Cerca de 35% dos(as) fornecedores(as) do Assaí Atacadista, na Bahia, são regionais. Por meio dessa abordagem, o atacadista busca reforçar a sua presença e impacto positivo no Nordeste e, com a parceria de fornecedores (as) locais, como a Vida Alimentos, a Companhia busca a personalização da experiência de compra e excelência no atendimento ao cliente.
A adaptação de produtos regionais às gôndolas é um processo que promove a cultura local e gera novas oportunidades comerciais para outros estados. Fábio Santos, Diretor Regional do Assaí na Bahia, Sergipe e Petrolina (PE), destaca que esse tipo de parceria cria um diferencial dentro do varejo alimentar, beneficiando, principalmente, os(as) pequenos(as) empreendedores(as) e facilitando a disponibilidade de produtos em loja de maneira rápida.
“Hoje, 45% do nosso público é formado por pela Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, pequenos(as) e microempreendedores(as), transformadores etc. São essas pessoas que se dirigem às lojas do Assaí todos os dias para abastecer os seus estabelecimentos graças ao modelo de negócio que adotamos, baseado em preços cerca de 10% abaixo do varejo tradicional, sortimento amplo e diversidade de meios de pagamento. Contudo, o grande diferencial para a conquistar a confiança, regionalmente, é a proximidade que temos com os(as) nossos(as) fornecedores(as) locais, pois é justamente com eles(as) que conquistamos uma personalização da compra assertiva, além de agilidade e consistência na disponibilização do produto em loja”, explica o Diretor.
Parcerias com a Vida Alimentos
Entre as marcas envolvidas na parceria com o Assaí está a Vida Alimentos. Sediada em Jequié, no interior da Bahia, a empresa atua no beneficiamento, venda e distribuição de açúcares, grãos e derivados. A parceria começou a partir da inauguração da segunda loja da atacadista no estado, em Feira de Santana, em outubro de 2013. Desde então, trabalham em modelo de parceria que inclui todas as 29 lojas do Assaí na Bahia e em Sergipe (capital e interior).
O CEO da Vida Alimentos, Matheus Miranda, explica que com os avanços observados ao longo dos anos, surgiu a oportunidade de criar um modelo de sinergia entre as equipes baseado na abertura e disponibilidade em discutir o mercado e analisar, por meio de pesquisas, as particularidades de cada região e descobrir aspectos estratégicos para a inserção do produto nas cidades do estado.
“Para chegar em um lugar, precisamos ter muito bem mapeado diferentes aspectos locais, como o poder de compra dos(as) habitantes, aspectos culturais que influenciam no consumo, preferências de produtos e os melhores momentos do ano para inseri-los, entre outras particularidades. Esse processo só pode ser bem-feito se trabalharmos com empresas que acreditam no diálogo e no alinhamento periódico para entender o mercado. Assim, conseguimos identificar chances de ganho e a resolver quaisquer situações mais rapidamente”, afirma Matheus.
Regionalização como estratégia
Uma das vantagens que as marcas baianas têm ao fazerem parte do mix de produtos do Assaí é a abrangência territorial oferecida. Os itens podem estar presentes em diferentes localidades simultaneamente, alcançando outros pontos de venda e superando questões logísticas de acesso a territórios com difícil inserção geográfica. Essa característica, aliada à facilidade com que as equipes tiveram de trabalhar em conjunto e de conseguir benefícios com a união de ambas as empresas fez com que a Vida Alimentos desenhasse uma marca de produtos para venda exclusiva nas lojas do Assaí.
Na Bahia, por exemplo, o arroz, feijão e açúcar “Do Chef” ganharam espaço nas prateleiras do estabelecimento. A iniciativa, segundo Matheus, surgiu dos alinhamentos e conversas semanais protagonizados pela equipe das duas Companhias, que identificaram, por meio de análise de estudos de tendência de consumo, a priorização e fidelização da clientela baiana aos alimentos da cesta básica. “Mesmo com diferenças entre as regiões, identificamos o padrão de procura por esses produtos. Sendo assim, unimos a abrangência territorial do Assaí e o nosso conhecimento para desenhar uma mercadoria personalizada, seguindo a demanda do(a) cliente e, sobretudo, mantendo todas as propriedades nutricionais que um alimento de qualidade tem e precisa”, contextualiza o CEO.
Fábio finaliza explicando que toda essa estratégia é pensada em benefício dos(as) clientes. “Cuidamos da regionalização como uma maneira de inserção local e, ainda, de aproximação com o público. Somado, 22% dos nossos fornecedores em Bahia, Sergipe e Petrolina são regionais, o que ilustra um compromisso nosso em definir e estabelecer esse critério como padrão em nosso trabalho regional. Queremos sempre estar onde os(as) nosso(as) clientes estão, colocando-os(as) no topo das nossas prioridades e valores da cultura interna da empresa. Esse tipo de abastecimento complementa a indústria, sobretudo no interior por uma questão logística, portanto, ficamos realizados quando os(as) fornecedores(as) regionais acreditam no nosso trabalho, pois são eles(as) que trazem energia e vida para as nossas lojas”, adiciona.
A Bahia é o 3º estado com maior quantidade de lojas do Assaí em todo o país, se consagrando como um grande mercado para a Companhia, além de ser o estado onde o Assaí tem a maior quantidade de lojas no Nordeste. O atacadista já contabiliza 24 lojas na região, reforçando o seu espaço como uma das redes favoritas dos baianos.
Assaí Atacadista
Empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, de acordo com a NielsenIQ Homescan.
Está presente nas cinco regiões do País com mais de 275 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. É ainda uma Corporation, ou seja, uma Companhia sem um único controlador.
O Assaí integra a seleta carteira do IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2022 foi Top of Mind na categoria “Atacado”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”) pelo GPTW 2022. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral).
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