BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia

Em novo revés, vendas no varejo caem 0,4%

REDAÇÃO por REDAÇÃO
08/12/2022
em Economia, Economia Baiana
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
Em novo revés, vendas no varejo caem 0,4%

O recuo das vendas na Bahia em 2022 foi concentrado em 3 dos 8 segmentos e puxado por uma queda recorde em móveis e eletrodomésticos (Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias)

Share on FacebookShare on Twitter

A s vendas do comércio varejista na Bahia tiveram, em outubro, variação negativa (-0,4%) frente ao mês anterior (setembro), na série com ajuste sazonal. A queda veio após dois avanços seguidos nessa comparação (+1,4% de julho para agosto e +0,4% de agosto para setembro). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE. Além disso, na comparação com o mesmo mês do ano anterior (outubro de 2021), o resultado das vendas foi negativo (-1,6%) pela sétima vez consecutiva (recua desde abril) e foi, mais uma vez, a segunda queda mais intensa entre os estados, acima apenas do registrado em Tocantins (-3,8%).

No Brasil como um todo, as vendas cresceram 2,7% em outubro 22/outubro 21, resultado positivo acompanhado por 22 das 27 unidades de Federação. Paraíba (31,3%), Amapá (23,4%) e Roraima (16,4%) tiveram os maiores aumentos.

Com a nova retração em outubro, as vendas do varejo baiano acumulam queda de 4,3% no ano de 2022, frente ao mesmo período de 2021. O indicador acumulado no ano se mantém negativo há 11 meses, desde dezembro de 2021, e seguiu como a segunda retração mais profunda dentre os estados, superior apenas à registrada em Pernambuco (-4,5%). No Brasil como um todo, o varejo sustenta alta de 1,0% no acumulado no ano, com resultados positivos em 18 das 27 unidades da Federação.

No acumulado nos 12 meses encerrados em outubro (frente aos 12 meses anteriores), o varejo baiano também continua em queda (-6,2%), mantendo o pior resultado do país. No Brasil como um todo, o comércio já apresenta variação positiva no volume de vendas nesse indicador (0,1%), com altas em 14 dos 27 estados.

Vestuário

Em outubro de 2022, a queda geral das vendas do comércio na Bahia (-1,6%), frente ao mesmo mês do ano passado, foi concentrada em três das oito atividades do varejo restrito – que exclui automóveis e material de construção.

Pela primeira vez depois de 14 meses, a maior queda e o maior impacto negativo no resultado geral do varejo baiano não vieram dos móveis e eletrodomésticos, mas do segmento de tecidos, vestuário e calçados (-18,3%), cujas vendas mostraram o quarto recuo consecutivo.

Em seguida vieram os outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,9%), cujas vendas caem seguidamente desde abril. Esse segmento reúne lojas de departamento e grandes varejistas on-line. As vendas de móveis e eletrodomésticos (-4,3%) continuaram em queda, mostrando o 16º  resultado negativo consecutivo (recuam desde julho de 2021), mas com redução no ritmo de retração.

Por outro lado, entre as cinco atividades com vendas em alta na Bahia, em outubro, os combustíveis e lubrificantes (6,6%) foram, pelo terceiro mês consecutivo, a principal influência no sentido de conter a queda geral do setor – embora tenham tido o segundo maior aumento, em termos de magnitude da taxa.

Quem liderou nesse sentido foi o segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (54,8%), com uma alta expressiva o suficiente para exercer o segundo principal impacto positivo no resultado do varejo baiano como um todo, em outubro.

Varejo ampliado

Em outubro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano retomou o movimento de queda frente ao mês anterior (-1,0%), na série livre de influências sazonais, após estabilidade (0,0%) na passagem de agosto para setembro.

O desempenho da Bahia ficou aquém do nacional (0,5%) e foi a 7ª queda mais intensa do país, onde 17 das 27 unidades da Federação registraram altas.

Frente a outubro do ano passado, as vendas do varejo ampliado na Bahia também recuaram (-10,4%), com o segundo pior resultado do país, acima apenas do verificado em Pernambuco (-13,5%). No Brasil como um todo, houve variação positiva de 0,3% nessa comparação, com 16 das 27 unidades da Federação em alta.

O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

Em outubro, pela quinta vez consecutiva (isso ocorre desde junho), ambas as atividades recuaram frente ao mesmo mês do ano anterior, na Bahia. As vendas de veículos caíram 29,0%, mostrando o sétimo resultado negativo seguido. Já as de material de construção tiveram retração de 9,3%, a quinta consecutiva.

O desempenho das vendas do varejo ampliado baiano também segue negativo no acumulado no ano de 2022 (-6,4%, segunda queda mais intensa dentre os estados) e nos 12 meses encerrados em outubro (-5,8%, pior resultado dentre os estados). Em ambos os casos, as taxas estão abaixo das verificadas no Brasil como um todo (-0,5% e -1,0%, respectivamente).

Tags: BahiacomércioIBGEvarejo
Artigo Anterior

Grupo Mateus inaugura loja em Vitória da Conquista

Próximo Artigo

Confira aqui o calendário de pagamentos do INSS de 2023

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem em compras no supermercado
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%

Ferira de turismo
Economia

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

Reunião SDE e ACB
Economia

SDE e ACB discutem atualização da Política Estadual de Comércio e Serviços

Próximo Artigo
inss

Confira aqui o calendário de pagamentos do INSS de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
homem entregando chaves de imóvel a uma mulher aluguel

Receita Federal vai rastrear aluguéis para impedir sonegação

Vista aérea de São Desidério

Insegurança jurídica envolve disputa de mais de R$ 3 bilhões por 80 mil hectares no Oeste da Bahia

Facgada Banco Itaú

Com lucro recorde, Itaú já vale mais que BB, Bradesco e Santander juntos

Carro voador

BNDES investirá R$ 405 milhões em carro voador brasileiro

Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe entra em processo de recuperação judicial em Salvador

Apresentação à imprensa

Programação e novidades da INDEX Bahia são apresentadas à imprensa baiana

Homem em compras no supermercado

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%

Evento no Colégio Municipal Professora Dáulia Angélica de Souza Santos (Barra do Gil),

Seis equipes chegam à final do Desafio Ilha Sustentável 2025

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Paca publicitária da prefeitura

Corredor Verde: Prefeitura de Salvador lança programa que prevê arborização de avenidas da capital

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

Homem em compras no supermercado

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,86%

Evento no Colégio Municipal Professora Dáulia Angélica de Souza Santos (Barra do Gil),

Seis equipes chegam à final do Desafio Ilha Sustentável 2025

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Paca publicitária da prefeitura

Corredor Verde: Prefeitura de Salvador lança programa que prevê arborização de avenidas da capital

Industria Brecell

Bracell Papéis reúne setor para apresentar estudo inédito sobre mercado de tissue institucional no Brasil

Ferira de turismo

Feira em BH destaca a diversidade do turismo nordestino além das praias, de vinícolas a quilombos

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.