Com o volume de tráfego de voos no mesmo patamar do período de pré-pandemia da Covid-19, a capital baiana já vislumbra a retomada do fluxo turístico, proveniente do setor aéreo na alta temporada. De acordo com a Vinci Airports, que administra o Aeroporto de Salvador, a cidade registrou crescimento de 1,5 milhão de passageiros transportados no segundo trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2019 – ano anterior às restrições impostas pela pandemia.
O potencial da cidade como um dos principais destinos turísticos brasileiros tem sido chamariz para a atração de investimentos do poder público e privado, dentre os quais se traduzem na ampliação da oferta de voos pelas companhias áreas. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em relação aos voos internacionais, a Aerolíneas Argentinas, por exemplo, confirmou que em outubro dobrará de dois para quatro a quantidade de voos que fazem a rota semanal entre a capital baiana e a capital argentina Buenos Aires, considerada um dos principais polos de emissores turísticos para Salvador. A partir do final de dezembro, a oferta chegará a seis voos por semana.
A TAP Air Portugal disponibilizará para a capital baiana, a partir de novembro, seis partidas semanais para Lisboa, número semelhante ao operado antes da crise sanitária. A Emirates Airlines, por sua vez, se comprometeu em apresentar as potencialidades e importância do destino Salvador em Dubai para um possível estudo de rota internacional entre a capital baiana aos Emirados Árabes Unidos.
Já a Gol Linhas Aéreas lançará um voo semanal para Montevidéu, capital do Uruguai. Além disso, a empresa está em processo de consolidação do seu hub instalado recentemente em Salvador. A estrutura permite melhor distribuição de voos entre vários aeroportos, assim como de realização de viagens diretas a destinos internacionais. Como estímulo à implantação desse hub, a Prefeitura fará concessão de benefícios fiscais, com base na lei municipal 9.276/2017, que deverá ser regulamentada em breve.
A Prefeitura de Salvador e a Azul Linhas Aéreas planejam uma ação integrada para realização de cursos na área de Tecnologia da Informação, em parceria com o Senai/Cimatec. A companhia também estuda desenvolver na cidade um curso de piloto de avião específico para a população negra e também adicionará à malha aérea 120 voos inéditos, provenientes de oito cidades brasileiras, durante a alta temporada de verão. As novas rotas partirão das cidades mineiras de Confins e Uberlândia, Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), das paulistas Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto e Foz do Iguaçu (PR), totalizando um incremento de 28 mil assentos.
Estratégias
Para atrair novos voos à capital baiana, a Prefeitura tem investido em estratégias de divulgação do destino Salvador, como road shows e famtours, junto a operadoras de turismo e agências de viagens, em parceria com o trade. No último mês de agosto, em conjunto com o Aeroporto de Salvador, atraiu pela primeira vez ao Brasil o CAPA Latin America Summit, principal evento na área de aviação que reúne executivos das principais empresas aéreas do mundo. O evento foi realizado durante dois dias, no Centro de Convenções de Salvador (CCS), e considerado uma grande oportunidade de mostrar as potencialidades da capital baiana diretamente para as empresas.
“É gratificante saber que nossa cidade está colhendo os frutos deste investimento que fizemos inclusive durante a pandemia. Tudo isso se deve à estratégia da secretaria com a divulgação nacional e internacional, para que os setores ligados ao turismo possam conhecer Salvador, ver de perto a nova cara da cidade, como ela está revitalizada, além da diversidade cultural, gastronômica, esportes náuticos e de toda oferta de turismo local”, ressalta a titular da Secult, Andrea Mendonça.