meses.

JL – O que a marca identifica como os maiores desafios ao investir e operar no mercado baiano, considerando aspectos logísticos, regulatórios e culturais?

FR – Confesso que navegamos muito bem na Bahia. Temos um enorme reconhecimento em relação ao valor agregado da marca. Mas também somos reconhecidos por nossos produtos e serviços para o mercado de alimentação fora do lar no estado da Bahia. Estamos além de Salvador, em cidades como Camaçari, Itabuna e Feira de Santana e já muito bem ambientados com os fatores logísticos, culturais e regulatórios do estado.

JL – Desde a entrada no mercado da Bahia, como o faturamento tem se comportado?

FR – Poderia lhe dizer que crescemos muito rápido na Bahia e conseguimos estar presentes nos principais Shoppings de Salvador e das cidades que citei acima. Agora o desafio é continuar expandindo no estado em cidades com mais de 200 mil habitantes, que pode ser em open malls, postos de gasolina ou dentro de grandes atacadistas e home centers, como já temos uma unidade dentro de um equipamento desse em Salvador.

JL – Quais inovações e novos produtos ou serviços a marca está introduzindo especificamente para o público baiano? Como essas novidades estão alinhadas às preferências regionais?

FR – Estamos sempre muito atentos ao mercado e aos movimentos dos concorrentes, por isso somos muito ágeis em ações como festivais de proteínas, distribuição de brindes em datas especiais como dia das mães, pais, namorados e crianças. Estamos sempre criando alternativas de preços e novos produtos para serem ofertados aos nossos clientes, nos mais diversos horários de funcionamentos dos shoppings.

JL – Muitos setores enfrentam gargalos como escassez de mão de obra qualificada e limitações logísticas. Quais têm sido os principais gargalos para a marca, e quais estratégias estão sendo implementadas para superá-los?

FR – O apagão de mão de obra vale para todo o país e nos mais diversos seguimentos do varejo, indústria ou comércio. Aí são diversos fatores que influenciam nisso, mas o que temos praticado na nossa rede é sempre influenciar nossos franqueados no cuidado humanizado com os seus colaboradores, prática de meritocracia e premiações por metas alcançadas. Essas são algumas das ações que contribuem bastante para retenção de mão de obra, principalmente em um momento tão agudo de escassez.

JL – Pensando no impacto socioeconômico, quais são os principais resultados que a marca espera alcançar na Bahia, seja na geração de empregos, apoio a fornecedores locais, seja nas práticas de sustentabilidade?

FR – A cada unidade que inauguramos geramos de 14 a 16 empregos diretos, contribuindo assim com, no mínimo, mais de 60 pessoas indiretamente. Que são os familiares desses colaboradores, impactados positivamente pelos salários e benefícios pagos por nossos Franqueados Empresários. Vale salientar que atualmente o Grupo Sal e Brasa emprega em torno de 2.200 colaboradores em todos os negócios do Grupo, e atinge diretamente mais de nove mil pessoas, gerando renda e contribuição significativa em arrecadação de impostos para o país e os municípios onde estamos presentes.


Leia também: Sal e Brasa Express Grill abre mais duas unidades no estado da Bahia

Tags: BahiaCamaçariFeira de SantanaSal e Brasa Grill ExpressSalvador
Artigo Anterior

Mais de 1,45 milhão de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos

Próximo Artigo

Procon da Bahia faz mutirão de renegociação de dívidas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Embarcação Cassi
Negócios

Travessia Salvador-Itaparica em 12 minutos? Nova aposta da Cassi Turismo garante acesso mais rápido a destinos procurados do litoral.

Próximo Artigo
Procon

Procon da Bahia faz mutirão de renegociação de dívidas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plantação de algodão

Brasil se torna o maior exportador mundial de algodão em 2025

Quadra de tênis

Costa do Sauípe volta ao circuito mundial de tênis após 14 anos

INDEX discute desafios da indústria baiana no enfrentamento aos desafios climáticos globais

INDEX discute desafios da indústria baiana no enfrentamento aos desafios climáticos globais

Escritório Nelson Wilians

Nelson Wilians Advogados alerta sobre uso indevido de seu nome e imagem institucional

André Corrêa do Lago

Carta da presidência da COP30 pede engajamento do setor privado no combate às mudanças climáticas

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Gráfico impresso sob caneta e calculadora

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plataforma de petroleo

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Nova carteira de identidade

SAC inicia atendimento por ordem de chegada para nova carteira de identidade; veja postos

André Corrêa do Lago

Carta da presidência da COP30 pede engajamento do setor privado no combate às mudanças climáticas

Pessoas carreando replica do planeta terra

Salvador sediará o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade com foco na COP 30

Gráfico impresso sob caneta e calculadora

PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel é empossado como secretário de Administração da Bahia

Plataforma de petroleo

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás

Homem com cédulas de real nas mãos

Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.