Por Anderson Orrico
Apesar da pandemia de covid, que impactou os mais diferentes tipos de negócios, como o setor de hotelaria, a empresária baiana Lílian Piedade – fundadora e proprietária do Hotel Lar Sênior Residence, em Salvador – se prepara para “romper fronteiras”. A ideia é expandir o projeto hoteleiro para estados da região Sudeste do país e até para a Europa através de um sistema de franquias. Embora evite falar sobre valores de faturamento e investimentos, Lílian garante que os planos, neste momento, estão voltados para este novo projeto.
“Estamos formatando o projeto e temos interesse em franquiar para outros estados e também para a Europa. Inclusive já tem interessados na região Sudeste”, conta entusiasmada. Formada em Serviço Social, Lílian Piedade iniciou a sua trajetória profissional como gestora pública e logo depois foi convidada pelo Consulado da Holanda para ser gestora do Abrigo São Lázaro, o que a levou a criar expertise e traçar estratégias para abrir o seu primeiro empreendimento, a Casa de Repouso A Flor da Idade.
“Aceitei o desafio e a partir daí desenvolvi um projeto para abrir uma casa de repouso porque entendi que não existia um serviço de moradia adequado para esse público. Era somente abrigamento”, contou Lílian. O Lar Sênior Residence veio logo em seguida como um projeto bem mais arrojado e tendo como objetivo trazer um conceito de moradia diferenciado para se tornar referência neste setor não só na Bahia, mas em todo o Brasil.
Localizado no Largo da Palma, na Mouraria, bairro próximo ao famoso Centro Histórico de Salvador, o primeiro hotel para a terceira idade de Salvador foi inaugurado em novembro de 2018. Hoje, trabalha com uma taxa de ocupação, média, de 80% e oferece serviços de hotelaria, enfermagem 24 horas, administração de medicamentos, acompanhamento de idosos, pois recebem tanto aqueles que são independentes, quanto os que precisam de um cuidado maior, serviço de alimentação, lazer com música ao vivo, teatro, oficina culinária e atividades cognitivas. O conceito é de que o idoso está morando ou hospedado num hotel e preza por oferecer toda comodidade e serviços de saúde diário.
Aceitei o desafio e a partir daí desenvolvi um projeto para abrir uma casa de repouso porque entendi que não existia um serviço de moradia adequado para esse público. Era somente abrigamento
Com a chegada da pandemia foi necessário passar por um processo de adaptação para seguir os protocolos necessários de combate ao vírus e manter a segurança de todos. “Tivemos que fazer um investimento muito grande, alugando carro para transporte dos funcionários, sanitização mensal com produto residual com feito de um mês para qualquer vírus e bactérias, além de controle de entrada e saída e exames periódicos”, pontuou Lílian, lembrando ainda que tiveram alguns colaboradores testados positivos para covid, mas sem surtos ou óbitos entre os idosos, registrando apenas cinco positivados.
Ela conta que os hotéis não estavam funcionando e apenas os moradores permanentes ficaram hospedados, com isso, no início, houve uma queda na taxa de ocupação, o que é atribuído ao fato do pânico causado ao apontar os idosos como os que mais estavam morrendo em decorrência do vírus e os lares sem controle.
“Dentro dessa realidade, o pensamento era que iria ter uma contaminação geral e que era um local não seguro. Para que não sofresse o impacto, fomos trabalhando e construindo uma imagem, inclusive nas redes sociais, mostrando todos os cuidados e a realidade do Sênior Residence, fazendo com que a procura por vagas voltasse a crescer. Com o avanço da vacinação e o baixo risco de contaminação, o hotel está retomando a modalidade de hospedagem temporária e pós-operatório”, disse a empresária.
Prêmios
Em menos de três ano de operação, o Lar Sênior Residence acumula prêmios, como o Excelência e Qualidade Brasil 2020, do Instituto Brasil Líderes (São Paulo), e o The Winner 2019, promovido pela revista International Business no Castle Hotel and Spa, em Nova York. Neesta terça-feira (15), Lílian recebe o prêmio de Personalidade Feminina do Ano, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A cerimônia, promovida pelo International Business Institute (IBI), valoriza o empreendedorismo feminino, homenageando os destaques do ano por suas conquistas.
A receita do sucesso? Lílian responde: “É saber o que quer, onde quer chegar e ser o melhor naquilo que faz, sempre com muita dedicação, olhar diferenciado, não cair na mesmice, ter um serviço diferenciado e acreditar em si sem medo”.
Quer receber notícias no seu celular? Clique aqui.