A marca Amvox tem investido bastante em tecnologia e a expectativa é que passe a fazer o lançamento de até 20 produtos anualmente. Para alcançar essa meta e ampliar seu portifólio de soluções, a empresa, que já dobrou sua produção em 2020, agora conta com uma parceria com o Cimatec para desenvolver produtos inovadores que serão lançados no mercado pela Amvox.
Victor Lima, gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, explica que o foco principal sempre é escutar o mercado e ouvir suas dores. “O mundo requer conectividade e rapidez, então nós buscamos soluções que envolvam tecnologia e inovação para transformar a vida dos consumidores, oferecendo processos mais inteligentes e produtos de qualidade superior”, conta.
Ele explica que a empresa baiana trabalha com duas formas de desenvolvimento de produtos: de curto e longo prazo. Na de curto prazo, a ideia é trabalhar melhorias para produtos que já existem, como deixar um dispositivo mais tecnológico. Já na de longo prazo, a premissa é levar ao mercado algo totalmente novo, o que leva mais tempo e demanda mais investimento.
O CEO da Amvox, Guilherme Santos, explica que esse movimento não é novo, já que a inovação está no DNA da empresa. “A gente sempre investiu em inovação, essa é uma das premissas da empresa: inovação e tecnologia. Temos um calendário de troca de modelos em que focamos nas melhorias dos produtos. A gente não pode deixar o produto ultrapassado, buscamos sempre fazer atualizações”, diz.
“Sem dúvida é um diferencial nosso, a gente conseguiu chegar até aqui fazendo de forma diferente, procurando investir em produtos novos para alcançar a velocidade que o mercado exige e isso tem ajudado a impulsionar nosso crescimento”, completa o executivo.
Parceria com o Cimatec
Um dos maiores nomes quando se fala em inovação tecnológica, o Cimatec agora é um parceiro da Amvox para o desenvolvimento de novas soluções e produtos. A empresa baiana vai funcionar como um “investidor anjo” para startups dentro do Cimatec.
“Nós entramos com o aporte financeiro e o Cimatec contrata as pessoas e desenvolve dentro da instituição todos os projetos. A ideia é pegarmos projetos e ideias inovadoras e desenvolvemos juntos para realizar o lançamento de produtos que vão atender demandas do mercado de forma inovadora”, explica Victor.
O tempo de desenvolvimento desse tipo de projeto é de, em média, 15 a 20 meses. O resultado desse desenvolvimento deve ser lançado em todo o Brasil, já que a Amvox já está presente nos principais varejistas do país e tem ganhado cada vez mais espaço no segmento.
A empresa pretende ainda investir nos próximos cinco anos R$ 100 milhões, sendo R$ 15 milhões na expansão da linha de montagem e na implantação de uma unidade de moldes de injeção.