Com o objetivo de alinhar práticas que promovem o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação às mudanças climáticas, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) participou, entre os dias 27 e 28 de março, do I Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília. O evento faz parte das ações previstas pelo Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), do Governo Federal, que tem como objetivo principal aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos das mudanças climáticas.
Representando a Bahia nas discussões, o coordenador de Ações Estratégicas da Sema, Luiz Araújo, afirma que a pasta atua como parceira do Programa e destaca a importância da sua implementação no estado baiano.
“Como parceira do Programa, a Sema acompanha de perto sua implementação na Bahia, promovendo a resiliência climática e o desenvolvimento sustentável dos municípios. É muito gratificante participar dessas discussões e presenciar o avanço de um programa que prepara as cidades para enfrentar os desafios das mudanças climáticas com ações concretas de adaptação”, disse.
Uma das iniciativas pioneiras do Programa, e que conta com o apoio da Sema, é o lançamento do projeto Adapta Cidades, iniciativa que busca apoiar municípios na elaboração de seu Plano de Adaptação às Mudanças do Clima. Luiz explica que serão contemplados, na primeira fase do projeto, pelo menos 10 municípios para receberem o apoio.
“Neste momento, estamos na fase de seleção das cidades que serão contempladas, garantindo que as estratégias sejam direcionadas para as regiões que mais precisam, fortalecendo a capacidade local de resposta e assegurando um futuro mais seguro e próspero para todos”, salientou Araújo.
Entre as principais ações adotadas pelo Programa estão a integração de diversas temáticas no contexto urbano, como políticas urbanas, ambientais e climáticas, o estímulo de práticas sustentáveis e a valorização dos serviços ecossistêmicos do verde urbano. “Essas áreas de atuação visam apoiar as cidades na prevenção de eventos climáticos adversos e promover um novo olhar sobre o planejamento e a infraestrutura urbana, visando a adaptação às mudanças climáticas”, ressaltou o coordenador da Sema.
Sobre o Programa
Instituído pelo Decreto nº 12.041, de 5 de junho de 2024, o Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR) é gerido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Ministério das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O programa busca fomentar parcerias e otimizar recursos, principalmente da administração pública, para alinhar o desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação às mudanças climáticas, sempre com foco na justiça socioambiental.