Os voos que ligam Santiago (Chile) a Salvador, com rotas diretas e escala em Montevidéu (Uruguai), operados pela Sky Airline, estreitaram a relação entre os destinos. Essa aproximação ganhou novo impulso, nesta semana, como um evento promovido no porto da capital baiana. O embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, recebeu o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, e representantes do trade turístico, a bordo do navio-escola Esmeralda, da Marinha chilena, usado em missões diplomáticas e de instrução. Os convidados acompanharam manifestações culturais e provaram pratos da gastronomia do país visitante.
“Queremos estreitar nossos vínculos com o Norte e Nordeste do Brasil, particularmente, com a Bahia, e fizemos hoje o primeiro ato com esse objetivo. É um esforço que esperamos continuar desenvolvendo com o tempo”, explicou o embaixador chileno.
“A Bahia é líder na atração de turistas estrangeiros no Nordeste, com os chilenos aumentando a sua participação, por causa dos novos voos diretos para Salvador, dentro do trabalho de captação de linhas internacionais, desenvolvido pelo Governo do Estado. Esse evento reforça a aproximação entre baianos e chilenos”, completou o secretário Bacelar.
Durante o evento, o titular da Setur- BA anunciou que a pasta promove, de 19 a 22 de agosto, em Santiago e Viña del Mar, dois destinos chilenos emissores de turistas, o evento Bahia Experience, em parceria com a Infinitas Travel. A secretaria vai capacitar operadores e agentes de viagens daquele país sobre a infraestrutura e as experiências que Bahia oferece aos visitantes.
“Os chilenos estão procurando bastante a Bahia. Os segmentos oferecidos aqui são uma atração à parte para eles, principalmente, o turismo religioso e o de negócios”, destacou o cônsul do Chile na Bahia, Ruben Soto.
Leia também: Uneb realiza concurso com 68 vagas para técnicos e analistas universitários