De 16 de junho a 22 de julho, estão abertas as inscrições para o curso “AKOBEN preenchendo currículos – O ensino de artes visuais e as culturas negadas”, primeira etapa do projeto AKOBEN – Um chamado para a arte-educação, uma formação gratuita e presencial voltada a professores da rede pública, estudantes de licenciatura, arte-educadores e público geral, com interesse no campo da arte-educação a partir de perspectivas decoloniais. A proposta adota uma abordagem crítica do ensino-aprendizagem em artes visuais, com ênfase no desenvolvimento da alfabetização visual a partir de epistemologias contra-hegemônicas historicamente negadas — especialmente as culturas afrodiaspóricas.
Idealizado por Romário Oliveira, artista-educador e pesquisador do campo das Artes Visuais, essa primeira ação será realizada presencialmente na Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, no bairro de Itapuã), de 02 de agosto de 2025 a 28 de março de 2026, num total de 15 aulas, distribuídas quinzenalmente aos sábados, de 14h às 18h, com carga horária total de 40 horas, distribuídas em cinco módulos de 8 horas cada. A formação combina aulas expositivas, oficinas e laboratórios criativos.
Serão selecionados 30 integrantes, profissionais da arte-educação — professores da rede pública (municipal, estadual ou federal), estudantes de licenciatura em artes e arte-educadores ou interessados na área — com prioridade para pessoas pertencentes a grupos socialmente vulnerabilizados, como mulheres, população LGBTQIAPN+, pessoas negras e indígenas. Mais informações e inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdo2LKMhYBYSVS3QIkRiI49_ncjehwyWzyUOLknQG8OYi9qZQ/viewform?usp=header. Ou através do perfil do projeto @akoben.aprenda no Instagram.
Metodologia
Os módulos abordarão temas como: introdução ao ensino e à aprendizagem das artes em perspectiva histórico-crítica e decolonial; reflexões sobre arte, educação e política a partir do Movimento Negro Educador; debates sobre lutas feministas e suas interseções com a arte contemporânea; acessibilidade e sustentabilidade na arte-educação; e, por fim, a sala de aula como espaço seguro, com enfoque na diversidade sexual e de gênero no campo arte-educativo.
Mais do que um curso, AKOBEN é um movimento de resgate, reconstrução e enfrentamento, evocando o princípio de Sankofa, que convida a olhar para o passado como caminho para transformar o presente e o futuro. O nome do projeto parte da simbologia adinkra “akoben”, que significa “corneta de guerra” na cultura dos povos Akan, do atual Gana.
“No projeto, utilizamos a potência ancestral de Akoben, um chamado à luta e à resistência, especialmente contra o epistemicídio secular que marginaliza os saberes e fazeres dos povos da diáspora nos campos da arte e da educação”, destaca Romário Oliveira, que atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GEEARVI), ambos da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A proposta nasce da vivência de Romário Costa como artista-educador em escolas públicas de Salvador, ao identificar graves lacunas na implementação das leis nº 10.639/2003, nº 11.645/2008 e nº 14.986/2024, que determinam a inclusão das histórias e culturas africana, afro-brasileira, indígena e femininas nos currículos escolares. “A escassez de formações continuadas e de recursos didáticos apropriados para essas abordagens motivou a criação do AKOBEN como resposta pedagógica concreta à essas ausências estruturais. A plataforma proporciona abordagens críticas e transversais, que articulam identidade, educação étnico-racial e suas interseccionalidades”, ressalta o artista-educador.
O projeto AKOBEN atua como uma tecnologia afrofuturista para a efetivação de legislações que determinam a inserção de conteúdos étnicorraciais, de gênero e de acessibilidade nos currículos e práticas pedagógicas. Ao valorizar práticas decoloniais, críticas, afrorreferenciadas e inclusivas, a iniciativa fortalece o papel da arte-educação na implementação de políticas públicas como a Aldir Blanc, ampliando a presença de conteúdos pluriversais nas experiências educativas.
Futuro
A segunda etapa do projeto acontecerá de 25 de abril a 16 de maio de 2026, com o “Workshop AKOBEN – Recursos didáticos negrorreferenciados para ensino e aprendizagem em artes visuais”, com duração total de 12 horas, distribuídas em três encontros de 4 horas cada. Nessa fase, a proposta é explorar a gamificação como método estético-educativo, estimulando a criatividade em torno do desenvolvimento de jogos como recursos didáticos a fim de estimular o engajamento de estudantes do ensino fundamental nas aulas de artes. As inscrições e mais informações podem ser acessadas através da página do projeto.
O workshop começa com a criação do Jogo da Memória Adinkra, que introduz símbolos dos povos Akan por meio de técnicas de carimbo e estamparia. No segundo dia, os participantes produzem pinturas postais inspiradas na linguagem geométrica e abstrata de Rubem Valentim com os Dados Compositivos. A atividade final propõe uma Batalha Naval artística, a partir de referências visuais do artista através de suas composições e simbologias afrobrasileiras.
Espiralando Pedagogias
Com uma perspectiva de longo prazo, o projeto AKOBEN pretende expandir sua atuação em contextos educativos escolares e não escolares, construindo uma rede formativa que possa multiplicar seus efeitos por meio de materiais, jogos, vídeos, imagens, textos e práticas docentes. A iniciativa se inspira em experiências anteriores do proponente, como o projeto “Gamificação e ensinagens negrodiaspóricas em Artes Visuais”, que distribuiu recursos didáticos baseados nos símbolos adinkra e na obra de Rubem Valentim para escolas da rede pública de Salvador.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
O quê: Inscrições para o curso “AKOBEN preenchendo currículos – O ensino de artes visuais e as culturas negadas”,
Quando: 16 de junho a 22 de julho
Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdo2LKMhYBYSVS3QIkRiI49_ncjehwyWzyUOLknQG8OYi9qZQ/viewform?usp=header
Mais informações: perfil do Instagran do projeto @akoben.aprenda