A Praça das Artes, localizada no Centro Histórico, será das crianças este final de semana. Com uma vasta programação 100% gratuita, o projeto Brinca Bahia proporcionará experiências inesquecíveis para a criançada com o Tio Paulinho e uma trupe de artistas. Entre as atrações, a Orquestra Compassos, a peça teatral Baú de Histórias, Musiclaunse o grupo UDT. Serão 10 horas de shows, oficinas, brincadeiras e atividades gratuitas que contam com patrocínio do Governo do Estado. A expectativa é receber 1500 pessoas por dia. As atividades acontecem sempre das 15h às 20h.
O Governo do Estado, que já viabilizou eventos gratuitos voltados para o público infantil e suas famílias nas festas de carnaval e São João, agora viabiliza o Brinca Bahia. Esta é a primeira vez que o projeto acontece em outubro para celebrar o Dia das Crianças. “Estamos muito felizes com a edição de estreia do Brinca Bahia. Vamos ocupar mais uma vez a Praça das Artes que já se tornou referência como um espaço de muita diversão para as crianças e acolhimento para as famílias”, celebra Andrea Chamusca, diretora da Happy Eventosque tem como missão promover projetos que valorizem a inclusão, entretenimento e bem-estar das pessoas.
Além das apresentações e performances no palco, personagens que ocupam o imaginário infantil, perna de pau, malabarista, camas elásticas, tobogã, oficinas de pipa e jogo da memória, maquiagem artística e muito mais. “Vamos fazer uma ação itinerante no Largo do Pelourinho convidando o público a participar desta grande festa”, avisa Tio Paulinho, anunciando que a novidade do projeto será o Espaço Balão Azul, uma Sala de Acomodação Sensorial que oferece ambiente de refúgio destinado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com foco no alívio imediato para quem esteja enfrentando sobrecarga sensorial, cada detalhe da sala foi planejado para tornar o ambiente calmo e acolhedor, proporcionando uma experiência reguladora. Com consultoria da Márcia Galvão, arquiteta que é mãe de um menino de nove anos com TEA e especializada em projetos de acomodação sensorial e planejou o espaço para reequilibrar as emoções de crianças neurodivergentes.
“O Balão Azul foi carinhosamente criado para oferecer um refúgio seguro e acolhedor para crianças com TEA. Em um ambiente climatizado, o espaço de acomodação sensorial é fundamental para garantir a inclusão e conforto para pessoas com autismo, contribuindo para o bem-estar e a participação delas em atividades sociais. Iniciativas como essa são essenciais para tornar os espaços mais acolhedores e respeitosos às suas necessidades”, destaca Márcia Galvão.
Para alivio de todos os papais e mamães de plantão, fraldário e praça de alimentação também estarão disponíveis. Conforto e segurança dos pequenos é prioridade para uma curtição responsável. Com pulserinhas de identificação, monitorados por funcionários, as crianças vão ter diversão garantida.
Serviço
- O que: Brinca Bahia – 10 horas de programação gratuita para a criançada, com Tio Paulinho, apresentação teatral, musicais, oficinas, brinquedos e muitos personagens
- Quando: Dias 12 e 13 de outubro, das 15 às 20h
- Onde: Praça das Artes, no Pelourinho
- Quanto: Gratuito
- Quem: Realização Happy Eventos com patrocínio do Governo do Estado da Bahia
Leia também: Luiz Mendonça lança livro e faz palestra em Harvard