Ester Figueiredo*
Outubro bem que poderia ser considerado o mês da formação leitora, pois temos três momentos especiais que convergem para essa compreensão: o Dia do Estudante, Dia do Professor e o Dia das Crianças. E, o Studio Palma, celebra o conjunto de escritoras agenciadas que sabem bem a importância da literatura como prática social e promovem a literatura em suas obras e encontros nas escolas, feiras e festas literárias.
Sabendo que a formação leitora atende a diversos e diferentes públicos, as escritoras agenciadas do Studio Palma também atuam nos espaços da educação e na pesquisa literária. Palmira Heine e Lucianna Ávila dedicam-se, além da produção autoral, à contação de histórias, com temas que abordam as trocas de experiências entre gerações e a imaginação.
Nadja Nunes envolve as crianças com suas histórias inspiradas no cotidiano e olhar de avó que perpassa gerações, escrevendo, também, poesias. Terezinha Passos associa a música à palavra literária, tornando as contações de histórias momentos ainda mais divertidos para públicos de todas as idades.
Márcia Mendes e Regina Luz abordam através da escrita ancestralidade e pertencimento, contribuindo para a formação afetiva e respeitosa para diferentes públicos leitores, em especial, as crianças.
Emile Lima e Carla Chastinet presenteiam os pequenos leitores como uma produção literária que trabalha inclusão, emoções e conscientização para a diversidade e sustentabilidade e direito à leitura. Também se apropriam do ambiente pedagógico para promover a formação de docentes, para a abordagem de temas como acessibilidade, meio ambiente e, claro, a exploração da fértil imaginação das crianças.
O agenciamento dessas escritoras baianas que têm o pé na educação e escrevem uma nova página na literatura é motivo de grande alegria e orgulho para o Studio Palma. A literatura é direito de todas as crianças. E essa certeza só aumenta nosso compromisso em levar essa mensagem adiante, apresentar o catálogo das obras destas escritoras para escolas e distribuidoras, pois o trabalho desenvolvido por elas, em percorrer diferentes espaços de formação leitora, é exemplar e necessário para toda a Bahia.
- Ester Figueiredo é escritora, idealizadora da Rede Colaborativa de curadoria literária, curadora de grandes eventos literários a exemplo da Feira Literária de Mucugê (Fligê) e sócia-diretora do Studio Palma.