BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

A revolução do banco digital no Brasil: transformando a experiência do usuário com o comércio conversacional

REDAÇÃO por REDAÇÃO
28/11/2022
em Atualidade
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
A revolução do banco digital no Brasil: transformando a experiência do usuário com o comércio conversacional
Share on FacebookShare on Twitter

Por Bruno Montoro*

Uma pesquisa recente da empresa Temenos, líder mundial em softwares bancários, comprova que a revolução digital bancária faz parte do Brasil. Hoje, mais de 88% dos brasileiros realizam transações online. Seja pelo aplicativo em seu computador ou smartphone, a maioria dos usuários prefere resolver tudo digitalmente. Diante deste cenário, em que o banco digital se tornou o carro-chefe de grandes empresas bancárias e fintechs, podemos dizer que existe um mundo novo para tornar a experiência do cliente a melhor, e mais personalizada possível. E, para isso, nada melhor do que usar a tecnologia a seu favor.

A rápida adoção do engajamento conversacional impulsionado pela inteligência artificial é essencial para se manter à frente da concorrência. Ao implantar ferramentas de conversação como chatbots ou bots de voz em canais digitais populares, os bancos podem automatizar processos repetitivos que fazem parte do suporte ao cliente, enquanto personalizam e interagem com os clientes em todo o funil, desde a pré-compra até a pós-compra.

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, usado por empresas para interagir com os clientes, e por boas razões. De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, o aplicativo de mensagens é de longe o mais usado no Brasil. Isso significa que mais de 96% dos brasileiros se comunicam pelo aplicativo.

É por isso que as principais organizações bancárias e fintechs do Brasil estão usando o WhatsApp como meio de alcançar seus clientes de forma proativa, promovendo ofertas e produtos e interagindo com eles. Ele ajuda a tornar toda a jornada do cliente perfeita e sem esforço para os players de BFSI (Serviços Bancários, Financeiros e Seguros). Além disso, essa ação proporciona uma comunicação totalmente personalizada, capaz de auxiliar os clientes com solicitações rápidas. Mesmo com toda a tecnologia disponível, a arte e a ciência da conversa provam que é uma maneira poderosa de criar valor.

O resultado é uma maior fidelidade do cliente, com recursos mais novos e inovadores. Ou seja, os consumidores podem verificar seus saldos e históricos contábeis, rastrear compras e obter dados como fariam se solicitassem a qualquer gerente de contas.

As funcionalidades não param por aí. O comércio conversacional com inteligência artificial pode solicitar todos os detalhes aos clientes, enquanto os incentiva a fazer uploads de cópias digitais para verificar documentos, por exemplo. Os recursos da empresa não precisam atualizar os detalhes do cliente manualmente porque os chatbots podem se integrar facilmente à maioria das ferramentas de gerenciamento de informações.

A IA conversacional também pode ajudar a criar e avaliar pedidos de empréstimo por meio de suporte conversacional em tempo real. Ou seja, os chatbots de conversação baseados em IA podem ajudar os clientes a explorar várias opções de empréstimo, reduzindo o tempo e a energia necessários para solicitar e se qualificar para crédito.

Uma abordagem conversacional para o setor bancário é o futuro, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, especialmente em mercados emergentes que priorizam principalmente as mensagens. Desde o envolvimento promocional pré-compra até o suporte na tomada de decisões orientado à compra e, por último, a assistência pós-compra, cada ponto de contato com o cliente tem o potencial de ser automatizado e contínuo. Afinal, por mais que estejamos na era digital, uma conversa transparente sem dúvida rende relacionamentos profundos com seus clientes atuais ou futuros.


*Bruno Montoro é Head Enterprise Business Latin America da Gupshup

Tags: banco digital
Artigo Anterior

IPTU de Salvador amplia isenção de imóveis e não terá aumento real em 2023

Próximo Artigo

Juros médios cobrados pelos bancos chega a 42,2% ao ano em outubro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Industria Brecell
Atualidade

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel
Atualidade

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Plenário da camara dos deputados
Atualidade

Câmara aprova projeto de lei para proteger crianças e adolescentes nos meios digitais

Próximo Artigo
indicador juros

Juros médios cobrados pelos bancos chega a 42,2% ao ano em outubro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Reunião SDE e ACB

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços

Placa de aluga-se com prédio ao fundo

Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Reunião SDE e ACB

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços

Placa de aluga-se com prédio ao fundo

Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.