Do interior da Bahia para o mundo, o jovem arquiteto Júnior Andrade está dando um salto exitoso ao sair de dois escritórios praticamente doados em troca de seus serviços para unidades espalhadas pela Bahia, São Paulo, Dubai e Estados Unidos. Isto porque, no exterior as estruturas ainda estão sendo planejadas e até o final de 2024 suas bases estarão prontas.
O investimento em todos dos projetos de expansão é de cerca de R$1,8 milhão e seu faturamento anual gira na casa dos R$2,5 milhões. Embora tenha iniciado sua carreira na Bahia, Andrade conta que precisou sair do estado para fixar escritório em São Paulo, onde encontrou uma mão de obra mais qualificada e também pela proximidade de fornecedores. “Considero São Paulo a capital da América Latina, mas a Bahia já está em pleno crescimento. Muitos profissionais saíram de lá, se capacitaram e estão retornando, levando mão de obra qualificada, que é um grande gargalo na região”, observa.
Por causa da sua forte atuação nas redes sociais, o arquiteto revela que foi procurado por um grande empreendedor, com quem já está trabalhando a todo vapor em um projeto na Áraba Saudita, concebido pouco antes da pandemia. À equipe do BadeValor, ele revelou ser seu maior projeto fora do país.
“Fui ao encontro dele e fechamos um trabalho para 14 mil m². Temos, no Brasil, projetos maiores de 50 mil m², mas essa oportunidade foi criada nas redes sociais e é muito importante esse posicionamento nosso. O cliente chegou pelo Instagram pedindo uma reunião comigo, disse que conheceu meu trabalho em páginas especializadas em arquitetura e tinha condições para começar o projeto. Fui lá, discutimos as condições e iniciamos nossos negócios”, afirmou.
Trata-se da idealização e construção do Palácio Abo Omar, em Jeddah. “O contratante foi um empresário que já entrou até no Guiness Book e nos trouxe muita visibilidade mundial com a conclusão do projeto. O palácio contou com características muito peculiares, como um elevador dentro da suíte máster, um cinema e uma pista de boliche interna, entre outros destaques. Depois disso, vieram outros projetos especiais, como um mega complexo com as maiores marcas de automóveis de alto luxo, como Lamborghini, Bentley e Tesla. Agora, queremos chegar a outros países”, ressalta Andrade.
Para ele, a cereja do bolo é atender às necessidades das pessoas e entender que arquitetura é para elas, para seus desejos. “Trabalhamos com público de alto padrão, com arquitetura exclusiva. Além do ofício técnico de projetar, o arquiteto é um pouco de artista, psicólogo e engenheiro. Se um profissional reúne tudo isso para se formar como arquiteto, ele sabe interpretar o que o cliente deseja. Trabalhamos com a imaginação”, destaca.
Além dos projetos comerciais, Andrade conta que o carro-chefe são os desenhos residenciais e multiresidenciais, sendo 80% da produção voltada para as residências de alto padrão. “Essa é nossa expertise. A arquitetura é um campo muito vasto e a pandemia acelerou isso. Tanto que o número de lançamentos aumentou. Somos o quinto país com maior parque territorial do mundo, o que permite construir em muitas áreas. Vejo com bons olhos o futuro da arquitetura, principalmente nos temas como sustentabilidade, energia limpa, tecnologia limpa, energia solar, automação e outros. Os arquitetos precisam estar atentos a isto”, pontua.
O Arquiteto
Junior Andrade, aos seus 29 anos tem, atualmente, dois escritórios no Brasil – um, na Bahia, e outro, em São Paulo. Em breve, irá abrir uma nova unidade no exterior. A equipe de arquitetos que trabalha com Andrade, se divide entre os projetos, a gestão do negócio e até do marketing.
“Hoje o foco continua no Oriente Médio e a abertura do nosso escritório lá é uma estratégia para novos projetos em Dubai, Bahrein, Abu Dhabi e Omã. O mercado americano, principalmente em Miami e Nova York, tem se mostrado aberto também, então, nossa expansão deve se dar nesses dois sentidos”, completa o arquiteto.
Iniciou sua profissão em 2015, quando se formou no município de Itabuna, Na época, ele se decidiu pela profissão por gostar de criar, considerando que sua mãe, professora de educação artística, o influenciou na escolha. “Achei que seria jogador de futebol, mas queria fazer alguma coisa relacionada à criatividade e um dia em uma loja de iluminação percebi que por meio da luz entraria para a arquitetura”, conta ele.
Além de atuar em sua terra natal, Vitória da Conquista, Andrade tem projetos em 19 cidades e equipes que atua em todo o estado. Sua sede, atualmente, está em São Paulo, mas também tem escritório físico na Bahia. “Um professor me disse que só sabe projetar quem sabe executar e desde que comecei, isso foi uma das grandes dificuldades que tive, que foi de encontrar mão de obra qualificada na Bahia, principalmente no interior, para executar os projetos, então alguns projetos precisei viajar para fora para trazer técnicas construtivas, engenheiros e até mesmo mestre de obras para mostra como se faz. Mas hoje isso está mudando”, avalia ele.
Mais informações:
Instagram: https://www.instagram.com/