Com as grandes empresas de petróleo voltadas para a produção e refino de grandes quantidades de óleo, os produtores independentes de petróleo na Bahia encontraram na Dax Oil um caminho para escoar a sua produção. A Bahia chegou ao fim de 2023 com uma produção média de 50,8 mil barris equivalentes por dia (boe/d), distribuídos em 80 campos produtores, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
Em comparação com a produção nacional de 4,5 milhões boe/d, a produção baiana corresponde a pouco mais de 1% do total. Pouco para empresas como a Petrobas, mas um grande negócio para o ecossistema de petróleo e gás da Bahia.
“Nós temos muito orgulho de comprar o petróleo dos produtores independentes na Bahia”, destaca Cyro Valentini, diretor da Dax Oil, primeira refinaria privada da Bahia, há 23 anos no mercado. “Vimos muitos começarem bem pequenos e se desenvolverem com o passar dos anos”, completa Francisco Carlos Carvalho, também diretor da Dax Oil.
A empresa, que funciona no Polo Industrial de Camaçari, atualmente gera 112 empregos diretos e cerca de 300 empregos indiretos. A Dax Oil possui um portfólio amplo e diversificado de produtos processados com as mais rigorosas normas de segurança e controle ambiental. Para o próximo período, a companhia segue com investimentos no aumento da capacidade produtiva, mirando no crescimento e participação dos mercados regional e nacional.
Leia também: Autoridades e personalidades da Bahia recebem a medalha ‘Amigo do Detran’