BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

Baiana Cubos Academy capta R$23 milhões e quer triplicar de tamanho este ano

REDAÇÃO por REDAÇÃO
22/01/2023
em Negócios, Negócios Locais
Tempo de Leitura: 6 minutos
A A
0
Baiana Cubos Academy capta R$23 milhões e quer triplicar de tamanho este ano

Startup foi fundada na Bahia, pelo tricampeão brasileiro de robótica e um dos cofundadores da Zig, José Messias Júnior (Foto: Divulgação)

Share on FacebookShare on Twitter

Fundada na Bahia, pelo tricampeão brasileiro de robótica e um dos cofundadores da Zig, José Messias Júnior, a Cubos Academy –  uma das maiores startups focadas no ensino de tecnologia do Brasil –  está completando neste mês de janeiro três anos de atuação no mercado. A edtech fundada em 2020, cresceu mais de 46 vezes durante o período, aumentou sua carteira de alunos em 12 vezes e alcançou o índice de 90% de empregabilidade dos estudantes concluintes do curso de Desenvolvimento de Software. E tem mais: no mês passado recebeu um novo investimento de R$23,2 milhões. A rodada Seed foi liderada pelas gestoras de investimentos Vox Capital e G2A Investment Partners, contando também com a participação da Solum Capital.

O  mês de janeiro será marcado pelo lançamento de cursos gratuitos na plataforma da edtech e descontos e vale-compras para novas matrículas. ‘’Durante esses três anos, mais de 2 mil alunos passaram pela Cubos Academy e já impactamos mais de 300 mil vidas com conteúdo educacional em nossos canais e plataforma de ensino. Acompanhar o sucesso da é muito gratificante. No entanto, presenciar vidas serem transformadas por meio da educação é o nosso principal estímulo. Por isso, nada melhor do que comemorar o nosso aniversário concedendo descontos e estímulos para os estudantes’, frisa José Messias Júnior.

A viabilização e incentivo ao acesso à educação é uma das prioridades da startup, que conta com várias iniciativas de estímulo. Entre eles, destaca-se a disponibilização de eventos e cursos gratuitos para os que buscam se aperfeiçoar na área tech.

A aba de ‘’Conteúdos Gratuitos’’ dispõe os materiais divididos por áreas de atuação e habilidades, sendo elas: Programação, Design UX/UI, Product Management e carreiras. Entre os materiais de estudos disponibilizados estão ebooks e dicionários sobre as respectivas áreas, minicurso de Java Script, ebook sobre a transição de carreira para programação, aulas gratuitas de Product Management e uma websérie sobre carreira e soft skills.

Para 2023, a expectativa é que a Cubos Academy triplique novamente de tamanho e continue a oferecer soluções inovadoras, como a Residência de Software 2.0, programa exclusivo voltado para a preparação de profissionais de acordo com as necessidades de cada empresa. De forma prática, o programa funciona como a primeira experiência de mercado na área. O grande diferencial, é que as companhias contratam a Cubos Academy para formar equipes de profissionais que atendam exatamente ao que elas desejam.

‘’O segmento das edtechs é extremamente promissor, sobretudo após a pandemia, quando o modelo de ensino remoto ganhou mais força. Unindo a oportunidade de mercado com uma metodologia realmente eficaz, a Cubos Academy conseguiu garantir um espaço expressivo no setor ao logo dessa feliz trajetória. Esperamos continuar impactando cada vez mais pessoas por meio da educação de qualidade’’, diz o CEO.

Aporte

A edtech utilizará o valor do aporte para focar em tração, visibilidade para a marca e produção de mais cursos, expandindo o portfólio de serviços com novas modalidades e alcançar novos alunos. Até aqui, a empresa operou majoritariamente com capital próprio e fez uma única rodada de capital semente com investidores-anjos em 2020, ano de fundação da edtech.

A Cubos Academy nasceu com o propósito de qualificar pessoas para as áreas de tecnologia, que concentram o maior crescimento de demanda por mão de obra qualificada tanto no Brasil quanto no cenário global. O setor deve contratar cerca de 800 mil profissionais até 2025, mostra pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom).

Entre os cursos oferecidos, todos de maneira online, estão Desenvolvimento de Software, Design UI/UX, Product Management e aprofundamentos em linguagens de programação como Flutter e Typescript.

Diferenciais

A metodologia de ensino é proprietária da Cubos: as aulas são ministradas ao vivo e online, com horário marcado e a gravação fica disponível ao aluno. Além disso, o estudante conta com todo o suporte dos professores, onde é possível participar de mentorias particulares. A edtech também disponibiliza trabalhos em grupo e discussões de casos, numa proposta que tem se mostrado eficaz. De todos os alunos já atendidos, quase 90% estão empregados após 3 meses da conclusão do curso.

Segundo o CEO da edtech, José Messias, o objetivo da empresa é transformar a realidade das pessoas por meio da educação profissionalizante, e para isso a escola atua com modelos de negócio B2B e B2C.

No modelo B2C, os alunos podem comprar os serviços diretamente ou aderir ao programa de Sucesso Compartilhado, no qual o aluno só começa a pagar pelo curso após sua conclusão e quando atingir renda mínima mensal de R$ 2 mil. Este modelo envolve um processo seletivo específico, que analisa raciocínio lógico e disposição e real interesse em trabalhar na área, e é um dos grandes diferenciais da startup. Com o Sucesso Compartilhado, a proposta também é permitir a pessoas de baixa renda o acesso à educação de qualidade, com segurança de investimento e sem chance de endividamento.

Já a frente de B2B é mais recente e engloba cursos de tecnologia promovidos por grandes empresas com intuito de geração de impacto social e contratação de novos talentos para as áreas de tecnologia. Big companies como o iFood e a Nubank contaram com o trabalho da edtech para formar novos times de desenvolvimento e também para a injeção de mais mão de obra qualificada no mercado. Dessa forma, é possível transformar realidades por meio da educação e, também, favorecer o setor.

A edtech também inovou ao ser a única no país a ter o programa de Residência de Software, que permite a residentes e ex-alunos da Cubos Academy, orientados por lideranças técnicas com experiência de mercado, aprender as rotinas das empresas com projetos reais, facilitando a entrada no mercado de trabalho com mais experiência, segurança e técnica.

‘’O sucesso da Cubos Academy é explicado pelo nosso cuidado em oferecer o que de fato o mercado está procurando. Levamos muito a sério a empregabilidade e ficamos realizados com as transformações que a educação profissionalizante promove na vida de inúmeros estudantes. Contar com esse investimento para continuar viabilizando essas mudanças é um privilégio. Estamos muito animados com os próximos passos’’, ressalta José Messias Júnior.

“Educação sempre foi uma vertical prioritária na tese de impacto social da VOX, e percebemos um forte alinhamento entre a nossa intenção e a Juninho como fundador, que através dos produtos de qualidade da Cubos quer transformar vida das pessoas por meio da formação profissional envolvendo o público das classes CDE, que hoje tem pouco acesso a esse tipo de educação. Estamos unindo forças para promover o crescimento da Cubos e poder impactar ainda muito mais pessoas!”, afirma Livia Brando, gestora à frente do VOX Tech for Good Growth, terceiro fundo de venture capital da casa.

O impacto social gerado pela Cubos Academy, além do potencial de desenvolvimento tecnológico disponível no país, atraiu a atenção também de Americo Matiello, sócio do G2A. O executivo sênior conta com mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia e educação.

“Olhamos vários ativos e a Cubos Academy foi, de longe, a que mais nos impressionou. Começando pelo time, que conta com uma grande experiência no setor de tecnologia e de educação, que concebeu e executa o portfólio de cursos com excelentes resultados de empregabilidade. Além disso, o NPS da marca e o índice de retenção da Cubos estão muito acima da média desse mercado, que estamos analisando há mais de 1,5 ano “.

Dados do Pitchbook mostram que o mercado de edtech valia US$163 bilhões em 2019, e deve chegar a US$ 404 bilhões em 2025 – um CAGR de 16,3%. No Brasil, olhando especificamente para o mercado de profissionais de tecnologia, a perspectiva é de movimentar R$ 75 bilhões em 2026, com tendência de alta em meio a uma sociedade cada vez mais demandante de tecnologia nos processos de aprendizagem.

“O segmento das edtechs é extremamente promissor, sobretudo, após a pandemia, quando o modelo de ensino remoto ganhou mais força. Agora ao lado experts como VOX Capital e demais investidores, vamos promover cada vez mais soluções disruptivas para este mercado crescente’’, finaliza o CEO da Cubos Academy.


Você está sendo convidado a participar do nosso grupo de notícias exclusivas. Receba informações sobre negócios e economia em primeira mão. Grupo somente para notícias, sem comentários ou diálogos.

Clique abaixo:

https://chat.whatsapp.com

Tags: BahiaCubos AcademyedtechJosé Messias Júnior
Artigo Anterior

MRV abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência na Bahia

Próximo Artigo

Trio de acionistas da Americanas quebra o silêncio: ‘Nunca admitiríamos quaisquer manobras’

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fachada sede do Sebrae
Negócios

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Stand da Oilema na Bahia Farm Show
Negócios

Sementes Oilema leva novos híbridos de sorgo, educação ambiental e a história de “Dona Zefa” para a Bahia Farm Show

Negócios

Gol conclui processo de reestruturação financeira nos Estados Unidos

Próximo Artigo

Trio de acionistas da Americanas quebra o silêncio: 'Nunca admitiríamos quaisquer manobras'

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Assaí inaugura a sua maior loja na Bahia

Confira o horário de funcionamento das lojas Assaí no São João

Moto g24 power

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Gráfico ilustrano crescimento

Avanço do empreendedorismo na Bahia destaca importância do planejamento financeiro e da proteção de renda

Fachada sede do Sebrae

Sebrae projeta R$ 12 bilhões em crédito para empreendedores em 2025

Planta indistrial

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Ilustrção e-commerce

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

Cartões de crédito

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Homem com cédulas de real nas mãos

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

Fachada sede do Sebrae

Sebrae projeta R$ 12 bilhões em crédito para empreendedores em 2025

Planta indistrial

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Ilustrção e-commerce

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

indicador

Crédito deve ter crescido 0,5% em maio ante abril, aponta pesquisa da Febraban

Cartões de crédito

ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares

Homem com cédulas de real nas mãos

Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.