Nem mesmo o amor resistiu à crise. Mesmo com as promoções e novidades para o Dia dos Namorados, o fluxo de visitantes nos shopping de todo o país durante a semana que antecede a data, recuou 3,26% em comparação com o mesmo período de 2015. É o que aponta o índice IVSC (Índice de Visitas a Shopping Centers), realizado pela FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo do varejo. A pesquisa leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do país.
De acordo com o levantamento, a região Sudeste registrou o maior recuo, com retração de 8,83% no mesmo período. O Sul vem em seguida com um decréscimo de 5,35%, enquanto o Nordeste caiu 4,92%.
O Dia dos Namorados é uma das datas mais esperada no calendário varejista, porém, nem mesmo as ofertas anunciadas ajudaram no aumento do fluxo de consumidores nos centros de compras. A queda em datas sazonais já foi observada em maio com o Dia das Mães, quando o recuo foi de 6,78%.
Para Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence, ainda é cedo para dizer como serão as datas sazonais do segundo semestre. “Embora o fluxo de pessoas em shopping centers tenha caído, o próximo semestre é marcado por promoções de término de estações, como o outono/inverno, Dia dos Pais, Dia das Crianças e preparativos para as festas de final de ano”, explica.