O Banco24Horas, que está presente no dia a dia de 159 milhões de brasileiros e possui soluções que promovem inclusão financeira, expande a sua atuação em localidades com pouco ou nenhum atendimento bancário por meio da solução Atmo do Banco24Horas. A ação faz parte da estratégia da empresa de levar acesso a serviços financeiros prioritariamente a comunidades com maior necessidade do serviço, com foco nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos no Norte e Nordeste do País.
O Atmo do Banco24Horas é um dispositivo compacto com POS multibiométrico, que possibilita o acesso a serviços financeiros como saques, consulta de saldos, extratos e pagamento de títulos e concessionárias (Agibank, Banco do Brasil, Bradesco, Banco da Amazônia e BMG), além de pagamento de cartão de crédito (Santander). A solução fica instalada nos caixas dos comércios, onde as transações são realizadas diretamente, com segurança, privacidade e eficiência.
Para os clientes, a solução proporciona mais praticidade e conveniência, já que podem sacar o dinheiro no mesmo local onde fazem as compras. Para os varejistas e donos de estabelecimentos, o saque do dinheiro físico pelos clientes traz eficiência nos custos com a gestão e com o transporte do dinheiro, além de diminuir a quantidade de numerário armazenado, uma vez que para as transações será utilizado o dinheiro já contido no caixa do estabelecimento. Além de gerar bonificação ao comerciante por transações realizadas, o equipamento é um atrativo para o público, que tem mais chances de comprar os produtos do local com o dinheiro em mãos, logo após realizar um saque. A solução facilita não somente a recirculação do dinheiro dentro do próprio comércio, como também na economia local e sua instalação ainda é gratuita.
Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas, aponta que inclusão financeira está relacionada com garantir que indivíduos tenham acesso a produtos e serviços financeiros úteis e acessíveis de maneira responsável, consciente e sustentável. “É preciso pensar que esses municípios estão afastados dos grandes centros e alguns até isolados, sendo possível a chegada somente por barcos ou com horas de estradas precárias, em alguns casos.
Nessas situações a logística para instalação, manutenção e abastecimento de caixas eletrônicos se torna inviável, dificultando a permanência de instituições financeiras nas cidades, assim como o deslocamento das pessoas para utilizar esse serviço. Mas com o Atmo, que é compacto, se torna possível garantir acesso aos serviços financeiros básicos para que essas populações tenham sua autonomia financeira exercida e a economia e desenvolvimento locais sejam favorecidos”.
Com o Atmo, o Banco24Horas, que já está presente em mais de 1.200 cidades com caixas eletrônicos,amplia ainda mais sua capilaridade, especialmente em locais mais distantes e com pouca infraestrutura bancária e de conectividade disponível. Somente o Atmo está distribuído em mais de 500 estabelecimentos comerciais de mais de 370 cidades do país. Desde o lançamento desta solução, em 2020, já foram investidos mais de R$ 13 milhões para a ampliação e distribuição destes dispositivos em todo o território nacional.
Benefícios para a comunidade e o meio ambiente
Por ser um dispositivo de pequeno porte, o Atmo demanda pouca utilização de recursos naturais na fabricação, além de não ter dea necessidade de visitas da transportadora de valores para abastecimento e retirada do dinheiro em espécie do estabelecimento, já que o dinheiro sacado pelos clientes e usuários dos serviços bancários é oriundo da movimentação comercial local. Dessa forma, a TecBan, companhia gestora do Banco24Horas, reduz a pegada ambiental, tendo evitado a emissão de mais de 300 toneladas de CO², em 2023, por meio das soluções para sacar no comércio, do Banco24Horas.
“É uma solução sustentável de ponta a ponta: desde os recursos utilizados na fabricação, a dinâmica da movimentação financeira nos comércios, até o fomento à economia local, aumentando o fluxo de clientes nos estabelecimentos que contam com os dispositivos. Além de reduzir impacto ambiental, promove a inclusão financeira em locais que possuem restrições de acesso ao sistema bancário”, pontua Marina Bertollucci, superintendente executiva de Pessoas e ESG na TecBan.
“A inclusão financeira é uma das principais medidas necessárias para o cumprimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por proporcionar bem-estar econômico e permitir que grupos e indivíduos aloquem capital de forma mais eficiente, sendo uma ponte para o acesso à saúde, educação e cultura, por exemplo. Por isso incluir financeiramente está diretamente ligado à qualidade de vida dos indivíduos e famílias”, afirma Marina.
Com um número superior a 1,3 milhão de transações em 2023 por meio do Atmo, a companhia encerrou o primeiro trimestre deste ano com mais 580 dispositivos instalados em todo o território nacional e pretende chegar com a rede de1.050 até o final do ano de 2025.
Isenção de tarifas no Banco24Horas
O cliente bancário de conta corrente pessoa física conta com saques sem tarifa todos os meses no Banco24Horas. Independente do pacote contratado, o Banco Central determina, por meio da resolução 3.919/2010, o benefício de 4 saques grátis por mês, considerando a soma das transações realizadas nos canais da instituição e no Banco24Horas.
Empresas interessadas na solução podem solicitar estudo de viabilidade
Para avaliar a possibilidade de instalação de um caixa eletrônico ou de um dispositivo de saque direto nos caixas do comércio, o empresário deve entrar em contato por e-mail (atendimento@tecban.com.br) ou telefone 0800 286 8483.
O Banco24Horas
O Banco24Horas é um ecossistema de inclusão financeira presente na vida de mais de 159 milhões de brasileiros. Possui diferentes formatos, como o caixa eletrônico, totem e o Atmo, um dispositivo compacto e multibiométrico que possibilita o saque diretamente no caixa dos estabelecimentos comerciais, além da facilidade de outros serviços, como consulta de saldo. Há também a solução móvel (caminhão e container), o Espaço Banco24Horas (salas próprias de autoatendimento multibanco com funcionamento 24 horas), o Banco24Horas em agências e soluções business to business, focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os respectivos produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas.
É um hub de serviços com a oferta de múltiplas soluções em um único ponto de conveniência inserido na jornada do brasileiro e que há mais de 40 anos movimenta a economia local, garantindo acesso a serviços financeiros e não financeiros, maximizando a experiência do cliente com a disponibilização de mais de 90 serviços com a possibilidade de acesso através de diferentes modalidades. É um ponto de relacionamento entre instituições e a população, sendo referência como modelo de eficiência e segurança no mundo inteiro. Com 1,7 bilhão de transações realizadas anualmente, agrega praticidade e autonomia para a rotina das pessoas, é a maior rede independente de autoatendimento do mundo em volume de saques e conta com mais de 24 mil dispositivos em mais de 17 mil estabelecimentos distribuídos em mais de 1,2 mil municípios.
É um dos principais produtos da TecBan, empresa que integra o físico e o digital com soluções que tornam o ecossistema econômico do País mais eficiente. A companhia possui um portfólio com 22 soluções, divididas em quatro unidades de negócio que expandem o seu modelo de eficiência e economia compartilhada para além do setor financeiro.
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