A Ecorodovias venceu o leilão da modernização da BR-101/ES/BA, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. A concessionária permanece à frente do trecho, agora com um novo contrato que garante R$ 10,3 bilhões em investimentos pelos próximos 10 anos, com direito de exploração de 24 anos. O leilão foi realizado na última quinta-feira, 26 de junho.
O trecho concedido abrange 478,7 quilômetros entre Mucuri (BA) e Mimoso do Sul (ES), passando por 26 municípios – 25 no Espírito Santo e um na Bahia. As obras previstas incluem 172,8 quilômetros de duplicação, 41 quilômetros de faixas adicionais, 51 quilômetros de contornos viários, 33,6 quilômetros de vias marginais, 40 passarelas para pedestres, 14 trevos em desnível, 39 retornos em nível, 75 pontos de ônibus e 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, além de 34 passagens de fauna.
A nova fase do contrato tem como objetivo modernizar a infraestrutura e aumentar a segurança, além de melhorar a fluidez do tráfego na rodovia. Segundo o Ministério dos Transportes, a previsão é de que a maior parte das obras seja concluída nos primeiros sete anos de vigência, com impacto direto na economia local.
O projeto faz parte de uma série de leilões planejados pelo Governo Federal em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), com foco em metas aprimoradas de desempenho, sustentabilidade e atendimento ao usuário. A expectativa é que as obras gerem mais de 102 mil empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o turismo, a logística regional e o escoamento da produção agrícola e industrial.